A conclusão em que chegamos é a seguinte ; O Dex Nao serve como substituto do ATF .
Muitos o vem utilizando devido ao custo ser menor e a facilidade de se encontrar , as consequências de se utilizar o DEX no lugar do ATF indicado ocorrem apos algum tempo 40 ou 50 mil dependendo da utilização e as vezes estas falhas são apontadas como defeito do cambio ou de seus componentes de forma errada ,pois o principal vilão da historia foi a utilização do fluido fora das especificações .
Conforme alguns estudos , estes câmbios foram projetados e em alguns casos confirmados , para durarem até dois motores sem dar problemas , coisa que só seria possível utilizando o fluido correto e as trocas no prazo especificado .
No meu caso estou usando o ATF4 e também estou preocupado com a futura troca, pois o ATF esta cada vez mais difícil de se encontrar e houve relatos que até mesmo as concessionarias estão utilizando o Dex no lugar do ATF , coisa que em nosso pais é bastante comum ,Afinal a sua garantia acaba em torno de 50mil e depois se der problema , o proprietário é que se vire para mandar retificar o cambio .
O Meu conselho é que você utilize somente o fluido especificado no manual do proprietário e não abra mão disso , mesmo se o seu mecânico ou de concessionarias disserem que nao há problemas .
Estou pensando em importar o ATF para a minha VTR , aja visto que nos EUA se encontra o ATF+4 até em redes de Supermercado .
T+
Wilson