x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19
  • #13



    ELMER! AQUI ESTOU CONHECENDO BASTANTE COISA. ESSA DE ESTRAGAR O MUNHÃO ESQUERDO PRA MIM É MAIS UMA NOVA. CONCORDO COM AS VÁRIAS TEORIAS APRESENTADAS E ACHO QUE VIRAR A ESQUERDA, ESSA RODA ABRE MUITO E NÃO DIVIDE O ESFORÇO COM A OUTRA, O ESTERÇAMENTO À ESQUERDA É MAIOR....SERÁ?
    SE DESCOBRIR GOSTARIA DE FICAR SABENDO, A MIM NUNCA ACONTECEU - Intrépido - Coxim-ms - icojavali@hotmail.com

  • #14
    O porque não tenho a menor ideia, mas se precisar de munhões, nos temos aqui restaurado, cheio, tratado e refurado com broca conica na medida,
    R$ 180,00 a base de troca


    abrass

  • #15
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    Mauricio, blzzzzz...

    Seguinte acho que vi esse sistema seu no tópico sobre direção vw, mas vi também comentários de que os parafusos que seguram o pino do rolamento do munhão não aguentam o braço da direção ali, não sei se procede ou não;
    mas pergunto, e como fica a pré carga do rolamento do munhão?

    [ ],

    A carga no rolamento ficou do jeito que era antes, na realidade vc acerta a carga através dos calços entre o 'taquinho' e o munhão. Outra coisa, os parafusos não são os originais, eu os troquei por parafusos industriais de aço, mais compridos também, quanto a esforçar demais aquela região também podemos descartar essa hipótese já que a maior força é feita onde antes estava o antigo terminal, se você olhar atentamente as fotos, verá que por ali também passa um parafuso de bitola bem respeitável e também de aço. Já está a um ano aguentando vários cacetes e nem sinal de fadiga, na minha opinião ficou superdimensionado até.

  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Boa noite.

    Em primeiro lugar, eu queria entender qual munhão é o que dá problema.
    A referência é sempore olhando o jeep por trás, e portanto, o da esquerda seria o lado do motorista; mas lendo o tópico, parece que vc's se referem ao do lado direito, que é o do lado do passageiro.
    Bom, em termos funcionais e de cargas, eu não vejo diferenças construtivas ou de projeto, a não ser, mais um pouco de peso sobre o munhão do lado do motorista. (Motorista + tanque cheio + motor deslocado).

    Mesmo assim, e aparentemente, qualquer coisa além disso pode ser que fique por conta da falta de regulagem de précarga dos rolamentos (vide tecnica e formas no tópico: ajustando os rolamentos de roda e de munhão)

    Por enquanto, eu não vejo explicação para desgastes maiores que os normalmente esperados em jeep originais. Curiosamente, a uns 15 anos atrás, a agromotor importava munhões dos USA, e coincidentemente, só do lado direito.

    Entretanto, relendo o tópico, o ELMER frisou munhão aplicado à rural. E neste caso, não misturemos com o jeep, lá no esquerdo tem o braço de direção, o que implica em cargas sobre o pino mestre (toquinho) que o jeep não tem.

    Ou seja, se no jeep não há um motivo aparente, fora a manutenção errada, neste caso, o sistema é muito mais sensível, pois leva todos os tipos de trancos possíveis do sistema de direção.
    Qualquer ajuste não adequado, que no jeep pode terminar em shimmy, aqui causa destruição dos assentos dos rolamentos.

    E é oque os donos de jeep que tem o sistema HiSteer passam a ter de se preocupar.

    Muito provavelmente, quem tem e não ajustou direito, percebeu que os calços do pino mestre começam a aparecer sendo esmigalhados e cuspidos para fora do encaixe pelas laterais.
    Nisso, perde-se a precarga e com a folga, os rolamento batem contra as pistas, as pistas vibram e usinam as sedes, e destroem os assentamentos de capas de rolamento, inutilizando os munhões internos (esferas).

    Mais uma vez, quanto mais ajustada a précarga e com parafusos bem travados, melhor.

    Sobre os parafusos, não importa muito se são de aço 8.8 ou 12.9, porque as cargas nele são de tração. O cizalhamento fica por conta do pino mestre, que conta com o diametro guia de encaixe para isso. Inclusive porque se aumentar o torque de aperto porque em vez de aço 8.8 estiver usando 12.9 vai espanar a rosca no munhão.

    Elmer, agradeceria fotos dos locais onde tem o dano que vc está encontrando.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Mestre Leopoldo.

    Apesar de eu ter falado em Rural os munhões que me refiro são do CJ mesmo pois aqui adaptamos DH de opala e barras de direção com terminais do MB608.

    O problema que encontrei nos munhões esquerdos(lado motorista) é o desgaste no alojamento dos terminais de direção, como falei no primeiro post, a maioria dos que encontrei estavam tão gastos que não servia nem pra refurar e colocar um terminal maior.

    []'s

  • #18
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Interessante...
    Taí algo que ainda não constatei. Na verdade este fato para mim é novidade pois em minha viatura nunca me deparei com este problema....tão pouco me lembro de alguém reclamar sobre isso..
    Acredito que o shimmy tenha grande contribuição neste caso, principalmente tendo origem na roda esquerda por excesso de folga nos rolamentos.
    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #19
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    AH! sanada a duvida do local.

    existem 2 explicações para danos nos conicos:

    - falta de torque especificado na porca e/ou travamento adequado.
    - alterações de suspensão (para mais alto).

    para mim esses seria os óbvios.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade