Postado originalmente por
SPTGERS
Tendo voltado com o jipe para o mecânico, a questão não está no ventilador, que segundo o próprio, confirmou estar puxando ar de fora para dentro. Então o funcionamento da mesma segue a lógica do fluxo de ar.
O motor, constatou-se estar no ponto. Tudo foi feito como deveria ter sido, desde o início. O mesmo confirmou que o a bomba injetora precisa ser limpa e regulada. Isso deve render outros R$ 1.500,00 de gastos.
Também confirmou sobre a pressão de óleo para o carter, que o bombista já havia advertido.
Para averiguar, por alto, a origem dessa pressão, realizou medição de compressão dos cilindros. Cilindros 2 e 4 com 100% de compressão. Cilindro 3, com cerca de pouco mais de 90% e, o x da questão, cilindro 1 com cerca de 30% de compressão em marcha lenta, mas com pressão próxima de 80% em alta rotação.
Quando perguntou-me se deixava assim e vendia, ou ia adiante, respondi-lhe "ir adiante". Percebi sua cara de "tristeza e choro" em ter que trabalhar e fazer tudo novamente. Eu o compreendi, porque às vezes nos caem uns trabalhos que são verdadeiras buchas, acompanhando-nos por tempo, como se o trabalho não rendesse, e quando nos livramos, causa-nos um alívio imediato, que é quebrado e nos conduz a novo sofrimento quando retornam por algum motivo.
Desconfiança de que, quando fervou, o cilindro tenha sido "ovalado", isto é, sofrido alguma deformação, não percebida quando teve o bloco desmontado, a olho nú.
No presente momento o motor já está desmontado, e bloco do motor seguindo para retífica. Mais 5 pilas (estimativa). Sugeriu-me que agora fosse trabalhado o bloco, para aumentar volume, de 2.0 para 2.2, recebendo pistões para tal.
Se bloco comportar este aumento, vou cogitar 2,3 l, com pistões da Ducato Multijet.
Isso deve render (se 2.2) uns 8 a 12 hp extras, saindo dos 87 originais para 95 ou 99. Pouco ainda, mas já faria uma pequena diferença.
Saudações !