Algumas considerações:
1. Fuja de maluquices, tipo motor do Peugeot 307 - manutenção cara, motor eletrônico (em jipe de shopping = ótimo, em jipe de verdade = caca e dor de cabeça) O mesmo princípio se aplica ao motor da L200 Triton 2009.
2. Entre as opções de motores citados, o que me agrada mais é o da Hilux (opção pessoal), mas o AP 1.9 TDi (Golf Exportação) é bom também. Peças para ambos não serão problema. A Toyota Hilux possui bastante tempo em nosso mercado e várias lojas comercializam peças de motor e plugins. O VW AP 1.9 Diesel é fabricado no Brasil e possui bom suporte de peças nos concessionários VW em vários pontos do país. Inclusive se encontram para comprar (novos, 0 Km, em muitas concessionárias VW). Minha escolha, pela simplicidade, economia e facilidade de adaptação e reposição de peças recairia num destes dois...
Detalhe: com o motor da Hilux sentirá que a viatura ficará amarrada com a relação de diferencial original. Precisará mudar a relação para uma mais longa, especialmente para pegar a estrada. Com o VW a relação original fica bem aceitável.
O GM 4.1, como você citou, é um beberrão e, cá para nós, é um motor ultrapassado. Tem boa força e torque mas creio que não compensa, a não ser que as outras opções fiquem economicamente muito inviáveis pela relação preço/bolso.
3. Não sei como é a compra de motores na sua região. Boa idéia procurar em desmanches, que costumam comprar carcaças de veículos baixados por seguradoras em leilões. Procurar sempre motores com procedência e NF do vendedor, senão depois não consegue legalizar no Detran.
Outra dica: há geralmente lojas especializadas em venda de motores, especialmente no eixo SP-Rio. Dê uma sondada. Talvez exista algo assim na sua região. Creio que não será difícil, pois sei que tem muita picape rodando em Goiás e DF, impossível não ter muitas batidas.
Deverá ter paciência. Na minha região fiquei 6 meses caçando um motor quando repotencializei a minha viatura, mas valeu a pena... Claro que não era meu único carro.
No mais, mudei o título do teu tópico para ficar mais amigável e compatível com o assunto. Evite títulos sem conexão direta com o assunto tratado na msg.
Abraço e sorte,