Estou testando e ajustando alguns pontos dela. A reversão para o sistema original é uma possibilidade.
Substituí a termostática do Opala (75o. C) por uma de Del Rey 1.6 CHT (87o. C). Não encontrei a do Opala para 85o. C. Ambas termostáticas possuem idêntico tamanho em diàmetro e altura à da Sportage (88o.). Porém, essa da Sportage possui uma pré-abertura de 80o. C, até que a abertura maior atue, aos 88o. C.. O aquecimento do motor até o ponto normal na escala, com essa termostática do Del Rey, é bem mais rápido que a do Opala, coisa de 3 minutos ante 5 a 6.
Estou delimitando o problema à medida que a vou utilizando (com cuidado) e vendo que o cerco se fecha na bomba injetora e na turbina. Essa última foi revisada e limpa pelo mecânico, que não é nenhum expert em turbinas. Disse-me estar em bom estado. Mas há um chiado forte que identifiquei, atrás da bateria, logo após ser desligado o motor. Provavelmente alguma mangueira mal apertada ou furada, o que poderia estar tirando compressão, haja vista que a turbina assopra quando o motor está frio, e depois o motor funciona "seco" (som acastanhado). Ou seja, funcionamento ora sim, ora não, para as mesmas situações observadas entre 1500 e 2200 rpm, com velocidade estabilizada ou aceleração.
Quanto à bomba injetora, pode estar sem sincronismo com o motor (adiantada ou atrasada). Se confirmado, a injeção de diesel fora do tempo estaria "lavando" o óleo nos cilindros, gerando aquecimento. Observei muita fumaça preta numa subida aqui em minha cidade, com perda de potência. Poderia ter subido tranqüilo em 4a., mas foi preciso uma 3a.. E ao forçar um pouco o pedal do acelerador nesta marcha, notei que ela não respondeu. Ou seja, houve um nível de rpm elevado que não se traduziu em desempenho com maior aceleração e velocidade.
Agora em março anteciparei o reaperto do cabeçote (uma outra possível causa), aproveitando para verificar mangueiras, juntas de coletor e escapamento, bem como a bomba injetora.
E aí novos testes.