A peça (cotovelo) realmente é conectada à caixa de transferência (através de uma pequena flange), de onde sai o cabo (ligado a um pequeno "pinhão")que vai ao velocímetro.
A peça da VDO que está no site, se notar bem nas instruções, é uma peça que deve ser "canibalizada" para suprir as peças internas (coroa-pinhão). As roscas devem ser as da conexão (ou transmissão - como queira) original (que não é mais fabricada).
Realmente o que faz quebrar esta peça (na verdade a peça de chapa que liga o cabo ao pinhão ou o próprio pinhão é a curva fechada que esta peça obriga o conjunto a fazer na saída da caixa. Qualquer esforço maior arrebenta tudo. Há que se ter muito cuidado na montagem, de forma a não deixar o pinhão trabalhar "prensado" demais pelo cabo para não forçar o conjunto. No meu instalei 2 "cotovelos" em série, um 1:1 em cima do original, para mudar o ângulo e aumentar o raio da curva que o cabo descreve na saída da caixa para não forçar demais. É o que tem apresentado maior durabilidade. É bom também prender o cabo em presilhas ao chassi para ele não ficar solto já que as vibrações ou batidas/movimentos do cabo também forçam a saída da caixa de transferência podendo quebrar algo.
Só mandando fazer a chapeleta sob medida.
Abraço,