x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário Avatar de jeepbruno
    Entrada
    20/03/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

O que de fato a ECU controla???

Estava me endagando aqui sobre o que realmente a ECU controla...
    O que sucede é o seguinte, estou pretendendo comprar uma ZJ LX 5.9.
    Até então tudo bem, mas eu não sou um cara muito satisfeito com a potência do carro.
    Aí eu saí atrás de informações de como controlar o motor, acabei dos forums americanos e todos lá nos EUA usam o tal do SCT Tuner. O problema é o que o troço custa 370 doletas + 350 doletas do software. Fazendo as contas é melhor comprar uma Fuel Tech FT400 (brasileiro e bom www.fueltech.com.br) e instalar. Porém eu me pergunto, será que a ECU também controla o computador de bordo, cruise control, e essas outras frescuras?
    hehe

abraço
    Bruno.

Usuário Avatar de Boudeville
    Entrada
    03/10/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Salvo enagano ele faz um mix de tudo..... E regula as faixas de potëncia de acordo com eu interesse

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Bruno, até onde eu sei, a ECU controla exatamente tudo em relação ao funcionamento do carro.

Para você reprogramar as configurações do motor, até é possível utilizar um módulo programável, mas deverá manter o original. Algumas informações deverão ser tomadas do motor para que computador, painel, e câmbio continuem funcioando.

Abraços

Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF

A ecu...

No caso deste tipo de veículo, que foi citado logo acima, não existe a ECU e sim muitos outros módulos de controle em separado, que se comunicam um com o outro através de uma rede de comunicação serial denominada CAN. Para o trem de força, basicamente, originalmente falando, existem dois módulos para controlar suas funções; o PCM (controla o motor de injeção multiponto), e o TCM (controla o câmbio automático eletrônico). O certo é que potência beirando 300cv, ou até um pouco além pode parecer pouco, mas existem muitos caminhões de médio porte que não tem uma potência destas, mas ao que parece a nossa ambição nos leva a querer sempre mais e o céu deve ser o limite desta corrida. Espero boa sorte em suas futuras modificações e votos de que consiga extrair maior potência deste seu conjunto, não se esquecendo de contar aqui para nós como tudo se sucedeu.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Completando a resposta do claudio (que explicou bem já)

a ZJ (que deve ser 99 por ai) não utiliza a rede CAN ainda... a CAN é um pouco mais recente e é caracteristica de injeções mais novas com esse sistema de transferencia de dados, por exemplo, um VECTRA 2010 não liga se não tiver o painel acoplado, simplesmente pela rede CAN existir, já a ZJ liga...

Ela possui alguns modulos separados como o Claudio citou e fica impossivel vc desligar apenas a ECU pois a mesma tem ligação direta com o modulo de cambio automático...

Grande exemplo é nos EUA cambios da Blazer automaticos que existe um modulo a venda que só controla o cambio e vc troca a injeção com qual vc quiser, uma MOTEC por exemplo...

o que vc espera da sua ZJ não vai tirar mais cv que seja o diferencial somente com alguma traquitana na ECU pois o motor está no limiar do sistema aspirado e tirando já 300cv que já é muito....

acima disso é tubinar e fazer como o Renato Fraga disse... utilizar um modulo programável mas para operar um bico adicional e compensar ponto etc...

gambiarra das feias, por isso um modulo já pronto dos EUA seria mais eficaz nesse ponto...

a FT400 ainda não está oficialmente no mercado e ela tem a capacidade de opera ruma rede can... mas ainda é limitada em sentido de nÀo operar oc ambio...

infelizmente está longe de chegar nesse ponto ainda

abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Citação Postado originalmente por jeepbruno Ver Post
    Estava me endagando aqui sobre o que realmente a ECU controla...
    O que sucede é o seguinte, estou pretendendo comprar uma ZJ LX 5.9.
    Até então tudo bem, mas eu não sou um cara muito satisfeito com a potência do carro.
    Aí eu saí atrás de informações de como controlar o motor, acabei dos forums americanos e todos lá nos EUA usam o tal do SCT Tuner. O problema é o que o troço custa 370 doletas + 350 doletas do software. Fazendo as contas é melhor comprar uma Fuel Tech FT400 (brasileiro e bom www.fueltech.com.br) e instalar. Porém eu me pergunto, será que a ECU também controla o computador de bordo, cruise control, e essas outras frescuras?
    hehe

abraço
    Bruno.
    Bruno,

não altere ou troque sua ECU original. Instale o Superchips Flashpaq que ele vai de dar controle total das rotas e mapas de injeção, e tb do PC de bordo. Fora outras coisas como config de relações de diferencias, + econômico ou + potente, scanner e etc.

Parece um video game!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem