x
Convex Datacenter
Página 16 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 67891011121314151617 ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 198
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Olá Fabricio...

Realmente fazer as coisas em casa não é fácil, provalvelmente este foi o trabalho mais dificil e complexo que já fiz no meu Jeep, e isto que já troquei em casa, motor, cambio, freios, carroceria, molas, diferenciais, direção... Agora refazer uma suspensão do zero, foi o mais complicado até hj, provavelmente nunca mais faça algo assim...

Bom o que fiz no meu Jeep até agora... para instalar estas molas

- Medir e desenhar os suportes dianteiros
    - Tornear os olhais, para a nova posição dos jumelos e furar os novos pontos
    - Cortar o chassi a partir da travessa do radiador em diante
    - Corte e dobra de chapa para as novas longarinas, e nova travessa na frente do local do parachoque
    - Corte e dobra novo suporte da caixa de direção da S10 (foi removida devido o corte do antigo chassi)
    - Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20
    - Novos grampos e bases inferiores de molas, incluindo corte e dobra de chapas
    - Remoção das bases do eixo, para correção de posição de caster e molas (caster estava em 0)
    - Reposicionamento do parachoque dianteiro, claro já que o chassi foi alongado
    - Refurar o pino mestre das molas, já que as molas da Blazer não fica no centro, pensa em um aço duro de furar... Agora pensa em algo mais duro ainda...
    - Sem contabilizar, compras de parafusos, serras copos (43mm e 22mm)

Terminei de fazer o reforço da direção hj... Semana que vem começo a instalar as molas do lado esquerdo, aí vou alugar uma MIG e soldar tudo para finalizar

Aliás o Jeep será que suporta um caster de 4 ou 5 graus??? Ou melhor a cruzeta do cardan dianteiro?

[s]
    Olá Thiago!

Primeiramente gostaria de agradecer a forma como descreveu a execução dos serviços até agora, tudo muito bem explicado e de forma bem didática, para podermos acompanhar todos os detalhes!

Ao ler o seu Post, (acima) quando falou em novos suportes para os eixos (suportes fixos) eu já estava pensando na definição do "novo" caster, e sem dúvida é a questão mais importante a ser definida para não ter dor de cabeça depois!

Já lí relatos aqui no fórum de colegas que alteraram de alguma forma a suspensão dianteira (SPOA) sem rotacionar o munhão, e o Jeep ficou extremamente instável "focinhando como uma patrola" ao mínimo giro do volante.

No seu caso, tudo está sendo feito com muito critério, inclusive a medição correta do caster o que é muito bom, repito, para não ter problemas mais tarde e ter que refazer todo o trabalho, já pensou .

Bom, pelo que entendi, caster positivo é quando os "braços" do munhão apontam para cima e negativo quando apontam para baixo, me corrija se estiver errado!

Existem dois caminhos: deixar o diferencial perfeitamente alinhado com o cardã, rotacionando-se os munhões logo de cara, respeitando-se assim o angulo de 3" positivo do caster; ou montar tudo fixando "provisoriamente" e apenas com pontos de solda os suportes de molas fixos do diferencial respeitando-se o caster e ver se a cruzeta não trabalha muito estrangulada!, se ocorrer a quebra, poderá ainda ser utilizada uma uma junta CV.

Eu particularmente no momento seguiria a segunda opção, pois existem, como sempre, muitas variáveis como altura dos suportes fixos, altura dos jumelos, centralização do pino de centro nas molas de Blazer Etc... Este é apenas um palpite, na minha humilde opinião de quem está apenas acompanhando de longe a adaptação, outros colegas mais experientes podem contribuir de melhor forma.

A propósito eu utilizo a mesma caixa de direção que você, com pneus 33" e um simples amortecedor de direção de Kombi há 6 anos e nunca tive problemas, você mencionou o "Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20", estes amortecedores não forçariam em demasia a caixa de direção, parafusos, chapas de fixação e até a bomba da D.H.?, ou são reamente necessárias para uso extremo em trilhas?

Abraço!

Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Olá Thiago!

Primeiramente gostaria de agradecer a forma como descreveu a execução dos serviços até agora, tudo muito bem explicado e de forma bem didática, para podermos acompanhar todos os detalhes!

Ao ler o seu Post, (acima) quando falou em novos suportes para os eixos (suportes fixos) eu já estava pensando na definição do "novo" caster, e sem dúvida é a questão mais importante a ser definida para não ter dor de cabeça depois!

Já lí relatos aqui no fórum de colegas que alteraram de alguma forma a suspensão dianteira (SPOA) sem rotacionar o munhão, e o Jeep ficou extremamente instável "focinhando como uma patrola" ao mínimo giro do volante.

No seu caso, tudo está sendo feito com muito critério, inclusive a medição correta do caster o que é muito bom, repito, para não ter problemas mais tarde e ter que refazer todo o trabalho, já pensou .

Bom, pelo que entendi, caster positivo é quando os "braços" do munhão apontam para cima e negativo quando apontam para baixo, me corrija se estiver errado!

Existem dois caminhos: deixar o diferencial perfeitamente alinhado com o cardã, rotacionando-se os munhões logo de cara, respeitando-se assim o angulo de 3" positivo do caster; ou montar tudo fixando "provisoriamente" e apenas com pontos de solda os suportes de molas fixos do diferencial respeitando-se o caster e ver se a cruzeta não trabalha muito estrangulada!, se ocorrer a quebra, poderá ainda ser utilizada uma uma junta CV.

Eu particularmente no momento seguiria a segunda opção, pois existem, como sempre, muitas variáveis como altura dos suportes fixos, altura dos jumelos, centralização do pino de centro nas molas de Blazer Etc... Este é apenas um palpite, na minha humilde opinião de quem está apenas acompanhando de longe a adaptação, outros colegas mais experientes podem contribuir de melhor forma.

A propósito eu utilizo a mesma caixa de direção que você, com pneus 33" e um simples amortecedor de direção de Kombi há 6 anos e nunca tive problemas, você mencionou o "Desenvolvimento de amortecedor de direção duplo com amortecedores de D20", estes amortecedores não forçariam em demasia a caixa de direção, parafusos, chapas de fixação e até a bomba da D.H.?, ou são reamente necessárias para uso extremo em trilhas?

Abraço!
    Valeu Fabricio

Realmente como não tinha nada pronto no Fórum, decidi encarar o trampo, e que trampo...
    Bom, na época, o cáster do meu Jeep estava completamete fora de medida, era 0, ou seja, o volante não voltava para o centro com facilidade, e sentia muito o impacto na direção... Não somente pelo cáster incorreto, mas tbm as buchas dos Jumelos, eram de AÇO MACIÇO, detalhe, descobri somente agora, o trabalho foi realizado por uma oficina aqui, não vou citar o nome, pq não convém... O que pedi para eles foi, justamente, trocar as buchas dos jumelos dianteiros, e acertar o cáster... já que eu não tinha conhecimento de como fazer. Enfim...

Eu não tinha problema de Shimmy, então... é cortar as bases do eixo e girar o diferencial. Os braços vão apontar para cima no caster positivo... eu estou usando um ângulo magnético, sobre o toquinho do munhão para fazer isto é melhor e o mais correto a se fazer do que querer usar os braços do munhão.

Hj eu girei o eixo 5º para ver como iria ficar a cruzeta... E parece que fica bom ainda... Vantagem em ter alongado o entre eixos, vou ainda analizar um pouco mais ainda, mas pelo visto consigo algo nesta posição.

O amortecedor de direção, no meu caso não é para Shimmy, o amortecedor de direção não serve só para isto, andei pesquisando, bom primeiro de usar de D20, claro por causa do peso próximo com o do Jeep, dois amortecedores, claro é para compensar o diâmetro dos pneus em relação a D20. Amortecedor de direção não só alivia o impacto dos pneus no sistema de direção, mas alivia os outros componentes do eixo, rolamentos, mangas, rolamentos do munhão (toquinhos), vc tbm reduz mais ainda as correções do Jeep na estrada... e tbm em trilhas... Não força outros componentes, não é novidade, pessoal nos EUA usa muito em F250, Dodge Ram, etc... pickups grandes, tbm já vi em alguns Wranglers JK E TJ... Como lá tem kits prontos, aqui estou fazendo, já fiz um molde básico, e já fiz um projeto meio que finalizado... só falta testar...

[s]
    4X4 Brasil
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Valeu Fabricio

Realmente como não tinha nada pronto no Fórum, decidi encarar o trampo, e que trampo...
    Bom, na época, o cáster do meu Jeep estava completamete fora de medida, era 0, ou seja, o volante não voltava para o centro com facilidade, e sentia muito o impacto na direção... Não somente pelo cáster incorreto, mas tbm as buchas dos Jumelos, eram de AÇO MACIÇO, detalhe, descobri somente agora, o trabalho foi realizado por uma oficina aqui, não vou citar o nome, pq não convém... O que pedi para eles foi, justamente, trocar as buchas dos jumelos dianteiros, e acertar o cáster... já que eu não tinha conhecimento de como fazer. Enfim...

Eu não tinha problema de Shimmy, então... é cortar as bases do eixo e girar o diferencial. Os braços vão apontar para cima no caster positivo... eu estou usando um ângulo magnético, sobre o toquinho do munhão para fazer isto é melhor e o mais correto a se fazer do que querer usar os braços do munhão.

Hj eu girei o eixo 5º para ver como iria ficar a cruzeta... E parece que fica bom ainda... Vantagem em ter alongado o entre eixos, vou ainda analizar um pouco mais ainda, mas pelo visto consigo algo nesta posição.

O amortecedor de direção, no meu caso não é para Shimmy, o amortecedor de direção não serve só para isto, andei pesquisando, bom primeiro de usar de D20, claro por causa do peso próximo com o do Jeep, dois amortecedores, claro é para compensar o diâmetro dos pneus em relação a D20. Amortecedor de direção não só alivia o impacto dos pneus no sistema de direção, mas alivia os outros componentes do eixo, rolamentos, mangas, rolamentos do munhão (toquinhos), vc tbm reduz mais ainda as correções do Jeep na estrada... e tbm em trilhas... Não força outros componentes, não é novidade, pessoal nos EUA usa muito em F250, Dodge Ram, etc... pickups grandes, tbm já vi em alguns Wranglers JK E TJ... Como lá tem kits prontos, aqui estou fazendo, já fiz um molde básico, e já fiz um projeto meio que finalizado... só falta testar...

[s]

Eu fiz um suporte pra amortecedor duplo tmb, até postei no forum, porem usei amortecedor da f-250 e não coube dois, coube apenas um. Era pra ter usado o da D20, creio q cabem dois. Ainda mais no seu caso q usa histeer, tem mais espaço livre.
    Acompanhando aki, e esperando os resultados/fotos!

Abraços

Usuário Avatar de squinzani
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Cascavel/PR
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post

Eu fiz um suporte pra amortecedor duplo tmb, até postei no forum, porem usei amortecedor da f-250 e não coube dois, coube apenas um. Era pra ter usado o da D20, creio q cabem dois. Ainda mais no seu caso q usa histeer, tem mais espaço livre.

Abraços

tem fotos do suporte e da instalação ?
    Jeep Willys CJ5 1971 - BF-161 + Cambio 3M Original

Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por squinzani Ver Post
    tem fotos do suporte e da instalação ?
    Iaew Andeson, blz?

Tem umas fotos nesse tópico aki ooh
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ml#post2284938

Abaraços

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por Ian Jeep Ver Post

Abraços
    Ian Vc tem as medidas aberto e fechado desse amortecedor?

[s]

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP

Exemplo do pq 2 amortecedores...

[s]

Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Beleza Thiago!

Estou ancioso para ver como vai ficar esta suspensão dianteira com molas de Blazer, que bom que não vai precisar "dar um giro nos munhões" já economiza umas latinhas com o torneiro!

Não é complicado adaptar amortecedor de direção no CJ, existem "modelos" aqui no fórum para todos os gostos, todos de forma muito funcional e de instalação simples. No meu Jeep eu fiz um kit, um olhal do amortecedor era preso por um grampo na tubeira do diferencial, e o outro olhal na barra de direção que liga um munhão ao outro, mas depois de um tempo esta "barra" começou a querer girar com o movimento de esterçamento, mesmo reapertando várias vezes o parafuso do terminal .

Por fim fiz algo bem simples, soldei uma chapa em L do lado esquerdo (olhando o Jeep de frente), embaixo da travessa do radiador e parafusei um dos olhais do amortecedor; o outro olhal do amortecedor parafusei num olhal que já existia na barra que liga a caixa de direção ao munhão, pouco abaixo do pitman. Já faz uns 4 anos, é só alegria!

Como você faz questão de instalar dois amortecedores, fiquei na dúvida se são dois amortecedores de direção (duplo sentido de resistência) ou dois amortecedores de Suspensão (único sentido, ou seja, um deve comprimir com certa facilidade, enquanto que o outro deve se distender com dificuldade, devendo-se fazer "mais força"), no segundo caso basta serem fixados de forma oposta na barra que liga um munhão ao outro, e a opção é bem variada, basta ter olhal nas duas extremidades: os traseiros da Kombi, Ranger, S10 (se não me falha a memória), e até os traseiros da própria D-20, sua caixa de direção vai ter que trabalhar por duas!

[s].

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Beleza Thiago!

Estou ancioso para ver como vai ficar esta suspensão dianteira com molas de Blazer, que bom que não vai precisar "dar um giro nos munhões" já economiza umas latinhas com o torneiro!

Não é complicado adaptar amortecedor de direção no CJ, existem "modelos" aqui no fórum para todos os gostos, todos de forma muito funcional e de instalação simples. No meu Jeep eu fiz um kit, um olhal do amortecedor era preso por um grampo na tubeira do diferencial, e o outro olhal na barra de direção que liga um munhão ao outro, mas depois de um tempo esta "barra" começou a querer girar com o movimento de esterçamento, mesmo reapertando várias vezes o parafuso do terminal .

Por fim fiz algo bem simples, soldei uma chapa em L do lado esquerdo (olhando o Jeep de frente), embaixo da travessa do radiador e parafusei um dos olhais do amortecedor; o outro olhal do amortecedor parafusei num olhal que já existia na barra que liga a caixa de direção ao munhão, pouco abaixo do pitman. Já faz uns 4 anos, é só alegria!

Como você faz questão de instalar dois amortecedores, fiquei na dúvida se são dois amortecedores de direção (duplo sentido de resistência) ou dois amortecedores de Suspensão (único sentido, ou seja, um deve comprimir com certa facilidade, enquanto que o outro deve se distender com dificuldade, devendo-se fazer "mais força"), no segundo caso basta serem fixados de forma oposta na barra que liga um munhão ao outro, e a opção é bem variada, basta ter olhal nas duas extremidades: os traseiros da Kombi, Ranger, S10 (se não me falha a memória), e até os traseiros da própria D-20, sua caixa de direção vai ter que trabalhar por duas!

[s].
    Olá Fabricio, com certeza não iria cometer este erro... Aliás já uso amortecedores maiores que os comuns nacionais... Uso os Procomp MX6 com 10 regulagens de dureza... se não me engano são de Dodge Ram 2500

Os amortecedores de direção são da direção mesmo da D20. Já fiz uma primeira montagem... Mas o cara cortou errado o suporte e tive de refazer. É um amortecedor em cada roda, usando o pino cônico que já vem no amortecedor da D20, este encaixa onde vai o terminal de direção original Willys (tive esta opção por usar braços Histeer Ensimec) E na outra ponta, fiz um suporte, normal uma base, com 2 grampos U, fixado ao eixo... Então, aproveitei o momento que estava ali em baixo do Jeep, e já que... né... Só não bati fotos pq, o que está instalado no momento é o suporte que o cara cortou errado na Oxi...

Não existe necessidade de cortar o munhão e girar o eixo, o Jeep continuará SUA... Aproveitei no desmonte das molas, e comprei a cinta que vai entre as lâminas do UNO, e coloquei entre as molas da Blazer... Serve para manter as lâminas sem contato direto aço x aço, isto causa oxidação e em seguida pode chegar a soldar uma mola na outra, causando aumento da dureza e fadiga... as vezes quebra das molas. ( andei estudando kkk...) Sabia que antigamente se usava uma tira de couro entre as lâminas para manter elas lubrificadas e aumentar a durabilidade... Bem diferente da tal lâmina de raio X que o pessoal fala...

Terminei a reinstalação da direção hidraulica semana passada, esta semana vou começar a montar a mola do lado esquerdo... tirar o eixo fora, girar as sapatas tbm...

[s]
    4X4 Brasil

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    -amortecedor-direco-chevrolet-d20-e-silverado-cofap-gm-14485-mlb55979741_5192-o.jpg

Olhando esta foto, pode se ver, um lado é prisioneiro, e na outra ponta tem um pino cônico, este, vai fixado direto no braço do munhão do Jeep, e o outro que é prisioneiro, vai no suporte que é fixado ao eixo.

[s]

Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Thiago.
    "Terminei a reinstalação da direção hidraulica semana passada, esta semana vou começar a montar a mola do lado esquerdo... tirar o eixo fora, girar as sapatas tbm"...
    Já montou as molas do lado esquerdo???

[]s'.

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Thiago.

Já montou as molas do lado esquerdo???

[]s'.
    Já sim... estou um pouco atrasado esta semana pq estou cheio de compromissos e para ajudar meu micro parou de novo.... enfim... agora estou removendo as sapatas do eixo para centralizar o eixo, em seu comprimento em relação a largura do Jeep, e tbm já acertar o caster

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem