Postado originalmente por
osarmento
Olá Amigos,
Embora eu não possua um JPX, peço a permissão para dar uns palpites nesse assunto.
Acabei de fazer uma adaptação de motor MWM Sprint na minha Pajero GLS-B V6 e assim como o colega Chiari, preferi fazer uma flange de aço.
Confiram fotos em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27087
No meu caso, não tive problema com o motor de partida, pois ele vai fixado direto num alojamento na flange do motor.
Chiari, deixo aqui algumas sugestões:
Antes de tudo vc precisa definir a espessura do material da flange. Para tal, eu adoto um processo eficiente que é medir, tanto do
lado motor como do
lado câmbio, os "off sets" de alguns componentes em relação as faces de contato do motor e do câmbio, respectivamente. O que vai definir o afastamento motor/câmbio (espessura da flange) é o ponto de contato entre o rolamento e platô de embreagem.
Coloco tudo num papel milimetrado (que eu chamo de "CAD tupiniquim"), mantendo obviamente a mesma linha de cento entre o motor e o câmbio. No final tenho a exata espessura da flange. Já fiz várias adaptações por esse método. Não falha.
Uma vez definida a espessura, mande cortar em oxicorte. É barato e fica bastante preciso. Não é necessário gastar dinheiro com plasma ou laser.
Se optar pelo AP, tenha em mente que vc deverá manter,
na medida do possível, a inclinação natural de montagem. Já tive motor AP montado em uma Chevy 500, usando os meios pontos de apoios e coxins na carroceria, mas com a inclinação original do AP. Detalhe: sem o apoio dianteiro existente nos modelos VW. Não dá problema...
Outra dica: Costumo "apontar" várias vezes o motor sem volante dentro do cofre do motor junto ao câmbio para definir ângulos de montagens e possíveis interferências "grosseiras" dos componentes periféricos. Depois disso, faça todas as medidas e adaptações fora do carro. Facilita um monte, acredite..
Se vc tiver uma talha vai te ajudar bastante, pois é possível ajustar com precisão a posição do motor dentro do compartimento. Com guincho hidráulico fica mais difícil. Eu tenho os dois e sempre optei pela talha para esse tipo de serviço.
Pode parecer loucura, mas se vc tiver acesso a um elevador, considere também a possibilidade de levantar a carroceria em relação ao chassis. Eu fiz isso na montagem da minha Pajero e foi de grande valia pois permitiu que eu montasse todo o conjunto motor/câmbio e menos de duas horas, sem cabeçadas, hematomas e dores nas costas.
De resto, desejo sorte na sua empreitada.
Saudações a todos,
Octávio