Postado originalmente por
eduardo_rp
Colegas, comprei um RN sport 2016 diesel único dono com 30k Km.
Respondendo ao que questionei caso alguém venha ao topico querendo fazer a mesma troca. o RN é superior a Duster em praticamente todos os aspectos, não diria que Duster é ruim porque é um carro guerreiro que me atendeu muito bem, mas o renegade oferece mais conforto, desempenho e ainda tem consumo menor.
Ele é melhor principalmente nos ruídos internos e comportamento da suspensão. O RN ignora buracos e pequenas imperfeições no solo de um forma muito mais controlada que o Duster que pulava como cabrito e ao mesmo tempo se comporta melhor em curvas.
Sem comentar o consumo do motor diesel, tenho feito 15 km/l onde o Duster fazia no maximo 10 km/l gasolina.
Apenas os bancos do Renault eram pouca coisa mais mais confortáveis e a central multimidia era bem melhor.
Obviamente o Duster é muito maior por dentro, mas isso não faz diferença pra mim no momento.
Com relação a admissão de Ar, a do Duster ficava a cerca de 80cm de altura do solo dentro do cofre do motor o que foi suficiente para cruzar rios algumas vezes, dessa forma pretendo realizar a adaptação para captação dentro do cofre em um ponto alto, me inspirando no Renault, ou melhor ainda, no para-lama dianteiro num ponto alto, a ideia não é cruzar rios, mas sim evitar que ao encontra algum ponto de enchente em alta velocidade o Splash da água entre na caixa de ar seja detectado pelo sensor da central e ela desligue o motor.
Ponto negativo é que não estou me entendendo bem com a chave de ignição, coisas de quem compra o seu primeiro carro automático. Como comprei na própria jeep vou levar relatando a dificuldade e comentar sobre a atualização da central que vi aqui neste tópico, existe uma sequencia de ações para a chave sair que na maioria das vezes eu erro e sinceramente a chave deveria sair fácil estando o câmbio P, não ficar presa e depois soltar.