x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Dúvida: Bomba de aceleração no carburador do BF161?

Pessoal,

Tenho uma dúvida no carburador do Jeep que não tá me deixando dormir.

É o seguinte: a marcha lenta funciona redondinha. E andando, com a rotação um pouco mais alta que a marcha lenta, ele também funciona legal, responde nas acelerações e tudo mais. O grande problema é na transição da marcha lenta pro regime normal. Quando eu começo a pisar, o motor primeiro dá uma engasgada e depois estabiliza. O problema surgiu após trocar o carburador por um recondionado.

Sempre achei que fosse o injetor ou gigle entupido, mas agora desmontando o carburador pela décima vez fiquei com uma dúvida numa peça cumprida fixada na tampa do carburador, o ÊMBOLO A VÁCUO (peça 4 do manual Willys ou 8 do Magnetti Marelli).

Pelo o que eu entendi é um êmbolo que trabalha conforme o vácuo da base do carburador e que quando a borboleta é aberta, ele, de algum jeito que eu não faço idéia, sente a queda de pressão e o carburador injeta mais gasolina. Será que é isso? Alguém confirma?

Já pesquisei bastante e o que eu percebi é que no corpo deveria estar uma peça que complementa o sistema, o GRAMPO DO ÊMBOLO DA BOMBA DE ACELERAÇÃO (peça 17 do Willys), na peça 13 da figura Magnetti Marelli dá pra perceber melhor porque as duas estão juntas. Será?

O problema é que no meu carburador o lugar onde eu suponho que deveria estar o grampo está tampado. Tirei uma foto e circulei pra vocês terem uma idéia.

Minhas dúvidas são: 1 - Será que o corpo é de um carburador de outro carro e não do Jeep? 2 - Ou será que falta mais alguma peça? 3 - Alguém pode me explicar como funciona esse sistema do êmbolo?

Consegui uma foto de um carburador em que o corpo é diferente do meu, inclusive com um furo a mais no fundo da cuba. Foto 3.

As duas últimas fotos são do meu carburador.

O motor é o 6 cilindros Willys.

Agradeço de antemão qualquer ajuda que puderem me dar pra desvendar esse problema.

Abraço,
    Humberto
    Band 93
    Willys 66
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -carburador-weber-228.213.02.jpg   -dfv.jpg   -img2.jpg   -s7301514.jpg   -s7301509.jpg  

Humberto, já fucei nesta peça e cheguei a conclusão que este embolo é um economizador de combustível. Tem um dos orifícios do carburador (deve ser no pé dele) que se vc fizer vácuo, ele pucha este êmbolo e tranca a passagem de gasolina do giclê principal.
    Portanto quando o vácuo é alto, em uma desaceleração forte, o embolo fecha a passagem de combustível para economizar gasosa.

A questão da engasgada, vc tentou acelerar bem devagar para ver se ela desaparece? Se desaparecer, é muito provável que o pistonete está bixado, mesmo sendo novo. Já peguei diversos pistonetes ruins, mesmo novos.

Olha também, dentro do carburador se quando vc acelera rápido com o motor desligado, a bengalinha dá uma boa mijada parelha de combustível.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5

injetor

Bom, concordo com o Rafaminc que o embolo é um economizador, se o carburador é recondicionado, eu iria reclamar, vão te dizer que não precisa, que é bobagem, mas creio que quem bolou um carburador sabia muito mais que os nó cego que lavam carburador e acham que ficou muito melhor, cobram caro por isto e na verdade pouco fizeram.
    Minha sigestão é tirar o tampão que iniquei na tua foto.....o pistão injetor de couro, vai se desgastando com o passar das decadas....todos os fiapinhos de couro vão para o injetor, que da a tal mijadinha quando voce acelera forte e rapido.
    Tirando o tampão com amor, deve ter uma telinha metalica de uns 2 mm ali dentro....com uma pinça pontudo, voce tira a telinha e limpa ela em um copo com gasolina, não pegue ele não mão que a infeliz desmancha !
    monta de volta o tampão, o ideal seria catar um novo para vedar bem, senão fica chorando gasolina por ali.
    Feito isto ja deve melhorar muito a arrancada
    Imagens Anexas -carb.jpg 

