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  • #1
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Talking Motor OHC alcool original adaptado a gasolina.




    Pessoal sou novo como jeepeiro. Fiz aquisição de um jeep 1983 alcool original, só que o antigo dono mudou o carburador para o motor queimar gasolina. O carburador dele é o original gasolina h40 deis. Existe algum problema nisso? O desempenho nesse caso piora ou melhora? Quando adiquiri fiz o carburador todinho embuchamento do pe, diafragma etc. Mesmo feito o serviço completo ele da uma falhada em uma determinda faixa de rotação da baixa para média. Levei a um mecânico ele disse que o carburador estava em ordem bem regulado, o problema ele disse que era na parte de distribuidor, cabos de vela. Instalando o DIS da motor spice será que resolve o problema?

    Aguardo resposta dos colegas.

  • #2
    Usuário Avatar de Elison
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    A principal diferença entre um motor a alcool e um a gasolina é a taxa de compressao. se vc pegar um motor original a alcool e mudar apenas o carburador, ele nao vai funcionar adequadamente, por ter uma taxa de compressao maior ele vai "grilar", pra nao grilar teria que atrasar o ponto, com o ponto atrasado o motor nao funcionará bem.
    Sugertao: Tire o cabeçote e veja se esta com pistao para alcool ou para gasolina, se tiver com o pistao original, troque o carburador pelo original e seja feliz. Se vc faz questao de usar gasolina, vc tem duas opçoes, primeiro e mais indicada é trocar os pistoes por pistoes a gasolina; segunda: leve em um bom mecanico, peça pra fazer as mediçoes necessárias para tonear a cabeça do pistao e diminuir a taxa de compressao.
    Ex CJ-5, ex CJ -3A, ex CJ-2A, ex Band 608, ex Band 709, ex Band 14-B, ex Hilux, ex T4 2.8
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  • #3
    Calhiandro, além da dica do Elison, vc tb pode reduzir a taxa de compressão usando uma junta maior no cabeçote, só não sei se vc conseguirá achar isto pro motor Georgia...rs. A opção mais barata realmente seria vc voltar a usar álcool, pra isso vc terá que viabilizar um carburador niquelado, caso o seu já seja, basta mudar a giglagem que está nele.
    Com relação ao DIS, pode comprar sem susto, é muito bom, meu Georgia ficou outro.

    []'s
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

  • #4
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Pois é pessoal, com relação ao ponto de ignição está em 8º(usado no motor a gasolina) pelo menos eu mandei o mecânico deixá-lo nesse ponto, ouvi dizer que o ponto de ignição do motor a alcool é 13º. Provisoriamente qual seria o ponto ideal para esse motor,nessa configuração? Realmente não sei se foi mudado os pitões, sei que até o coletor dele é a alcool, a única coisa que é a gasolina é o carburador, aparentemente o motor não faz nem um barulho estranho. So mesmo a falhadinha de baixa para média. Teria que providenciar o carburador desse carro a Alcool é muito dificil de encontrar so tem mesmo nos sites. vocês poderiam me indicar um site de compra bom e barato.

    Outra coisa qual seria a pontencia desse motor do jeito que esta? ele tem coletor dimensionado 4X1

    Desde de já agradeço a atenção dispensada.

  • #5
    Usuário Avatar de Elison
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    A falhadinha que vc se refere, é a coisa mais fácil de resolver, basta acertar o volume de injeção do carburador, qquer bom mecanico faz isso. Aproveite pra dar uma checada no sistema de ignicao (velas, Cabos, rotor, tampa do distribuidor, Platinado e condensador)
    Se seu motor esta trabalhando com gasolina com o ponto em 8° sem "grilar", provavelmente ele nao esta com a taxa de compressao original do alcool.
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  • #6
    Usuário Avatar de maxdelta
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    engraçado, q estou querendo fazer justamente o oposto! Colocar pistões de alcool, meu carburador já é niquelado, e meter alcool com gasolina, se vc mete 70% de gasolina e 30% de alcool vc na realidade vc põe 50/50%. E veículo alcool, mas taxado e mais esperto! Se o motor superar minhas expectativas coloco até pneus mais largos!

    Consiga um carburador niquelado ou mande niquelar o seu, troque a giclagem aumente o ponto e seja feliz!

    Boa sorte!
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #7
    Usuário Avatar de Dodger
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    taxa deste motor alcool é 10:1, isso motor novo. Não deve dar problema rodar na gasolina.
    O cabeçote é diferente tbám em relação ao a gasolina.

    Diminuir taxa é retrocesso. A maioria do pessoal que tem OHC a gasolina fica doido pra taxar esse motor e melhorar o rendimento.

    Vc não observa batida de pino nem em rotações altas?
    O distribuidor do motor alcool tem curva diferente do a gasolina, avanço a vácuo tbém é diferente.
    O pessoal que faz conversão de motor de opala alcool pra rodar na gasolina desabilita o avanço a vácuo. Ideal seria vc arrumar um distribuidor a gasolina.

    Quanto a ignição DIS, eu uso no meu OHC e recomendo. Virou outro motor. E ele tem opção de trabalhar o ponto de ignição e avanço pra dar um melhor acerto no seu caso.

    Vc tá usando vela pra alcool ou gasolina?

  • #8
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Eu ia dizer a mesma coisa que o Dodger acabou de dizer.. Com essa nossa gasolina ja batizada de fabrica, uma taxa dessas nao vai afetar o comportamento do motor a ponto de grilar ou batidas de pino.. Eu mesmo rebaixei o meu 1,5mm em busca de uma taxa melhor para um melhor aproveitamento...

    Sendo assim, só tem a trazer beneficios com relação ao um OHC originalmente a gasolina.. Com relação ao carburador o original a gasolina e o Solex h40/44 EIS... O Solex h40 DEIS vinha nos movidos a alcool.. Tem que dar um investigada nesse motor ai pra ter certeza dos dados..

    Com relação ao DIS... bota correndoo

    [ ]´s
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  • #9
    Usuário Avatar de calhiandro
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    E ai Rodrigo e Dodger tudo bem? Dodger olha as velas eu não sei, como substitui agora a pouco apenas peguei a referencia delas e às troquei, mas como está queimando gasolina acredito que as velas sejam para a versão a gasolina. Sobre a batida de pino eu entendo batida de pino como umas martelas que o motor da quando esta em ponto morto, isso ele não esta fazendo, na máxima eu não notei nada. O máximo que coloquei foi 70 km na terceira achei que já esta no máximo e parei.rsrsrr. Dogder instalando o DIS elimina esse problema ai do avanço a vácuo que vc relatou? Rodrigo quanto ao carburador o mecânico me garantiu que ele era a gasolina.
    Olha gostaria de saber de vocês qual deve ser a potência desse motor, ele está com escape dimensionado 4X1.??
    Sobre o Dis não vejo a hora de instá-lo já comprei as boninas de uno/palio encomendei os cabos de silicone 8mm. So falta fazer o pedido do kit da motor spice. Olha gostaria de algumas dicas de vocês sobre como instalar o DIS. Peço o kit básico mesmo? Uma pessoa leiga como eu, sabendo so principio de funcionamento do motor instalaria?


    Grato

  • #10
    Usuário Avatar de calhiandro
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    ahh esqueci

    Vocês tem o manual de instalação teria como me enviar?
    O meu email é calhiandro.mendes@gmail.com

  • #11
    Usuário Avatar de Elison
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    Rebaixar o cabeçote, pra aumentar um pouco a taxa de compressao é uma coisa, agora comparar com a taxa de compressao original de um motor a alcool é outra.
    Pelas informaçoes prestadas pelo colega Caliandro, posso deduzir que o motor dele já foi convertido para gasolina, caso contrario seriam perceptíveis os sintomas de sobretaxa.
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  • #12
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    E ai Rodrigo e Dodger tudo bem? Dodger olha as velas eu não sei, como substitui agora a pouco apenas peguei a referencia delas e às troquei, mas como está queimando gasolina acredito que as velas sejam para a versão a gasolina. Sobre a batida de pino eu entendo batida de pino como umas martelas que o motor da quando esta em ponto morto, isso ele não esta fazendo, na máxima eu não notei nada. O máximo que coloquei foi 70 km na terceira achei que já esta no máximo e parei.rsrsrr. Dogder instalando o DIS elimina esse problema ai do avanço a vácuo que vc relatou? Rodrigo quanto ao carburador o mecânico me garantiu que ele era a gasolina.
    Olha gostaria de saber de vocês qual deve ser a potência desse motor, ele está com escape dimensionado 4X1.??
    Sobre o Dis não vejo a hora de instá-lo já comprei as boninas de uno/palio encomendei os cabos de silicone 8mm. So falta fazer o pedido do kit da motor spice. Olha gostaria de algumas dicas de vocês sobre como instalar o DIS. Peço o kit básico mesmo? Uma pessoa leiga como eu, sabendo so principio de funcionamento do motor instalaria?


    Grato
    E ai cara

    Vou me meter aqui na conversa do Felipe, pq sei que ele não vai ficar bravo.. Se tem um cara que manja de OHC, esse é o cara.. Verifica o numero das velas pra ter certeza.. Qt ao carburador eu não estou duvidando que o seu é a gasolina, só comentei que os carburador original não é esse.. Verifica a giclagem que esta pra ver se essa falha nao e por causa deles..

    Sobre a batida de pino.. Pegue uma subida leve, que vc normalmente subiria em uma 3 marcha tranquilo.. Tire o pe do acelerador e qd tiver quase morrendo acelere denovoo.. Nessa situação vc vai perceber se o motor vai grilar ou nao..

    Qt do DIS


    1. Resolver o problema do avanço a vacuo: sim e não


    • nao pq o DIS ainda funciona com o distribuidor e é recomendavel estarem funcionando tanto o avanço a vacuo qt ao centrifugo..
    • Mas vc tem a possibilidade desligar o avanço a vacuo e travar o distribuidor centrifigo.. Ai usar o avanço de ponto atraves do DIS, apesar disso ser desaconselhavel..


    1. Como o Sergio diz: 'a versao basica do DIS atende a maioria dos casos'.. e é verdade
    2. Qt a instalação eu diria que é "simples, mas precisa de criterios'' que tem que ser seguidos
    3. O manual qd vc adquirir o DIS, o Sergio te passa.

    Voltando ao assunto da taxa, eu so acho que mesmo um motor originalmente a alcool com uma taxa de 10:1, apesar de estar mais taxado que um com o cabeçote rebaixado (como no meu caso, que deve ta com uma taxa de quase 9:1) deve ficar otimo pra andar com a nossa gasolina de hj, sem que cause algum tipo de problema para o motor.

    [ ]´s
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