x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Esquema de ligação motores pára-brisa Donatti




    Ola pessoal, gostaria de saber se alguem ja efetuou a ligação dos motores de para brisas que são adquiridos junto a Donatti 4x4, comprei 02 motores e não sei liga-los.

    Os danados dos motores tem 04 fios de entrada, se alguem tiver o esquema de ligalção por favor me informem.

    Gustavo

  • #2
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, meu caro!

    Eu fiz a seguinte ligação:

    - fio preto - terra (31)
    - fio preto com amarelo - positivo após a chave de ignição (15)
    - marrom e marrom com amarelo - ficaram juntos e são responsáveis pelo acionamento do motor.

    Para ligar os dois ao mesmo tempo, juntei os fios de ambos tal qual descrito acima. Porém, coloquei dois diodos. Ambos para evitar o retorno de corrente do segundo motor. Ou seja, um diodo está na junção dos fios pretos com amarelo, enquanto o outro, na junção dos marrons.

    Eles ligam juntos e param sempre na mesma posição. Contudo, e isso é a parte engraçada, como os motores são diferentes, cada um funciona no seu próprio tempo.

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Os meus que comprei na donatti vieram somente com uma velocidade, e instalação acabou sendo feita com a colocação de uma chave para cada motor.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    19/03/2004
    Idade
    63
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Salve Markito,

    Fiz um pequeno diagrama para poder entender melhor seu esquema de ligação:




    Agora ficaram algumas dúvidas, no lugar marcado em vermelho:

    - Qual a direção dos diodos? Como um diodo só permite a passagem de corrente em um sentido, qual o sentido que eles estão permitindo a passagem? Do marrom esquerdo para o direito ou vice-versa? E do marrom/amarelo direito para o esquerdo ou vice-versa? Ou tanto faz (o que não creio muito ...)?
    - Se entendi, os fios MA e MA/AM é que seriam ligados à chave de comando do limpador - nesse caso, a ligação é feita em que posição? Antes, depois, entre os diodos ou, sabe Deus lá, de que outra forma?
    - Qual a capacidade dos diodos utilizados?

    Na jipenet já teve desse assunto, mas não tinha ficado claro como ligar. Fiz uma ligação diferente (preto no terra, marrom no positivo/chave de comando, marrom/amarelo ligado ao positivo após a chave de ignição e preto/amarelo ao marrom), já que a ligação entre os fios marrom/amarelo e preto/amarelo é aberta quando o limpador chegava à posição de descanso, achei que iria abrir o circuito. O problema é que, quando a ligação era para ser interrompida (isto é, quando a palheta chegava à posição de descanso), o motor ainda tinha uma inércia, continuando a girar e saindo da posição de descanso e voltando a funcionar! Aí imaginei que seria necessário um relé ou coisa do tipo para fazer o "treco" funcionar e então desisti - $$ tá feia!

    Bem, pelo visto a coisa era bem mais simples. Agora só preciso saber os detalhes acima que assim finalizo o esquema, e publico novamente. Aí a gente mata o assunto de uma vez por todas!

    []'s elétricos e com parada manual.

    Marco

  • #5
    Markito, boa tarde;

    Qual o valor dos diodos que voce usou??

    sds

    Fazollo

  • #6
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Grande Marco! Tudo bem?!

    Eu lembro bem daquela discussão que rolou na Jipenet sobre o esquema de ligação. O problema é que a solução não ficou bem clara. Diante disso, resolvi desmontar um limpador novo que tinha comprado para checar como funcionava a parada automática. Foi aí que desenhei o esquema que segue abaixo. Espero que possa lhe ajudar.

    Quanto ao diodo, eu não lembro bem da especificação dele. Só pedi ao cara da loja um que pudesse trabalhar em 12 volts com uma corrente de 8A. Ficou perfeito! O diodinho não esquenta nada e não há retorno algum. Coisa que, aliás, é muito chata. Os motorem ficam funcionando sem parar.

    Ah, como o desenho perde um bocado em qualidade, zipei um para facilitar. Qualquer dúvida é só escrever!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema_limpador_cj5.jpg  
    Arquivos Anexos
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #7
    Vale pelas dicas.

    Gostaria de saber se nos doi esquemas de ligações passados, os temporizadores funcionam.

    Gustavo

  • #8
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, Gustavo! Tudo bem?

    Cara, o esquema que eu passei não tem essa previsão para o temporizador. Só parada automática. Isso porque, como eu não uso meu jipe no dia-a-dia (uso uma bicicleta), acabei decidindo por uma instalação mais simples e direta. Ou seja, não coloquei o relé necessário. Mas isso é até bem simples. Basta pedir um em alguma boa loja de autopeças e fazer a instalação fazendo uso dos fios marrons. Só não lembro ao certo a posição de cada um deles no dito relé. É só testar!

    Ah, qualquer coisa, eu lhe mando a tabela de códigos da Norma DIN, que traduz aqueles números inscritos nos fundilhos do relé. Se bem que ela pode ser encontrada aqui em Download.

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/03/2004
    Idade
    63
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Salve Markito,

    Valeu pelo esquema. Vou testar em breve e dou um retorno da minha experiência.

    []'s com parada automática no futuro!

  • #10
    Ola markito.

    Obrigado pelo esquema de ligação vou instalar desta forma somente com parada automatica, nao vou colocar temporizador, desta forma é mais pratico e economica.

    Vale pelas dicas.

    Gustavo

  • #11
    Gustavo, tendo a parte de parada automatica pronta, o temporizador é o mais facil.....

    Procure pelo relê do temporizador do limpador do proprio Gol.....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade