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  • #1
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    09/09/2008
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    Mais um novato precisando de ajuda jeep wangler modificaçoes




    Ola
    Sou novo no mundo off Road , já fiz algumas trilhas com amigos e apenas agora tenho condições de adiquirir um jeep próprio. Por favor preciso muito de ajuda não conheço absolutamente nada de mecânica e pesquisando no fórum encontrei muita informação porem ainda continuo com duvidas Gostaria do apoio dos colegas. Desde já agradeço
    Um abraço a todos.
    Jeep Wrangler 2008
    Finalidade: Viagens e Trilhas leves e médias.
    Modificações:
    · Pneus 35
    · Rodas 16
    · Kit lift 4 Long arm Rubcon express ou Procomp
    · Relação 4,88
    · Bloqueio diferencial ARB traseiro depois dianteiro
    · Snorkel
    · Guincho 12000
    Dúvidas
    1- Com esses pneus será necessário modificarmos freios? Eu perco o sistema ABS Original?

    2- É possível fazer trilhas com essas configurações de pneu sem utilização de câmera?


    3- Desculpem minha falta de conhecimento. Os jeeps possuem uma barra estabilizadora dianteira e traseira, correto?
    Com a instalação desse kit essas barras permanecem? Ou será necessário trocá-las? Por quê?

    4- Com essas configurações verifiquei que alguns instalam kits de amortecedores no sistema de direção. Qual o mais indicado?
    Levantando o jeep em 4’’ acredito que o ângulo de direção deva sofrer alteração. Essa alteração é preocupante do ponto de vista da segurança?

    5- Com a instalação desse kit 4 ganho em altura livre solo e mais curso na suspensão, certo?
    Com esse ganho de altura é provável que o ângulo do eixo cardan se altere. Essa alteração é preocupante com relação à segurança?

    6- Essa alteração angular pode causar vibração em alguma parte do sistema? Como resolver?

    7- Pesquisando no fórum verifiquei que o diferencial traseiro do Jeep Wrangler é Dana44 e o dianteiro Dana35 ano >2007 em diante. Sei que é necessário a troca da relação dos 2 eixos.


    8- O que é necessário saber para instalar o bloqueio no diferencial traseiro? (ARB)
    O que é necessário saber caso eu instale o bloqueio no diferencial dianteiro e posteriormente venha adquirir eixos e semi eixos reforçados ou o Dana35 já e considerado
    reforçado?


    9- A instalação da roda livre AVM torna o sistema mais seguro e confiável?

    10- É possível fazer a troca da TCase Original pela utilizada no Jeep rubicon, onde a relação é 4.01, se não me engano ?


    Desde já agradeço toda a ajuda recebida.
    Um abraço a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Grélo
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    06/12/2006
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    Fala Mutton!!!

    São muitas perguntas e vou te ajudar por partes, ok

    Antes de mais nada, se o que vc quer é fazer trilhas leves e médias, o kit Long Arm é um desperdício. Ele é próprio para trilhas bem radicais de erosões e pedras. Até para lamas, tipo o Buraco do Camel, ele é exagerado
    Para pneus 35", vc pode ficar nos kits de 2" ou até 4", mas os mais convencionais chamados "short arm".
    A Rubicon Expresse faliu desde fevereiro desse ano e foi comprada em maio pelo Grupo Transamerican, mas só voltaram à vender em agosto, pelo menos é a expectativa. Mas vc pode comprar o kit da Full Traction que tb é excelente.

    1- Freios não se alteram. Vc continuará com o ABS;

    2- Pode sim, até umas 10lbs com rodas normais. Se quiser usar calibragem muuuito baixa, aí vc precisará de rodas com "beadlocks", aonde vc poderá usar até 2lbs, mas isso é só para subir em grandes pedras. Mas rodas com Beadlocks dão muito trabalho para pegar balanceamento e podem ser bem ruins em asfalto. Verifique se o seu Wrangler virá com rodas 16" ou 17" por causa do tamanho das pinças de freio

    3- Todos os Jeeps possuem essas barras. Os kit bons vem com um reposicionador da barra traseira e um kit de desconexão rápida da barra dianteira para aumentar o curso de suspensão;

    4- O Wrangler já vem com esse amortecedor de direção. A gente normalmente troca quando ficam velhos, mas não por upgrade. A alteração de 4" é grande sim, mas os kits mais completos vem com todos os itens para corrigir e tornar o veículo mais seguro possível, o mais parecido possível ao original;

    5- Sim, muito mais altura e curso. Para kits de 2" vc não precisa mexer no cardã, mas para kits de 4" no JK eu não tenho certeza, mas nos TJ existe um kit para isso chamado "SYE = Slip Yoke Eliminator";

    6- Mesma resposta acima

    7- Para 35" ainda tenho dúvidas se será necessário trocar as relações, mas vc pode colocar o kit e ir andando e depois se achar o carro longo demais, aí vc troca as relações;

    8- ARB é uma coisa chatinha de instalar. O ideal é procurar um revendedor autorizado. Tem 3 aqui no Brasil senão me engano. Coloque primeiro o dianteiro, pois atrás vc já tem um diferencial deslizante. Se sentir necessidade, coloque o traseiro depois. Tb não sei se será necessário mexer nos semi-eixos para pneus 35";

    9- Acho besteira mexer nisso, pois a roda livre automática dos Wranglers é ótima!

    10- Putz... isso é só para Rock Crawling pesado... eu não mexeria aí

    Abração,

    Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

  • #3
    Usuário Avatar de dudarj
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    10/01/2008
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    Porque vai tirar as rodas 17" e por 16"?

    Cuidado com o sensor de pressão dos pneus. Tem que levar na concessionária para que a luz amarela nao fique acesa.

    Se não me engano, para usar 35" basta um kit de 2" (ou 2 1/2).

    De resto o magrelo já respondeu tudo!!

    abs!
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #4
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    09/09/2008
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    Boa tarde a todos.
    fico muito agradecido pelas orientacoes fornecidas e estou aberto a sugestoes , apesar de estar no forum desde 2008 apenas agora estou usando nao conheço as formas de resposta.
    Grélo e Dudarj eu nao sei se meus agradecimentos chegaram ate vcs.
    um grande abraço

  • #5
    Mutton,

    Estude bem o que quer fazer para não gastar com o que não precisa.

    Com 4' de altura, vc vai precisar, no mínimo mecher no cardã... fora extensão de linha de freio, que deve vir com esse kit... agora, se vc nao pretender fazer trilhas pesadas e com muita erosao, como disse o Grelio, é um investimento desnecessário.

    Somente te corrigindo, o diferencial dianteiro, é dana 30 e não dana 35.

    No mais, acredito que as respostas anteriores explicaram muito bem...

    Abraços...
    JK RK2,5" + Fox 2.0 shock, BF Mud 37, 5.13, JE Reel 1310 HD, Bullydog, fender cortado, Warn 12 XE, JKS quickdisco, Ball Joint Synergy...

  • #6
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    09/09/2008
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    moraespedro, tudo bem.

    Muito obrigado pela ajuda e como ja disse anteriormente espero poder contribuir de alguma forma.
    Voce tem razao quero fazer a coisa com muito criterio e conto com a paciencia de todos.
    Com a instalaçao desse kit short arm oque exatamente sera necessario fazer no carda?
    Ja dei uma pesquisada nesse kit, porem, por mais completo que ele seja como vou saber se atende a extençao de freio?
    pois como disse eu nao entendo absolutamente nada de mecanica.

    O que seria essa extensao de freio?

    Peço desculpa pela informacao equivocada do dif diant. onde disse ser D35. Sendo entao dana30 na dianteira seria necessario a troca do eixo e semieixo para os pneus 35? OU indo com calma sem pressa da para manter os originais.

    Caso nao, onde encontraria essas peças?

    Mais uma vez muito obrigado a todos

    um grande abraço

  • #7
    Usuário Avatar de Grélo
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    06/12/2006
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    Mutton,

    seria legal vc dizer que trilhas vc já fez com seus amigos e quais vc gostou e o que vc gostou específicamente e ainda como eram os veículos dos seus amigos

    Coisas como: gostei mais de erosões, gostei mais de lamaçal, gostei mais do visual dos passeios, gostei mais de raid e etc...

    Dependendo do que vc já fez e gostou, fica mais fácil te indicar alguma coisa mais concreta.

    Pela lista que vc mandou inicialmente vc irá montar um monstro

    Precisa saber se vc quer mesmo ter um monstro

    Olha aqui um exemplo de um kit short arm fera e completo: Full Traction Suspension Part K7123M - 3" Premium Suspension System by Full Traction Suspension
    Isso, óbvio, para pneus 35" e trilhas médias e pesadas

    Exemplo de kit para pneus 33": Full Traction Suspension Part K7102M - 2" Econo Suspension System by Full Traction Suspension
    Mais isso aqui para aumentar o curso: Jks Part 2030 - Quicker Sway Bar Disconnects

    E aqui se vc quer realmente partir para ignorância: Full Traction Suspension Part K7330M - 3" Long Arm Suspension System by Full Traction

    E ainda tem coisas maiores

    Abraços,

    Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
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  • #8
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    09/09/2008
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    Grélo , tudo certo?

    Dois amigos e eu fizemos algumas trilhas na regiao de Capao Bonito regiao da mata atlantica . com um Sr Chamado Noronha gente finissima
    na epoca meu jeep era um Willys original , nao precisa nem dizer que levamos o bicho pra passear né hehehehehe.
    Os jeeps dessas trilhas eram na sua maioria Willys e Engesa todos bem autos com bloqueios etc.


