Postado originalmente por
Chevi
Depende
(acho que não tem outra resposta).
Se a intenção for apenas a troca do motor, realmente o motor da Ranger 2.5 é uma boa opção, trata-se do mesmo bloco do motor 4 cilindros original do jeep, mas com a parte de cima mais moderna. Ou seja, tem uma vantagem com relação a adaptação.
O 4 cilindros do Opala também cai como uma luva, mas alguns preguiçosos já falam em dificuldade de peças (eu nunca tive dificuldade de peças com o BF-161, motor muito mais antigo, então vai de cada um essa pre disposição para problemas...)
O motor AP também se encaixa bem para aqueles que não querem mudanças muito radicais, pois, assim como os outros, é um motor que não foge muito da potência e torque do motor 6cc original (isso te poupa de quebrar algumas peças como semi-eixos, munhoes, cardãs, cruzetas, caixas de marcha, etc...). E ainda tem uma vantagem sobre o Opala por ser injetado e, com relação ao da Ranger, acho que deve ser mais econômico.
Bom, mas se você está com disposição de investir 5K latinhas na viatura, isso abre um bom leque de opções.
Como quem gosta de motorzinho é dentista, com essa grana eu pensaria em um motor mais parrudo. Para começo de conversa, teríamos o 6cc do Opala (250S a álcool foi a minha opção, mas ainda não testei o jeep pra valer depois da troca do motor). Não é uma adaptação cara mas, se não controlar o pé esquerdo, vais ter que reforçar algumas outras partes (caixa de marchas e eixos, principalmente).
Um motor que sempre me encantou e, quem sabe, um dia terei no meu jeep é o V6 da Ranger
ou, ainda, da Pajero 3000. Acredito que o primeiro tenha uma vantagem pela facilidade de peças a preços mais amenos.
V8 5.2, por exemplo da Dakota, pode ser uma opção para os mais exagerados, mas certamente você terá que fazer um novo jeep no que tange a resistência das demais peças mecânicas (eixos, cardãs, diferenciais, caixa de marchas, cruzetas, etc.)
Motor a diesel, pro meu gosto, é besteira (como disse no início, tudo depende). Acho, em geral, o motor pesado, caro para comprar, de manutenção cara e, por fim, não tem o barulho de um ciclo otto
(gosto não se discute
) Até a justificativa de ser um "motor a prova d'água" não cola mais, basta instalar um DIS ou DE da Motorspice que os motores a gasolina/álcool/GNV também ficam "blindados".
Ou seja, tudo vale a pena, basta saber o que você quer, qual faz mais o seu estilo
Uma coisa é certa, com qualquer um destes motores, juntando uns amigos e algumas geladas, as trilhas serão um barato.
Abraços,