Pessoal, terminei e ficou bom, bonito (na minha opinião) e barato.
Fiz um snorkel para minha Cherokkee sport só com peças de sucata, coisas do fundo da garagem e gastei menos de R$200,00 incluindo a compra de um chapéu na gama 4x4 que custou R$85,00.
Material necessário:
-1,20m cano 3pol (pedaço de cano de descarga velho);
-2 curvas 3pol (cano de descarga velho);
-80cm mangueira 2,5pol flexivel de sucata;
-20cm cano d´agua de 60mm;
-2 curvas de cano d´agua 60mm;
-3 nipel de mangueira de jardim de 90 graus;
-2 nipel de mangueira de jardim retos;
-2m de mangueira de jardim;
-1 torneira plástica de ferragem;
-Spray preto fosco;
-Braçadeira 3pol (prende chapéu do snorkel);
-2 Presilhas;
-1 tubo de Silicone grande;
-1 Poxipol;
Serviços:
Solda dos canos com bom acabamento;
Boa vontade e disposição para se sujar.
Devido a minha preocupação (ou neorose) que se por ventura entra-se agua da chuva ou lama lá por cima no chapéu como lacrei o filtro não sairia, e deixar o tradicional respiro na caixa do filtro faria que um atoleiro dentro d´agua alta fizesse entrar agua para dentro, resolvi fazer um reservatório de decantação, onde deixo o sistema completamente lacrado, se entrar alguma água ele descerá por gravidade da caixa de filtro para um reservatório de 600ml (by Coke Zero) abaixo atrás do para choque dianteiro e daí uma torneira poderá abrir para sair essa agua quando por ventura descer.
Vantagem que a garrafinha de coca é transparente, assim sempre depois de um açude, lavagem, dá para verificar se entrou algo e tal.
Abaixo posto em fotos passo a passo como foi feito:
Legal a iniciativa!!!! Boas experiências e fotos bem ilustrativas!!
A única ressalva é selar o módulo. Acho que qualquer humidade que passar pelos cabos (impossiveis de selar) ficaria presa no módulo e aí poderia oxidar tudo. Sabemos que cherokee sofre um pouquinho com oxidação na elétrica
Alí seria uma boa colocar numa caixa com ventilação e que não bata água.
Sobre o distribuidor, vendem umas capas que são melhores que as originais. Se não me engano essas de performance (accel, mallory etc...) já são mais desenvolvidas quanto a isso. Tem que pesquisar. A que eu uso é bem selada Eu tb tenho um certo preconceito com vedação de distribuidor por causa da humidade... Mas isso é frescura minha
Eu fiquei meio assim de selar tudo, mas na dúvida...o módulo ficou bem embrulhadinho... o distrbuidor coloquei um respiro... enfim...nem sei se foi melhor ter feito..é um teste.
Sérgio..
Mandei envelopar na empresa PROPA de Santa Maria - RS custou 700,00 mas tem um detalhe, peça o vinil MAIS BARATO QUE EXISTIR, visto que o mais barato é o mais grosso e que molda menos, precisamos de vinil mais grosso p trilha, o vinil 3M especial para envelopamento (que é caro) é super fino.
E mais, nosso carro não é nada arredondado, vinil mais barato que existe e alguma imperceptiveis emendinhas.