x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de jeepbruno
    Entrada
    20/03/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    36
    Posts
    213
    Agradecimentos: 0

    O que de fato a ECU controla???




    Estava me endagando aqui sobre o que realmente a ECU controla...
    O que sucede é o seguinte, estou pretendendo comprar uma ZJ LX 5.9.
    Até então tudo bem, mas eu não sou um cara muito satisfeito com a potência do carro.
    Aí eu saí atrás de informações de como controlar o motor, acabei dos forums americanos e todos lá nos EUA usam o tal do SCT Tuner. O problema é o que o troço custa 370 doletas + 350 doletas do software. Fazendo as contas é melhor comprar uma Fuel Tech FT400 (brasileiro e bom www.fueltech.com.br) e instalar. Porém eu me pergunto, será que a ECU também controla o computador de bordo, cruise control, e essas outras frescuras?
    hehe

    abraço
    Bruno.

  • #2
    Usuário Avatar de Boudeville
    Entrada
    03/10/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    293
    Agradecimentos: 0
    Salvo enagano ele faz um mix de tudo..... E regula as faixas de potëncia de acordo com eu interesse

  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Bruno, até onde eu sei, a ECU controla exatamente tudo em relação ao funcionamento do carro.

    Para você reprogramar as configurações do motor, até é possível utilizar um módulo programável, mas deverá manter o original. Algumas informações deverão ser tomadas do motor para que computador, painel, e câmbio continuem funcioando.

    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    67
    Posts
    872
    Agradecimentos: 0

    A ecu...

    No caso deste tipo de veículo, que foi citado logo acima, não existe a ECU e sim muitos outros módulos de controle em separado, que se comunicam um com o outro através de uma rede de comunicação serial denominada CAN. Para o trem de força, basicamente, originalmente falando, existem dois módulos para controlar suas funções; o PCM (controla o motor de injeção multiponto), e o TCM (controla o câmbio automático eletrônico). O certo é que potência beirando 300cv, ou até um pouco além pode parecer pouco, mas existem muitos caminhões de médio porte que não tem uma potência destas, mas ao que parece a nossa ambição nos leva a querer sempre mais e o céu deve ser o limite desta corrida. Espero boa sorte em suas futuras modificações e votos de que consiga extrair maior potência deste seu conjunto, não se esquecendo de contar aqui para nós como tudo se sucedeu.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    Completando a resposta do claudio (que explicou bem já)


    a ZJ (que deve ser 99 por ai) não utiliza a rede CAN ainda... a CAN é um pouco mais recente e é caracteristica de injeções mais novas com esse sistema de transferencia de dados, por exemplo, um VECTRA 2010 não liga se não tiver o painel acoplado, simplesmente pela rede CAN existir, já a ZJ liga...

    Ela possui alguns modulos separados como o Claudio citou e fica impossivel vc desligar apenas a ECU pois a mesma tem ligação direta com o modulo de cambio automático...

    Grande exemplo é nos EUA cambios da Blazer automaticos que existe um modulo a venda que só controla o cambio e vc troca a injeção com qual vc quiser, uma MOTEC por exemplo...

    o que vc espera da sua ZJ não vai tirar mais cv que seja o diferencial somente com alguma traquitana na ECU pois o motor está no limiar do sistema aspirado e tirando já 300cv que já é muito....

    acima disso é tubinar e fazer como o Renato Fraga disse... utilizar um modulo programável mas para operar um bico adicional e compensar ponto etc...

    gambiarra das feias, por isso um modulo já pronto dos EUA seria mais eficaz nesse ponto...

    a FT400 ainda não está oficialmente no mercado e ela tem a capacidade de opera ruma rede can... mas ainda é limitada em sentido de nÀo operar oc ambio...

    infelizmente está longe de chegar nesse ponto ainda

    abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #6
    Citação Postado originalmente por jeepbruno Ver Post
    Estava me endagando aqui sobre o que realmente a ECU controla...
    O que sucede é o seguinte, estou pretendendo comprar uma ZJ LX 5.9.
    Até então tudo bem, mas eu não sou um cara muito satisfeito com a potência do carro.
    Aí eu saí atrás de informações de como controlar o motor, acabei dos forums americanos e todos lá nos EUA usam o tal do SCT Tuner. O problema é o que o troço custa 370 doletas + 350 doletas do software. Fazendo as contas é melhor comprar uma Fuel Tech FT400 (brasileiro e bom www.fueltech.com.br) e instalar. Porém eu me pergunto, será que a ECU também controla o computador de bordo, cruise control, e essas outras frescuras?
    hehe

    abraço
    Bruno.
    Bruno,

    não altere ou troque sua ECU original. Instale o Superchips Flashpaq que ele vai de dar controle total das rotas e mapas de injeção, e tb do PC de bordo. Fora outras coisas como config de relações de diferencias, + econômico ou + potente, scanner e etc.

    Parece um video game!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade