x
Convex Datacenter
  • #1237
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimento: 1



    E aí Costa Júnior, beleza? Você é um privilegiado de morar no paraíso. Que cidade maravilhosa.

    Olha o que postei no bate-papo livre, a respeito do aquecimento das sportages.

    Solução definitiva para o problema crônico de aquecimento dos sportages.
    Há aproximadamente um ano coloquei a ventoinha elétrica do vectra e acabaram-se os probleas de barulho e consumo, além de aumetar a potência em pelo menos uns 5 HP, considerando que a minha original estava travada. Deve-se observar, também, o cebolão, que deve ser de 87º a 92º. O "T" pode ser do tempra e istalado na mangueira superior. Instale, também, uma lâmpada no painel de maneira que acenda quando a ventoinha armar.
    Outra coisa a ser feita, nas viaturas a diesel, em minha humilde opinião, é instalar um sistema selado, com vaso de expansão (na minha viatura coloquei o vaso do siena).
    Não vejo outra solução para os sportage diesel. Ah, faça uma revisão na valvula termostática além de limpar o radiador por fora (lavar a colméia com jato de água) sempre que fizer trilha, principalmente na lama e, obvio, colocar um aditivo de qualidade na base de 50% com água desmineralizada. Aí, sim, nunca mais ocorrerá problema de aquecimento, trinca de cabeçote, queima de junta, etc

  • #1238
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Luiz Roberto, por favor explica aí porque o sistema selado é mais confiável que o sistema original.
    Abç.

  • #1239
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimento: 1
    Luiz Roberto, por favor explica aí porque o sistema selado é mais confiável que o sistema original.
    Abç.


    Marcos, é que no sistema aberto (que é o original dos sportages) sempre ocorre a perda de água, que geralmente é expelida pelo "ladrão" do reservatório quando o motor está quente. Com o sistema selado a água não é expelida pelo "ladrão" e sim jogada para o reservatório de expanção e volta, novamente, para a circulação do sistema, sem perda alguma.

    É sabido que o sistema original aberto dos sportages sempre causa perda de água, independente de trinca no cabeçote ou junta queimada. Com o sistema selado você não terá este tipo de problema. Depois que instalei o sistema selado raramente completo a água do reservatório.

    Vale a pena e é simples de instalar.

    Qualquer dúvida estarei à disposição no que puder ajudar.

  • #1240
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Boa dica Luiz, posta umas fotos pra gente ver como fica o sistema que vc citou, quanto mais dicas melhor para preservarmos nossas viaturas, forte abraço!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #1241
    Usuário
    Entrada
    19/05/2008
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Obrigado pela resposta Luiz,
    Qualquer dia me animo a fazer a modificação.
    Abç!

  • #1242
    Usuário Avatar de cegandrade
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Idade
    44
    Posts
    479
    Agradecimento: 1
    A minha viatura esta com o sistema original, sendo que a tampa do radiador é 1.1, já comprei assim, e nesses quase 1 ano com ela nunca tive que colocar água no radiador e no reservatório levo uns 3 meses para ter que colocar água nele.
    Mais isso agora deve mudar, pois mudei a ventoinha de travada para elétrica e o carro esta andando em temperatura normal.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

  • #1243
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimento: 1
    Djalma, na primeira semana de outubro estarei de férias e pretendo fazer um passeio (mais para trilhas), já que ninguém é de ferro. Assim que retornar vou postar fotos da viatura com as adaptações feitas no sistema de refrigeração.

  • #1244
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Blz Luiz, boas férias e trilhas, que tudo corra bem e paz nas estradas, forte abraço!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #1245
    A minha já está com ventoinha elétrica, e eu estou pensando em colocar uma chave para eu poder disparar manualmente a ventoinha do ar condicionado, independente de ligar o ar. Tá certo que não faz milagre, mas é melhor do que ficar sem nada, aliás já tive situação de desespero que o carro só baixava temperatura com o ar ligado tanto a Sportage quanto uma Scenic (já foi vendida).
    Curiosidade: será que em uma situação emergencial é possível tentar resfriar um pouco a água do motor ligando o ar condicionado no quente e o ventilador no máximo? Em tese a água do motor passa pelo radiador do ar quente e seria um pouco "resfriada", isso tem sentido ou esse resfriamento é despresível? Tomara que eu não precise testar isso...

  • #1246
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14
    Fala Lucena...
    Se vc ligar o ar quente no maximo faz toda diferença, isso ja me salvou algumas vezes que o radiador ficou tampado com lama.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #1247
    deve fazer um calor lascado dentro da viatura, kkk mas é bem melhor que o pânico do motor ferver...
    Você fez com ou sem o ar condicionado ligado? o vento gela antes ou depois que passa pelo radiador de ar quente? ou existe uma separação?
    valeu Eduardo
    []'s

  • #1248
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,680
    Agradecimentos: 14
    Não usei o A/C, os dois estão no mesmo duto mas não sei dizer qual é o primeiro, vou verificar...

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade