Já estava um bom tempo rodando com meu CJ sem qualquer complicação, mas ontem a noite, nem 10 minutos que peguei o Jeep, um motorista de busão mando uns faróis altos (ele tava atrás mas um pouco distante), e com o alerta, reparei que estava deixando um rastro.
Parei e verifiquei que estava vazando água e vapor, do sistema de arrefecimento, mas estranhamente (pra mim), pingava na flange do câmbio.
Por estar escuro e eu não ter uma lantera (besteira fatal pra um jeepeiro), não consegui identificar da onde estaria vazando para ir pingar lá no câmbio, e água bem quente, saindo vapor também. Se tivesse misturado óleo do motor, indicando alguma avaria, a água não chegaria a esse ponto de ebulição, correto?
Vale lembrar que o sistema foi abastecido a poucos dias, inclusive com aditivo.
Outra coisa, quando parei, com um pano e muita cautela abri a tampa do radiador e despressurizou bastante, saiu vapor e tal. Isso foi prejudicial? E também quando fui colocar água para descobrir onde vazava, eu liguei o motor (quente) e abasteci a água que tinha acabo de sair da torneira. Apesar de ser o procedimento certo (ainda que liguei e já joguei a água), pode ter prejudicado o motor?
O ponteiro de temperatura não chegou a passar a medida "normal" de quando ele está quente. Graças ao motorista do busão que foi muito camarada em insistir no farol alto, pude parar antes que fosse obrigado a isso. Heheh
Agora, tinha parado o carro numa "quebrada", qual a possibilidade de ter sido sabotado por algum pilantra?
Chequei o selo de trás e assim como os outros, parecem normais.
Hoje quando fui ver, ainda gotejava ali. Depois de tantas horas, não tinha vazado tudo. Não está misturado com óleo, e na vareta está normal, inclusive o nível.
A mecânica é original do Ford Jeep CJ5 1979, mas com o carbura duplo do maveco, pra álcool.
Vale lembrar que o motor não tem nem 5 mil km (retífica), e é à álcool, mas faz alguns meses que só tenho rodado na gasolina. E rodando muito bem por sinal, tava uma delícia de pilotar. Troquei óleo, filtro de ar e combustível, coloquei aditivo no radiador e pulverizei óleo específico em toda a parte traseira do Jeep, a mais ou menos duas semanas.
Depois da retífica (foi feita justamente por conta de um superaquecimento), nunca mais tive problemas de arrefecimento ou aquecimento, o ponteiro de temperatura sempre apontou normal.
Também foi trocada a suspensão e amortecedores no começo do ano. A algumas semanas comecei a desconfiar que os freios dianteiros, que são à disco, pareciam estar um pouco freado e nas saídas se ouve aquele barulho de freio. Além de que os pneus dianteiros estão carecas mas o de trás ainda não.
Algumas fotos tiradas do local de vazamento hoje a tarde (junção motor/câmbio ou caixa-seca?).
poisé, tu abriu a capa seca/flange pra verificar os selos dali de dentro? só pode ser isso
leva no cara que fez a retifica, ele vai solucionar pra ti
abração
Putz, to rezando para que seja algo "simples" assim. Se eu ouvir a palavra retífica ou trinca de novo, vou ter que passar o Jeep pra frente, pq retificar de novo no período de mais ou menos um ano e pelo mesmo motivo, é frustante.
Tá certo que a área do selo traseiro seja bem complicada de ver alguma coisa, mas o pouco que vi, não deu pra ver um rastro de água escorrendo e como pulverizei óleo embaixo, não sei se o que senti é por conta disso somente.
O que poderia ter ocasionado isso, sendo que os selos foram bem colocados e a menos de um ano?
Ramone tb acho que seja problema no selo. dai so tirando o motor pra trocar, mas é coisa simples pra um mecanico. nao pense em vender o jeep so por isso.
vc trasformou o motor pra alcool, rebaixou a tampa? se vc fez isso agora nao teve usar gasolina.
Veja se não está vazando na junta do cabeçote, passa a mão por trás do motor e identifica onde está molhado... Como pode vazar água p/ dentro do motor, pode também para fora pela junta.