    O que eu quero mesmo Grélo e entrar numa trilha e nao fica preoucupado se eu vo sair ou nao nem que eu tenha que carregar o bicho nas costas hehehehehe.

    Quero poder viajar e se derrepende eu encontrar uma picada no meio da estrada poder me aventurar com o minimo de equipamento entende?

    Acho que o primeiro kit que vc sugeriu eh o ideal . Sera que esse kit short arm nao poderia ser de 4" ?

    O moraespedro comentou algo com relaçao ao eixo cardã ai fiquei na duvida de como resolver.

    Muito obrigado por continuar me ajudando .

    Um grande abraço

  • #9
    Mutton,

    Sobre os dana 30 com pneu 35, com cuidado, ok, segundo os foruns americanos... Mais do que isso é extremamente perigoso.

    Quanto maior o kit, maior as alteracoes de geometria da suspencao e sistema de direcao. Para alguns kits de 3,5 polegadas, é recomendavel se colocar um carda dianteiro mais fino e reforcado, pois o original, de maior diametro pode pegar em algumas protecoes e estragar. Com essa altura, tende-se a reduzir a vida util dos cardas.
    Se for ver, com 4 pol o eixo tende a sair de baixo do jeep, devendo ser ajustada a track bar.
    Se vc nao quiser trilhas pesadas, exigindo ampla articulacao, fique no maximo em 3,5 polegadas. Esse foi o teto escolhido para mim, pelo menos por enquanto. E um kit bom com 3,5 ja vai te dar uma amplitude de trabalho bem alta, muito melhor do que a de muitos jipes por ai.

    Sobre o sensor, dependo da forma que vc escolher para ajustar a eleyronica, item que falta em sua lista, vc pode desligar o sensor de pneu murcho, apagando a luz no painel. O mais simples é o AEV ProCal. Ele somente ajusta o velocimetro, cambio, ESP para os pneus maiores e relacao diferenciada. Estou pensando, para mim, em algo mais completo, como o Bully Dog Triple GT. Da u a lida nisso.

    Vai perguntando, que se eu souber, respondo, se nao, todos aprendemos, pois outro vai responder, ou vamos ler...

    Abracoe
    JK RK2,5" + Fox 2.0 shock, BF Mud 37, 5.13, JE Reel 1310 HD, Bullydog, fender cortado, Warn 12 XE, JKS quickdisco, Ball Joint Synergy...

  • #10
    Usuário
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    09/09/2008
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    moraespedro, tudo bem?

    Vou ficar nessa configuração sugerida mesmo short arm 3.5 ou 4.0 nada mais que isso .
    Nao falei nada sobre o sensor por pura falta de conhecimento .
    Alterando tamanho de pneus com certeza ira influenciar no velocimetro. como tudo nesse carro tem eletronica envolvida esse AEV PROCAL
    que vc menciona serve pra por a casa em ordem certo

    Vc poderia falar mais sobre ele ou ate mesmo sobre esse que vc citou?

    Eh facil encontra lo aqui no Brasil ?

    Eh de facil instalaçao ?

    Valeu mais uma vez conto com o apoio de todos

    abração

  • #11
    Usuário Avatar de Grélo
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    Mutton,

    pelas referências que vc me passou o kit de 3" da Full Traction já irá deixar todos os seus amigos bem para trás em viatura

    3" é ideal para o que vc quer. Mais que isso começam a ter outras compensações e esse kit já vem com braço Pitman e Track Bar regulável para ajustar o eixo dianteiro, ou seja, ele é completo

    Abração,

    Grélo.
    TJ Whey Protein
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  • #12
    Pelo que li a instalacao de qq um dos dois é muito fácil... nunca fiz, logo, não posso jurar...

    Comprar aqui no Brasil, deve ser próximo de impossível, ou vai se pagar um preço por isso... mais fácil importar...

    O AEV somente coloca a casa em dia, custa lá, 140...

    O Bully Dog além de colocar a casa em dia, pode regular o motor para a gasolina desejada (comum, premium ou podium, de acordo com octanagem) permitindo maior economia, além de outros detalhes, como desligar de verdade o controle de estabilidade, que pode ser desejável em trilhas, mudar a rotação de repouso do motor, para usar guincho sem ficar acelerando o jeep, por exemplo se vc for ficar fora dele...

    Eu, estou estudando para mim esse mais completo... com ele se pode monitorizar a temperatura do óleo do câmbio, coisa importante em um automático de uso severo e com pneus maiores...

    O kit que o Grelo mostrou é muito completo e bom... me conte como vai fazer para trazê-lo, já que num futuro quero algo semelhante... mas o short arm... não o long arm, por questão de tempo$$ me$mo...

    Abraço
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