Esta engasgado é o inferno na minha vida...engasga tanto que não tem força pra subir a rampinha da garagem...Já não sei mais o que fazer...
    Já abri, já troquei....já quase pus fogo...
    Agora vou levar em um Kra que me recomendaram em Osasco...Pardal Carburadores...alguém conhece???

abço,

P.S - Esqueci...Aquilo que está marcado como bomba de Vácuo, na foto em que vc. tirou, não é a bóia????

Admiro o conhecimento dos colegas...
    Quer dizer então que o carburador original tem um economizador ?
    Bom saber disso.
    Agora... imaginem se não tivesse !!!

Será que o do meu carburador está funcionando ?

Abraços.

Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Humberto ,

Pelo que vc esta narrando, parece que seu carburador, esta " injetando" mais combustivel que o necessario, para sair de lenta para alta ( Aceleração) . Ja com o motor em rotação ( sem ser lenta) ele não engasga hora nenhuma ? Se não engasga, tudo ( não é 100%) mais indica excesso de gasolina quando acelera... ae vc pode diminuir o deslocamento deste pistão de couro . Como, simples ele deve ter umas arruelas peguenas entre a "cupilha" (nome da peça que trava o eixo na haste de acionamento) se tiver duas arruelas, vc tira uma monta e experimenta, se houver alguma melhora , tire a outra e experimente. Agora isso também pode ser um monte de outras coisas.. Ai te pergunto este problema dava antes de trocar o carburador ou começou apos trocar ele ? Da uma pista, pois pode ser outra coisa...

Abcs

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Humberto, vc disse que "ele engasga e depois estabiliza", certo? Sintoma de excesso de gasolina na cuba. Veja se a boia e o pistonete não estão enroscando. A boia pode enroscar depois que vc fecha a cuba. Tente identificar se não ocorre isso.

O carburador é um mistério para os mecânicos atuais, e os antigos não necessariamente conheciam todas as artimanhas. Detalhes como esses que estão sendo discutidos aqui... eu nunca ouvi de nenhum mechânico mundo a fora. E o pior é que a influência no consumo e no desempenho é das mais importantes. Eu gostaria de conhecer um roteiro de teste - checklist - de todas as funcionalidades de um carburador de Jeep.

Alguém tem conhecimento de material desse nível ?

Abraços...

Pessoal, muito obrigado pela ajuda.

Rafaminc, você está 100% certo na descrição do sistema. Acabei achando no manual do mecânico exatamente o que você disse. Tá aqui pra quem quiser dar uma olhada: http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina60.jpg .
    O pistonete é aquele bastão cheio de furos, não é? O meu parece novo, mas como posso identificar se ele não está bom?

edgar, pior que faz uns três anos que eu comprei no Josewal 4x4, acho que nem compensa reclamar agora. Mas fica aqui a deixa para a confiabilidade da loja.
    Sempre que eu abro o carburador pra limpar, esse sisteminha de injeção tá entupido. Sempre. Eu ando muito pouco, então a gasolina engoma ou sai ferrugem de algum lugar. Eu normalmente tiro aquela peça que parece um rebite e limpo com arrame de fogão o canal por onde sai a gasolina. Uma coisa que eu nunca reparei é nessa telinha. Vou desmontar de novo pra ver se acho. Talvez não tenha e por isso sempre entope.

matrakaum, não conheço a Pardal, mas se você for lá e achar que o pessoal é de confiança, me avise, por favor. Acabei escrevendo em cima da bóia, mas era pra ter um círculo na bomba de aceleração.

Alex63, é isso mesmo. O único problema é na mudança de marcha lenta pra regime normal. Posso acelerar rápido eu devagar que ele engasga. Acho que não é excesso ou falta de combustível porque acontece tanto com o injetor funcionando e com ele entopido também. Não tinha me atentado pra essa regulagem no curso do injetor. Pior que o problema começou exatamente quando eu troquei o carburador. Agora pode ser que o carburador antigo tinha os gigles maiores que mascaravam o problema. Mas eu acho que é o carburador mesmo. Se não, o que mais pode ser pra falhar numa rotação tão específica? Troquei o avanço a vacuo achando que era isso, mas não resolveu.

Flaibam, vou ver se a bóia tá enroscando. Já tinha trocado a bóia e regulado a altura algumas vezes, mas é uma possibilidade.

Julinot, alguns livros de mecânica "antiga" tem o funcionamento básico dos carburadores. Mas o manual willys explica direitinho cada circuito. Dá uma olhada na parte de alimentação.
    http://ruralwillys.tripod.com/mecani...cemecanico.htm

A conclusão que eu cheguei é que meu carburador não é de jeep, mas de um dos muitos carros que usavam o dfv228. Uma pena. Agora vou ter que tentar arrumar um corpo do carburador de jeep.

Mais uma vez, muito obrigado pela força.

Abraço,
    Humberto
    Band93
    Willys66

Humberto, sua ignição é original ainda? Não está usando uma assistida? Vc já descartou os problemas que podem ocorrer na parte elétrica (ponto, cabos de vela, velas, tampa do distribuidor, rotor, platinado e condensador)? Combustível muito adulterado...

Tenta observar o funcionamento do motor com o carburador sem o filtro de ar, fechando gradativamente o bocal com a mão, dando rápidas aceleradas para ver se melhora ou piora.
    No distribuidor faz uma marca com uma caneta ou punção entre a carcaça dele e o motor (para poder voltar a posição original depois), e vai girando lentamente o mesmo no sentido horário e antihorário dando rápidas aceleradas para ver se a falha não é regulagem do ponto.

Não vejo muito problema nestes carburadores antigos. Se a bóia está funcionando bem, o giclê principal está na medida e o injetor esguichando bem, não pode falhar tanto por causa do carburador.

Vai uma idéia..não sei se é bom mas é apenas uma idéia.
    A gente podia se reunir para ter uma aula de carburadores com alguém que entende do assunto...aí cada um poderia levar o seu e aprender com as mãos na massa...
    O que acham????

abço,

Usuário
    Entrada
    24/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Checa na seguinte sequencia. Velas (Estado e abertura), Ponto 6/7° APMS, Avanço a vácuo, cabos. Com relação ao pistonete " Acredito" que vcs se referem ao gigle misturador... olha, não acredito que seja ele não... e tão pouco boia... No manual do mecanico do Jeep , ensina a fazer umgabarito para " gabaritar o conjunto boia / estilete" vale a pena fazer , pois ajuda a deixar no padrão. Agora como este carburador foi recondicionado, vai saber o que fizeram nele... mais de qualquer forma acredito que o problema esta relacionado com a " injeção rápida de combustível" ou seja, Pistão, esfera de retenção, injetor!

Com relação ao ferrugem, estranho pois so o pé deste carburadpor é de ferro, sera que seu tanque de combustível não esta enferrujado e seu filtro de gasolina ja foi ??? Olha bomba blindada enferruja tbm... se vc ainda não tem colocque um filtro de combustível antes da bomba de gasoilna e um depois, isopt elimina muitops problemas. o antes da bomda, nao deixa a ferrugem chegar na bomba bem como outras sugeiras o depois da bomba evita que qq coisa que saia da bomba va para o carburador....

Não esqueça de postar os resultados, pois isto ajuda a todos.
    Carburador em si é muito simples, o que falta são gabaritos e peças adequadas...

Abcs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem