Eu, por exemplo, tenho um jeep com motor BF 161, câmbio 4 marchas do OHC, diferencial 4.89X1 (44/9) e pneus 7.50X16. Para o meu gosto ele tem a relação muito curta, uso a 1ª e 2ª marchas apenas para sair, no restante do trajeto, no trânsito urbano, uso apenas a 3ª e 4ª marchas. Nas trilhas uso sempre 2ª e 3ª reduzidas nunca encontrei uma subida que faltasse força na 2ª reduzida, a 1ª reduzida uso somente como freio motor em descidas muito íngremes e lisas, mesmo as rampas que uso a 1ª reduzida para descer subo em 2ª reduzida com sobra de motor. Em rodovias acho a velocidade de cruzeiro muito baixa, por volta de 60 a 70 km/h eu gostaria de trocar a relação do diferencial para 4,27X1 (47/11), mas como não tenho certeza se funcionará a contento, alem de ser caro o custo do casal coroa/pinhão e muito trabalhosa a substituição, o projeto vai ficando para mais tarde.
Fiz algumas contas e cheguei à conclusão que substituindo a relação 4.89 para 4.27 teria uma aumento na velocidade final/cruzeiro em aproximadamente 10 km/h, mas já coloquei o assunto em discussão aqui no forum e a maioria do pessoal acha que o BF 161 não teria força para levar o Jeep em 4ª marcha com a relação 4.27. Veja no tópico "Discutindo a Relação"
Tenho um amigo que tem um Jeep com motor AP 2.0 Injetado, turbinado, com câmbio de Chevette 1.6., diferencial 4.89 e pneus 7.50X16. O Jeep anda muito bem em rodovias e nas trilhas usando a reduzida, mas no trânsito urbano, sem o uso da reduzida, ele queima um pouco de embreagem para arrancar em 1ª marcha nas subidas, acho que se ele colocasse o câmbio do Chevette 1.0 que tem a 1ª mais curta ficaria melhor. Outro problema com o câmbio do Chevette é que depois de algum tempo ele começa escapar a 3ª por causa de um problema no sistema usado para acoplar a caixa de tração, a desse meu amigo já está escapando e olha que ele usa a flange da Deep-Tec para conectar a caixa de câmbio à caixa de tração.