x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    256
    Agradecimentos: 0

    Proporção ideal




    Queria saber qual melhor combinação motor diferenciais eixos cambio poderia ser feita ja pensei em fazer o bf 161 alterado ou original mas trocar a relação do cambio por uma mais longa e manter 3 marchas não sei se os diferencias aceitariam ou se teria outra complicação por parte de eixo ou qualquer outra coisa e tbm poderia ser outra motorização e outras combinações alguem tem alguma ? A minha é possivel ? TENHO POR IDEIA USAR O "OBRA DE ARTE" COMO CARRO E EVENTUALMENTE UMA PRAIA DE DIFICIL ACESO UM FORA DE ESTRADA
    4X4 Brasil Razão: ACRESCENTAR O USO
    DENIS

  • #2
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    É muito dificil se chegar à configuração ideal, depende muito do tipo de uso, tamanho dos pneus, e principalmente do gosto do proprietário.
    Eu, por exemplo, tenho um jeep com motor BF 161, câmbio 4 marchas do OHC, diferencial 4.89X1 (44/9) e pneus 7.50X16. Para o meu gosto ele tem a relação muito curta, uso a 1ª e 2ª marchas apenas para sair, no restante do trajeto, no trânsito urbano, uso apenas a 3ª e 4ª marchas. Nas trilhas uso sempre 2ª e 3ª reduzidas nunca encontrei uma subida que faltasse força na 2ª reduzida, a 1ª reduzida uso somente como freio motor em descidas muito íngremes e lisas, mesmo as rampas que uso a 1ª reduzida para descer subo em 2ª reduzida com sobra de motor. Em rodovias acho a velocidade de cruzeiro muito baixa, por volta de 60 a 70 km/h eu gostaria de trocar a relação do diferencial para 4,27X1 (47/11), mas como não tenho certeza se funcionará a contento, alem de ser caro o custo do casal coroa/pinhão e muito trabalhosa a substituição, o projeto vai ficando para mais tarde.
    Fiz algumas contas e cheguei à conclusão que substituindo a relação 4.89 para 4.27 teria uma aumento na velocidade final/cruzeiro em aproximadamente 10 km/h, mas já coloquei o assunto em discussão aqui no forum e a maioria do pessoal acha que o BF 161 não teria força para levar o Jeep em 4ª marcha com a relação 4.27. Veja no tópico "Discutindo a Relação"

    Tenho um amigo que tem um Jeep com motor AP 2.0 Injetado, turbinado, com câmbio de Chevette 1.6., diferencial 4.89 e pneus 7.50X16. O Jeep anda muito bem em rodovias e nas trilhas usando a reduzida, mas no trânsito urbano, sem o uso da reduzida, ele queima um pouco de embreagem para arrancar em 1ª marcha nas subidas, acho que se ele colocasse o câmbio do Chevette 1.0 que tem a 1ª mais curta ficaria melhor. Outro problema com o câmbio do Chevette é que depois de algum tempo ele começa escapar a 3ª por causa de um problema no sistema usado para acoplar a caixa de tração, a desse meu amigo já está escapando e olha que ele usa a flange da Deep-Tec para conectar a caixa de câmbio à caixa de tração.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #3
    Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    256
    Agradecimentos: 0

    tipo de uso

    bom com disse quero usa lo como um carro normal sendo q de vez em qdo ir a uma praia de dificil acesso fazer uma o outra trilha e em numeros eu diria q existe uma configuração (relação motor cambio diferenciais etc) que fique no meio por exemplo vc dise q seu jeep é forte mas tem velocidade baixa é isso q eu quero um jeep com a melhor proporção força velçocidade eu pensei em apenas aumentar as marchas do cmabio tres marchas para melhorar acha q resulta?
    DENIS

  • #4
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Mexer no câmbio não adianta, porque tanto o câmbio 3 ou 4 marchas têm a última marcha, a 3ª no caso do 3 marchas e a 4ª no caso do 4 marchas com a relação 1:1, isto significa que para cada volta que o motor dá, o eixo cardã também dará uma volta, então em termos de velocidade final não fará diferença.
    O problema é que o motor BF 161 é um motor de baixa rotação, a potência máxima dele é em 4000 RPM. A velocidade de cruzeiro de um veículo, isto é aquela que você roda ma rodovia com conforto e economia, sem esgoelar o motor, é por volta da metade da rotação de potência máxima, então no caso do BF seria 2000 RPM, que num câmbio com relação 1:1, com diferencial 4,89:1 e pneus 7.50X16 daria por volta de 60 km/h, a meu ver muito baixa.
    Existem 3 soluções para isso.
    1ª - trocar o motor por um de rotação maior, tipo Opala 4cc, Ford OHC ou VW AP 2.0
    2ª - Trocar a relação do diferencial para uma mais longa, como expliquei no post anterior.
    3ª - trocar o câmbio por um de 5 marchas que tenha a 5ª over drive, ou seja, a relação seja inferior a 1:1, tipo o câmbio do Chevette que tem a 5ª em 0,8:1 ou seja, para cada volta do motor o cardã vai dar 1,25 voltas.

    A adptação mais simples de se fazer, mais barata e que tem dado um resultado satisfatório para a maioria do pessoal seria o motor do Opala 4cc com o câmbio 5 marchas do Chevette, pode ser o do 1.6 que é mais fácil de achar, ou o motor AP 2.0 com o câmbio 5 marchas do Chevette Jr. (1.0). Com o câmbio do Chevette 1.6 a primeira simples fica fraca para esse motor.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/06/2006
    Local
    Itajaí/SC
    Idade
    52
    Posts
    196
    Agradecimentos: 0
    Dá uma olhada no tópico que ta 2 abaixo desse: Qual o melhor conjunto para o Jeep??

    acho que fala da mesma coisa.

    abraço

  • #6
    Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    256
    Agradecimentos: 0

    olhei

    Sim rossirr eu vi o topico mas la a configuração é geral tem freios etc etc vai alem da q eu preciso q é so motor cambio diferenciais exatamente pra achar o equilibrio perfeito de força velocidade economia e até autonomia essa é a proporção q procuro entendeu robertux c pq as outras partes eu ja tenho em mente rossirr obrigado oas dois
    DENIS

  • #7
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Exatamente, a configuração que melhor atende à sua necessidade, a meu ver, são motor 4cc Opala + câmbio do Chevette 1.6 5 marchas + diferencial do Jeep após 1969, com relação 4.89:1 (9 dentes no pinhão e 44 dentes na corôa), antes de 1969 o Jeep usava a relação 8 dentes no pinhão e 43 dentes na coroa ou 5,37:1 (muito curta).
    Outra configuração boa seria motor VW AP 2.0 injetado, com turbo leve 6. ou .7, câmbio do Chevette 1.0 5 marchas e diferencial 4.89:1 do Jeep.
    Ambas as configurações lhe darão um bom desempenho na cidade, nas rodovias e nas trilhas, sem ser ótimo nem péssimo em nada, mas razoavel em tudo, inclusive no consumo.
    Se você não conseguir encontrar o câmbio do Chevette 1.0 para usar com o motor AP, você poderá colocar o do 1.6, mas nesse caso aconselho usar a relação 8:43 (5,37:1) para não ficar sem força na saída, embora perca um pouco de final nas rodovias.
    Para qualquer uma dessas adaptações você encontra bastante informação aqui no forum e flanges prontas no mercado.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #8
    Usuário Avatar de DCD
    Entrada
    11/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    256
    Agradecimentos: 0

    Numeros

    Sabe me falar em numeros velocidade cruzeiro economia autonomia força etc ???? O obra de arte é 69 sabe se é 9/44 ? Como vejo isso sabe me falar???
    DENIS

  • #9
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Se não me engano, não. 44/9 só após 1970. Para ver, só sei contando os dentes da coroa e pinhão.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,797
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por DCD Ver Post
    Sabe me falar em numeros velocidade cruzeiro economia autonomia força etc ???? O obra de arte é 69 sabe se é 9/44 ? Como vejo isso sabe me falar???
    Meu amigo usa AP2.0, com cambio da F1000 5marchas, o famoso CL2205... pneus 33 e relação 9x44... cara ele só colocou platô de ceramica... mais nada... O Jeep tem uma boa saida... Não vi essa necessidade de turbinar, ou trocar a relação...

    Qdo o motor do meu Jeep não era mexido, o meu AP andava com cambio da C20, pneus 35 e relação 8x43... ia normal... nada de ficar fraco... isso acho q é mito de alguns...

    em minha humilde opnião...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,797
    Agradecimentos: 10
    Ah com relação a velocidade de cruzeiro...
    Bom do meu jeep é de 90 a 110km/h...

    O consumo na estrada é de 7,5km/l no alcool, nesta velocidade...
    Acho q não está tão ruim...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #12
    Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    66
    Posts
    1,226
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Meu amigo usa AP2.0, com cambio da F1000 5marchas, o famoso CL2205... pneus 33 e relação 9x44... cara ele só colocou platô de ceramica... mais nada... O Jeep tem uma boa saida... Não vi essa necessidade de turbinar, ou trocar a relação...

    Qdo o motor do meu Jeep não era mexido, o meu AP andava com cambio da C20, pneus 35 e relação 8x43... ia normal... nada de ficar fraco... isso acho q é mito de alguns...

    em minha humilde opnião...

    [s]
    Outro dia meu amigo teve um problema com o turbo e tirou para revisar, ficou alguns dias andando sem o turbo, realmente no uso normal ele sai sem problemas, mas em uma subida mais íngreme que tem aqui em Pira, ele precisou soltar de ré na decida até um local mais plano um pouco e embalar o jeep. Se você morar em Rio Claro ou em Brasilia realmente não terá problemas, mas se morar na região de Monte Verde por exemplo, acho que vc terá que andar com a reduzida constantemente engatada, a não ser que vc convença o motor que essa história é mito e que ele tem a força necessária para sair na subida, quem sabe...

    Veja bem, seu jeep tinha relação curta, 8:43, eu disse que fica fraca com a longa 9:44, inclusive indiquei para ele colocar relação 8:43 se for colocar o câmbio do Chevette 1.6, outra coisa a relação da 1ª nos câmbios da F1000 (CL2205) e da D20 (260F), são bem mais curtas que a do Chevette 1.6, então com a 1ª curta e diferencial curto não precisa turbinar mesmo. Você só confirmou o que eu havia dito anteriormente.

    Se ele andava bem, por que o supercharge?

    Eu tenho um outro amigo que tem um com AP 1.8 e câmbio de Chevette 4 marchas, o Jeep anda, mas dizer que é excelente... Até 1958 o CJ5 usava o motor Hurricane de 4 cc que também andava mas prova de que faltava motor é que a Willys substituiu pelo 6cc. Não que eu esteja querendo comparar o AP com o Hurricane, longe disso , mas a curva de torque do AP não é adquada ao Jeep, pra ficar ótimo precisa de um empurrão, como um blower por exemplo.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade