Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.
E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.
Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?
Então, talvez ex proprietários, achassem que dirigir caso diesel é igual gasolina, e isso afeta muito a turbina,
por exemplo, ligar e não deixar o óleo subir, desligar o carro antes de estar pelo menos 45 segundos na lenta. Esse tipo de coisa desgasta muito a turbina, pois como ela não é roletada, ela tem uma bucha de bronze, se o rotor girar sem oleo ocorre desgaste excessivo.
Desconheço turbinas aqui em Curitiba que foram retificadas e deram problema depois em menos de 5 anos, meu mecanico diesel mexe muito, diz que da sportage é muito confiável não justicaria a troca.
Sobre o upgrade que citei, na verdade fica mesma coisa, o que ocorre ao invés de enxer em 2500, vai enxer em 1300, só antecipando, ganhando torque em baixa (retomadas que é o nosso problema). A final não muda nada, já que a pressão vai ser a mesma.
Mudaria se fizesse a minha outra alternativa, colocar uma turbina menor que enchesse em 0.6, no caso enxeria antes, ganhando torque embaixa, porém nesse caso perderia final. Mas só trocando o carocol quente, não afeta.
Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico [|___\==KIA==/___|]
Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.
E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.
Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?
Exatamente mfdomingues, a minha ideia seria uma turbina mais barata, visto que não houvesse a necessidade de retificar mais e sim substituir seria mais fácil e mais confiável. Aqui uma turbina da Sportage marca Mando custo em torno de R$ 3.500,00 e turbinas nacionais como Garret, Biagio, entre outras, na faixa de R$ 1.000,00 à R$ 1.800,00 e como trabalho em uma empresa que revende turbinas e peças em geral para motores, consigo pegar no preço de custo o que torna ainda mais viável a adaptação. Como citou o DAR-VON a troca do conjunto rotativo, imagino que essa será minha escolha antes de adaptar uma turbina. Encontrei o conjunto rotativo no ML por R$ 952,00, achei bem acessível, segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-20-mazda-_JM
ReX qual vc adaptaria? A da l200? Bongo? Conseguiu alguém que já fez e conseguiu sucesso? E a um bom custo, claro.
A minha esta boa ainda, mas, no futuro, quem sabe.
Em outro tópico o Viana que trocou o motor diesel dele por um de opala pode estar vendendo a dele, veja se sim e talvez possa valer a pena para vc.
Vlw
Meu mecânico disse que consegue adaptar a turbina da ranger, mas ainda não vi nenhuma com essa adaptação ainda.
Postado originalmente por rDuran
Mas porque adaptar outra turbina?
Postado originalmente por rDuran
A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.
Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.
Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria, no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).
No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm
Questão de encontrar a peça(turbina) nova e com preço mais acessível, devido a quantidade de retificas da turbina original ao longo desses 15 anos de sportage, pode ser que a turbina original já não compense mais retificar e uma nova adaptada ou modelo original é a melhor opção para quem quer maior durabilidade e confiabilidade. Concordo com peças que podem não casar, mas isso é um risco que se corre ao tentar adaptar, tudo tem que ser levado em consideração e também procurar mecânicos que já realizaram adaptações, cada informação é de grande importância na tomada de decisão.