Quero agradecer à oportunidade de estar aqui fazendo parte do fórum, fazem alguns anos que venho lendo, porém não participando. Sempre aprendi algo e espero sempre continuar aprendendo.
Sem mais delongas, como sou novo no fórum e quero comprar minha viatura, fiquei em dúvida principalmente num aspecto que é característica dela.
Estou namorando um Jeep Compass Trailhawk, não pratico trilhas pesadas, raramente médias; moro perto de praias (Farol Santa Marta, Imbituba, Florianópolis), deste modo talvez pegue dunas, talvez pegue um pouco de lama. Não abro mão de jeito nenhum do conforto, tendo um carro que anda bem na cidade e anda legal na trilha, por este motivo quero um Compass novo.
Minha dúvida é no quesito de seu câmbio, senti a falta das opções 1ª; 2ª;3ª e L (Low), desta forma fiquei muito preocupado pelo motivo do Compass ter 9 marchas sendo a 1ª como reduzida. Caso eu pegue as dunas, haverá uma troca constante do câmbio para achar a rotação ideal e a marcha correta para transpor esse desafio, assim causando o super aquecimento da caixa de câmbio.... Resumidamente terei então que usar o câmbio de modo Manual por este trajeto??? Estou certo??? Claro que eu não usarei a reduzida nesse trecho, ele é leve, não há dunas grandes, nem mesmo aclives ou declives que necessitem dele, somente tendo as quatro (4) rodas girando já é suficiente.
Eis a questão, eu lembro de ter lido no mesmo fórum, questões da TR4, entre outros veículos, que essa troca de marcha constante super aquece o câmbio. No entanto nesses veículos você tem opções como L e 1ª, 2ª, 3ª... Mas não tendo problemas ficarei muito feliz com a aquisição, é só deixar em "D" e colocar Sand que irei me divertir muito.
O compass (assim como renegade e toro) com motor diesel e cambio auto 9 marchas não tem reduzida. O modo LOW não é uma reduzida verdadeira, apenas ele habilita o uso da primeira marcha e faz as trocas em rotações mais elevadas. Em Drive ele não engata a primeira marcha (sai de segunda). Tem duas opções: ou usa o modo manual (que eu recomendo, para evitar trocas desnecessárias) ou usa modo LOW, que segura as marchas até rotações mais elevadas, evitando trocas desnecessárias, além da posição SAND.
Postado originalmente por Vitornoga12
Boa noite pessoal!!!
Quero agradecer à oportunidade de estar aqui fazendo parte do fórum, fazem alguns anos que venho lendo, porém não participando. Sempre aprendi algo e espero sempre continuar aprendendo.
Sem mais delongas, como sou novo no fórum e quero comprar minha viatura, fiquei em dúvida principalmente num aspecto que é característica dela.
Estou namorando um Jeep Compass Trailhawk, não pratico trilhas pesadas, raramente médias; moro perto de praias (Farol Santa Marta, Imbituba, Florianópolis), deste modo talvez pegue dunas, talvez pegue um pouco de lama. Não abro mão de jeito nenhum do conforto, tendo um carro que anda bem na cidade e anda legal na trilha, por este motivo quero um Compass novo.
Minha dúvida é no quesito de seu câmbio, senti a falta das opções 1ª; 2ª;3ª e L (Low), desta forma fiquei muito preocupado pelo motivo do Compass ter 9 marchas sendo a 1ª como reduzida. Caso eu pegue as dunas, haverá uma troca constante do câmbio para achar a rotação ideal e a marcha correta para transpor esse desafio, assim causando o super aquecimento da caixa de câmbio.... Resumidamente terei então que usar o câmbio de modo Manual por este trajeto??? Estou certo??? Claro que eu não usarei a reduzida nesse trecho, ele é leve, não há dunas grandes, nem mesmo aclives ou declives que necessitem dele, somente tendo as quatro (4) rodas girando já é suficiente.
Era o que eu temia mesmo, o uso manual do produto... É uma pena não ter opções como os outros câmbios das marchas 2ª, 3ª , etc. Outro grande problemas é tu saber qual a marchar ideal entre as 9 (no modo manual) para atravessar determinados obstáculos. Imagine você pegar um trecho misto que terá que ficar fazendo trocas e tentando achar a rotação correta para determinado trecho...
Mas tudo bem, o carro agrada, agrega tudo que eu procura. O negócio é colocar SAND e tocar numa 4ª marcha e pisar fundo.
Estou com o mesmo dilema, um carro confortável para batalha de trabalho diária(no asfalto), mas que suporte fazer um passeio leve(moro em Fortaleza), algo como um trecho em beira de praia por exemplo. Pelo preço não tem nada com conforto e 4x4 diesel atualmente que supere o compass diesel 4x4 multijet com motorização 2.0 turbo diesel. Estou priorizando a versão de 2019 pra cima, e pelo pouco que estudei não é um veículo que vá suportar grandes pressões subindo duna, passagem molhada ou lama. Como não é para isso que estou buscando, acredito que vá atender bem para viagem, trabalho e passeios leves com a família em praias. Agradeço muito se o amigo @Vitornoga12 puder dar suas impressões sobre o carro ou demais prorprietários de Compass Diesel.