Realmente como não tinha nada pronto no Fórum, decidi encarar o trampo, e que trampo...
Bom, na época, o cáster do meu Jeep estava completamete fora de medida, era 0, ou seja, o volante não voltava para o centro com facilidade, e sentia muito o impacto na direção... Não somente pelo cáster incorreto, mas tbm as buchas dos Jumelos, eram de AÇO MACIÇO, detalhe, descobri somente agora, o trabalho foi realizado por uma oficina aqui, não vou citar o nome, pq não convém... O que pedi para eles foi, justamente, trocar as buchas dos jumelos dianteiros, e acertar o cáster... já que eu não tinha conhecimento de como fazer. Enfim...
Eu não tinha problema de Shimmy, então... é cortar as bases do eixo e girar o diferencial. Os braços vão apontar para cima no caster positivo... eu estou usando um ângulo magnético, sobre o toquinho do munhão para fazer isto é melhor e o mais correto a se fazer do que querer usar os braços do munhão.
Hj eu girei o eixo 5º para ver como iria ficar a cruzeta... E parece que fica bom ainda... Vantagem em ter alongado o entre eixos, vou ainda analizar um pouco mais ainda, mas pelo visto consigo algo nesta posição.
O amortecedor de direção, no meu caso não é para Shimmy, o amortecedor de direção não serve só para isto, andei pesquisando, bom primeiro de usar de D20, claro por causa do peso próximo com o do Jeep, dois amortecedores, claro é para compensar o diâmetro dos pneus em relação a D20. Amortecedor de direção não só alivia o impacto dos pneus no sistema de direção, mas alivia os outros componentes do eixo, rolamentos, mangas, rolamentos do munhão (toquinhos), vc tbm reduz mais ainda as correções do Jeep na estrada... e tbm em trilhas... Não força outros componentes, não é novidade, pessoal nos EUA usa muito em F250, Dodge Ram, etc... pickups grandes, tbm já vi em alguns Wranglers JK E TJ... Como lá tem kits prontos, aqui estou fazendo, já fiz um molde básico, e já fiz um projeto meio que finalizado... só falta testar...
[s]