x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2

Sobre o motor 4 cilindros do Opala : 153, 151, 151S ou 2500

Bom dia prezados ! andei procurando alguma informação sobre motor de Opala aqui no fórum e, vez por outra surgem dúvidas sobre as diversas versões do 4 cilindros, se é 2500, 151, 151S ou 153 . . . dei uma pesquisada na 4 Rodas e o ano da transição foi de 73 para 74, bem como o surgimento do SS4, assim coletei os dados abaixo, espero que seja útil e um abraço !

Motor Opala 73 : Chamado 2500 ( 153pol³)
    Diâmetro x Curso : 98,4 X 82,5
    Cilindrada : 2507 CC
    Taxa de compressão 7,0 X 1
    Potencia : 80HP ( SAE ) @ 3800RPM
    Torque : 18Kgm @ 2600RPM
    Coletor de ferro
    Carburador : Simples

Motor Opala 74 : Chamado 151
    Diâmetro x Curso : 101,6 X 76,2
    Cilindrada : 2474 CC
    Potencia : 94HP ( SAE ) @ 4400RPM
    Torque : 18Kgm @ 3000RPM
    Coletor de ferro
    Carburador : Simples

Motor Opala SS 74 : Chamado 151S
    Diâmetro x Curso : 101,6 X 76,2
    Cilindrada : 2474 CC
    Potencia : 98CV ( SAE ) @ 4800RPM
    Torque : 19,8Kgm @ 2600RPM
    Coletor de alumínio com entradas individuais para os cilindros
    Carburador : Duplo 446

A GM passou a indicar a potencia em cavalos pelo método SAE – acho que foi uma questão de marketing - pois resulta em um numero maior.

Jacimar,

tem uma história das cores que a GM pintou os motores, para fazer essa diferenciação. o problema é que cada um pode pintar esse motor com outra cor.

minha pergunta é: existe uma forma de identificar esses motores? eu não sei qual o ano do motor que tá no meu CJ. é carburador simples, então pela tua descrição ou é 2500 ou 151.

semana passada, abri a tampa (acho que é esse o nome), 2 parafusos de um lado e 3 do outro), a peça mais de cima do motor, e encontrei uma inscrição "GM S", em alto relevo. significa alguma coisa?

obrigado,

Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Jacimar,

tem uma história das cores que a GM pintou os motores, para fazer essa diferenciação. o problema é que cada um pode pintar esse motor com outra cor.

minha pergunta é: existe uma forma de identificar esses motores? eu não sei qual o ano do motor que tá no meu CJ. é carburador simples, então pela tua descrição ou é 2500 ou 151.

semana passada, abri a tampa (acho que é esse o nome), 2 parafusos de um lado e 3 do outro), a peça mais de cima do motor, e encontrei uma inscrição "GM S", em alto relevo. significa alguma coisa?

obrigado,

Eduardo
    Bom dia prezado ! com relação as cores realmente é complicado, acho que a única maneira de você ter certeza é medindo o diametro ou curso do pistão . . . mas na realidade é mais por curiosidade, não é ? porque na prática não faz tanta diferença assim . . . eu tive um SS4 79 e infelizmente não lembro a cor . . . no seu caso, levando em conta que o 153 só foi produzido até 73 é mais provável que seja um 151, procurei fotos deles mas não achei do 153, só do 151 ( motor azul/ano 74 ) e 151S ( motor verde/ano 77 ) um abraço !

Em tempo : Puxando da memória eu acho que o 153 era vermelho, lembro de uma história que os mecânicos falavam " ah o motor azul é melhor que o vermelho " na época era criança mas isso marcou ! outro abraço !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sobre o motor 4 cilindros do Opala : 153, 151, 151S ou 2500-motor-151-azul.jpg   Sobre o motor 4 cilindros do Opala : 153, 151, 151S ou 2500-motor-151s-verde.jpg   Sobre o motor 4 cilindros do Opala : 153, 151, 151S ou 2500-desempenho-ss4.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Complemento da resposta

Jacimar,

sim, é curiosidade, mas também informação. já pensou algum entendido em opala perguntar e eu não saber responder? o cara pensa "porra, o cara nem sabe o que tem na mão...".

obrigado, vou tentar encontrar mais alguma informação no próprio motor. o dia que retirá-lo, aí sim eu imagino que consiga descobrir alguma coisa a mais.

Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

Usuário
    Entrada
    08/04/2010
    Agradecimentos: 0

aí sim...

complementou o tópico discutido anteriormente com bastante informação relevante.........
    geovana todeschini

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem