x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
  • #1

    Folga na direção




    Ja era..., o primeiro de muuuitos consertos ... e a primeira de muuuitas perguntas (se nao encontro nos outros topicos)
    A barra que chega ao braço pitman tem muita folga nos dois extremos... Alguem tem um disenho do conjunto?

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    seção de downloads,
    pagina 3
    manual de manutenção do jeep
    seção: 3.1 - direção
    pagina 14
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    OPA !... Leopoldo, muito obrigado pela informação.
    Vou perguntar pelos reparos para "barra de ligação" nas lojas, sera que tem?.
    Esse Manual e valido em tudo para meu CJ5 1959 ?, pois fala do Pitman com rolamentos , e acredito que isso e para CJs mais novos...
    Muito obrigado novamente,
    []s
    Sergio

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    reparo

    Pelo menos era um item comum.

    Ainda deve ter mas, você já desmontou para saber o que (e se) precisa trocar???

    No kit vinham as 1/2 castanhas, apoios e molas.

    o que gasta é: castanhas e esferas, tanto do pitman quanto do braço angular.

    normalmente, se estiverem em bom estado só seria necessário desmontar, limpar, inspecionar, lubrificar , montar, intalar o braço de ligação e ajustar a folga, apertando as porcas (que tem a forma de cruz e depois travar com coupilhas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Vou ir devagar, pois as surpressas vao ser muitas... , esse Jeep tem cada coisa feita de um jeito que nao da para acreditar..., poxa, um mecanico com um pouco de logica nao faz tanta burrice, entao fiquei suspeito que tudo pode estar montado errado... e como nao conheço o carro, sempre que poder vou perguntar..., alem de tirar algumas fotos para mostrar algumas das burrices que vou ter que corregir...

    Nao desmontei ainda, so analisei a maior folga ate agora..., pode ser que depois vou ter que mexer com os terminais, mais paso a paso..., so para ter uma idea sa folga, ele quasi vira 90 graus sem movimentar as rodas.

    Muito boa sua dica, vou desmontar, pode ser que so precise ajuste...

    Vou fazer tudo eu nesse Jeep, mais so tenho uma chave de fendas , a cada coisa para fazer vou ir comprando o que precisar.. ao final vai ser mais barato e vou ter a certeça que foi bem feito... se nao, nao vou ficar tranquilo.
    Valeu Leopoldo... vou ver como desmonto isso agora.
    []s.
    Sergio

  • #6
    Valeu Leopoldo !!!,... muito obrigado...
    So precisei limpar, lubricar e ajustar...
    Fiz os terminais tambem..., tudo muito solto...
    Melhoro muuuuito...
    Agora so fica uma folga na caixa; sera que mexendo no parafuso de ajustagem (aquele que tem a contra porca) . No manual nao fala como mexer nele... tem alguma dica?, ou e soltar contra porca, apertar e soltar 1/4, e apertar contra porca ??. Sei que o desgaste fica no centro, e que uma folga ai e ate normal, mais quero tentar disminuir essa folga, pois nos buracos as rodas ainda se movimentan muito, batendo um pouco na direçao.
    Ja estou de olho no topico de amortecedor na direçao, acredito que isso e otimo...
    []s,
    Sergio

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    A caixa possui 2 regulagens:

    1- Ajuste de folga da coluna. Essa regulagem é feita com a caixa desconectada da direção e do pitman. Pode ser feita presa ao chassis ou na mesa. Consiste em soltar a tampa lateral (setor), soltar os 4 parafusos de cima (tampa da coluna) e remover o(s) calço(s) de ajuste necessário(s) para ajustar a folga. É uma operação simples mas delicada pois você exporá os rolamentos, e o óleo vai sair. Isso só se faz se você sente a coluna com folga pra cima e pra baixo ou se você trocou os rolamentos de dentro da caixa. Não pode esquecer de colocar o óleo 140 de volta.

    2- Ajuste de folga do setor/sem-fim. Essa regulagem se faz com a caixa desconectada do pitman, ou pelo menos com a caixa desconectada do braço de ligação, esse que você acabou de ajustar. Esterçe esquerda-direita, ache o meio da caixa.

    Bom, eventualmente você pode descobrir que o meio da caixa não corresponde com a direção no meio. Aí tem que tirar a direção e colocar em outra posição que de certinho no meio.

    Mas digamos que esteja encaixado na posição certa.

    Esterça esquerda-direita até o fim, conta quantas voltas, calcula o MEIO da caixa e então alguém segura a direção na posição MEIO, onde o setor/sem-fim tem a menor folga - você solta a porca de regulagem com uma chave e segura o parafuso com outra chave para êle não virar junto. Com a porca solta, aperta o parafuso começando com meia volta e vira a direção um pouco para esquerda - um pouco para a direita até sentir uma certa resistência, volta 1/4, aperta a porca segurando o parafuso para êle não virar junto. Pode ser que seja mais de meia volta para tirar a folga. Só não aperte sem fazer o vai e volta senão você estoura a caixa.

    Entendeu ????
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Olha o desenho do sistema original do jeep...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -g10c_515.jpg  

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    acrescentando o que o Leopoldo falou, também verifique o estado dos terminais... e um pino central do braço auxiliar que com ajuda do pessoal daqui consegui detectar...

    Leopoldo, a bucha do pino eu até consegui aproveitar, mas o pino teve que ser feito no torneiro, o que veio no kit era muito comprido e fino... é porque meu jeep está com a caixa da rural adaptada...

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    que pino o torneiro fez????

    aquele parafuso comprido que tem a superfície retificada ????

    se for esse danou !
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    exatamente o pino de número 20 do desenho... o meu era mais largo, e na base tinha a solda de uma ruela, para a cabeça do parafuso não fica apoiada na bucha... na verdade eu acabei fazendo o mesmo pino que estava lá... só fiz ele um pouco maior porque o antigo era muito curto e o cara fez o favor de ainda soldar a cabeça da porca... tive de estragar o antigo para sair...

    o meu braço auxiliar é preso mais ou menos onde o pessoal prende as caixas de direção do maverick...

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Esse pino é feito de material e processo de fabricação especial.

    não é um pino qualquer pois há uma exigência muito grande em cima dele.

    Mande fotos do seu sistema para eu entender a diferença entre o do jeep original e essa adaptação tabajara que fizeram.

    Corre-se o risco dele partir com o jeep fazendo uma curva, por exemplo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Folga na coluna de direção - Ajuda
      Por rub no fórum Troller
      Respostas: 84
      Última resposta: 22/12/2023, 20:42
    2. direção hidráulica tira folga do volante?
      Por marcos.zanette no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 14
      Última resposta: 07/07/2009, 13:48
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 14/01/2009, 02:42

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade