x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Question Reles!!!! Em que Usar????

PessoALL!!

Estou pretendendo dar uma atenção à parte elétrica do meu CJ5.

Gostaria de saber em que é necessário rele, pois só achei 3 no meu CJ. Seta (lógico), Limpador de parabrisas (sei lá?!?!?!), outro sei lá do que.

Como podem ver, estou tentando descobrir de onde para onde vem os fios e para que sõa os reles e quais estão faltando.

Onde precisa? Seta (OK), farol alto?, farol de milha? ????
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

Usuário Avatar de Flaibam
    Entrada
    24/08/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    PessoALL!!

Estou pretendendo dar uma atenção à parte elétrica do meu CJ5.

Gostaria de saber em que é necessário rele, pois só achei 3 no meu CJ. Seta (lógico), Limpador de parabrisas (sei lá?!?!?!), outro sei lá do que.

Como podem ver, estou tentando descobrir de onde para onde vem os fios e para que sõa os reles e quais estão faltando.

Onde precisa? Seta (OK), farol alto?, farol de milha? ????
    O relè do farol é ligado no alternador....já o das milhas, são separados. Se o seu farol for especial, o relè também é especial e o cabeamento tem que ser anti-chamas.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

Você vai precisar relês somente onde as chaves não suportam a amperagem do equipamento. Por exemplo, colocar lâmpadas de 100W, guincho elétrico, bomba de gasolina elétrica, buzinas, etc...

Para saber qual a carga que sua chave suporta faça o cálculo.

Ex.
    Dois faróis de milha com 100 Watts cada + 5 W em cada sinaleira = 220 W.

Pela fórmula Potência = Voltagem x Amperagem você terá:

220 = 12 x A
    A = 220/12
    A = 18.3 Ampéres

Como normalmente as chaves comerciais para painel trabalham entre 10A e 15A (procura a indicação na carcaça dela), se você ligar o circuito acima direto vai fritar a chave, portanto tem que colocar um relê maior para suportar toda a corrente. Use sempre relês um pouco maiores para dar uma folga.
    Os demais relês como pisca, temporizador do limpador são desenvolvidos somente para aquela aplicação.
    Outro detalhe importante é sobre a bitola do fio a ser usado na instalação. Para isso tem tabelas AWG onde vc pode dimensionar um fio adequado para a carga consumida.

Ex:
    +- 15A - Fio 1,5mm
    +- 21A - Fio 2,5mm
    +- 28A - Fio 4mm
    +- 36A - Fio 6mm
    +- 50A - Fio 10mm
    ...

Abçs

Então, na prática, posso usar relê para qualquer coisa e devo utilizar para as coisas que demandam grande potência (ou amperagem).

É isso?
    Pajero Sport V6 -

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Então, na prática, posso usar relê para qualquer coisa e devo utilizar para as coisas que demandam grande potência (ou amperagem).

É isso?
    Sim!

Reformei um carro antigo aqui que só tinha os reles de pisca, mais nada.
    coloquei rele em tudo que puxa mais energia, farol, milha, ventoinha eletrica e outras coisas que num tô lembrando agora.
    Tbém num tinha fusivel pra quase nada na caixa original, coloquei fusivel pra tudo agora.

Beleza!!!

Mais uma: 1 relê para cada coisa ou pode ser usado para mais de uma.

Acredito que dependa da potencia do que for ligado e do relê. É isso?
    Pajero Sport V6 -

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    um rele pra cada coisa

Beleza!!!

Mais uma: 1 relê para cada coisa ou pode ser usado para mais de uma.

Acredito que dependa da potencia do que for ligado e do relê. É isso?
    Rctorrezam, só um lembrete, se vc faz trilha e gosta de jogar o jeep num banhado, utilize o mínimo possível de relês, pois se molhar e entrar sujeira, vai pro pau.

Usuário
    Entrada
    14/12/2007
    Local
    FEIRA DE SANTANA/BA
    Agradecimentos: 0

Rele

Citação Postado originalmente por dodger Ver Post
    um rele pra cada coisa
    tenhos farol de milha e esta super fraco as luzes acredito que se eu colocar um desse resolveria o problema

Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por coloma Ver Post
    tenhos farol de milha e esta super fraco as luzes acredito que se eu colocar um desse resolveria o problema
    Olá, recentemente reformei a instalação elétrica do meu CJ, onde diz respeito iluminação, então por zelo, elaborei uma caixa de fusíveis e fiz toda a instalação em casa mesmo. Utilizei, 5 relés: 1 para farol baixo, 1 para farol alto, 1 para farol auxiliar (farol de milha), (utilizando lâmpadas de 90/100W) e 100W para auxiliar, 1 relé para pisca e 1 relé para o eletroventilador, resolvido. Mas fusíveis coloquei acho que demais da conta... mas está tudo ok!
    Qualquer coisa dá uma visitada lá no tópico: Caixa de fusíveis que lá está islustrando tudo como fiz!

Abraços e espero ter ajudado em alguma coisa!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

Desativado
    Entrada
    05/12/2006
    Agradecimento: 1
    Jipe/jeep, de trilhas ou submarinos , use o minimo possivel de relés e os mantenha bem protegidos da àgua, caso contrario vai ser muita dôr de cabeça.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem