x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Dilema das Cebolas....

PessoALL, ói nói aki dinovo...

Seguintes:

Na hora de instalar o AP no jeep, usando rediador do Opala (que NAO tem furação para a cebolinha da ventoinha), verificamos que a instalação do "T" adaptador do Fiat Tempra é a melhor opção para adaptar duas cebolinhas, uma para o marcador de temperatura mecânico e o outro para a ventoinha elétrica...

POIS BEM, a questão é esta: ONDE colocar os adaptadores? na mangueira que entra no radiador (água mais quente) ou na que sai do radiador (água "menos" quente)???

SE eu colocar na entrada do radiador e for pra colocar na saída, a ventoinha vai disparar mais vzs e o medidor de temperatura vai "mentir" que o motor tá superaquecido...

SE eu colocar na saída do radiador e for pra colocar na entrada, a ventoinha só vai ligar quando o motor estiver muuuito quente, e o ponteiro da temperatura vai "mentir" falando que o motor tá OK, quando na verdade estará superaquecido...

PessoALL, gostaria de saber ONDE ligar...

o Jeep é um CJ3A, motor AP 1.8 Álcool e radiador do Opala 4Cilindros, ventoinha elétrica do Chevrolet ASTRA...

Aguardo ansioso pela resposta, só falta isso pra colocar o jeep em funcionamento em segurança...

Re: Dilema das Cebolas....

Marcos,

No meu CJ, instalei perto d amangueira que vai pro motor, ou seja bem em baixo do radiador. A ventoninha elétrica é automática e manual, pra caso de pane e vem dando bem certo, pois o ponteiro não passa do meio do marcador, mas ja me disseram que o melhor é na parte de cima, na saída da água quente do motor, pois lá se teria a real temperatura da água no radiador . Confesso que isso me preocupa, principalmente quando esquecemos de abastecer com água.
    Uma boa saída seria verificar nos carros que trabalham com hélice e ventoinha elétrica de onde é colocado o bulbo, mas sempre lembrando da preocupação que já citei, pois sempre andamos em condições severas e com certeza é melhor estar com motor frio que superaquecido.

[]'s resfriativos.
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Fala Marcos,

Posso estar falando besteira, mas se eu ñ me engano, o correto é colocar na entrada do radiador, pois vai indicar a temperatura da água que está saindo do motor e voltando para o radiador. Ja ví AP trabalhar sem inclusive, deixando a água passar livremente a toda hora, portanto trabalhando mais refrigerado. Agora eu imagino que isto tb traga algum tipo de problema.

Não estou mais com o meu AP, se ñ poderia verificar isso pra vc, tirar nossas dúvidas.

[]s

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Grande Marcos,

Boa tarde!!!!!

É o seguinte:

Uma coisa é vc colocar um CEBOLÃO para disparar a ventuinha e outra coisa é a cebolinha para o medidos de temperatura.

Bem aconterce que vc NECESSÁRIAMENTE precisa colocar a cebolinha (medido de temperatura) NO MOTOR ! ! ! e não em outro lugar qualquer. Isso, porque se por um motivo qualquer a agua não circular pelo motor, o motor irá aquecer e o radiador estará frio, logo o medidor não mostrará a temperatura correta ! ! !

No motor AP já tem um lugar para se colocar a cebolinha para medidor de temperatura, procure que vc irá encontrar.....

Quanto ao CEBOLÃO PARA DISPARAR A VENTUINHA, como os opalas 4 cc não possuem ventuinha e sim élice que gira direto junto com o motor, logicamente o radiador não possui um lugar para tal CEBOLÃO, como mencionado por vc ! !

então faça o seguinte ! !

Vá em uma loja de auto peças e compre o cebolão na e´specificação de temperatura desejada, o melhor é vc colocar o CEBOLÃO original do motor AP 1,8 álcool. Depois vá em um ferro velho e procura pela porca que é soldada no radiador para a fixação do CEBOLÃO e compre essa porca, ou se achar em lojas de parafusos é melhor, desde que ela seja de latão para que não enferruje ou então em aço inox ( só não sei se no caso do aço inox é possível a solda a latão ou no estanho.

Bem depois de comprado o CEBOLÃO e a porca, vá a uma oficina de radiadores e solde esta porca na parte inferior do radiador, por onde a agua retorna para o motor depois de ter sido refrigerada.

Quem vai manter a temperatura do motor é justamente o cebolão, que iorá acionar a ventuinha conforme a especificação a que vc comprar.

Faça isso, pois desta forma vc terá um sistema feito em casa com um conceito original ! ! ! e não terá problemas. Uma coisa importante, é que vc mantenha a VÁLVULA TERMOSTÁTICA, pois como seu motor é álcool precisa trabalhar sobre temperaturas mais elevadas ! !!

Outra coisa é que vc terá que casar a impedância ( acho que é esse o nome) do seu relógio com a impedância da cebolinha de temperatura ( não o CEBOLÃO), pois caso estas medidas sejam diferentes, o relógio certamente não irá ler o que a cebolinha está dizendo e poderá marcar que o motor está frio enquanto ele está quase fervendo e vice versa ! ! !

Qulalquer dúvida vc tem o meu fone ! ! !

Fique a vontade ! !

SDS

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2

Sensor de temperatura

Normalmente o sensor para indicação de temperatura no painel vai instalado no cabeçote do motor, como citado pelo colega acima, permitindo a indicação mesmo com pouca/sem água.
    Este sensor possui uma resistência elétrica variável em função da temperatura.
    Já o utilizado junto ao radiador é um termostato, dispensando em alguns casos a utilização de relé de acionamento. Sugiro que a alimentação da ventoinha (12V) seja feita diretamente apartir da bateria. De modo que possa funcionar mesmo com o motor desligado. Desta forma o motor é resfriado por movimento de convecção (termo-sifão); Isto atenua um problema que normalmente ocorre quando se desliga o motor, onde o motor aumenta de temperatura para logo em seguida diminuir.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

Citação Postado originalmente por Marcos ET
    ONDE colocar os adaptadores? na mangueira que entra no radiador (água mais quente) ou na que sai do radiador (água "menos" quente)??? Se eu colocar na ent...
    Marcos,

A explicação do Eduardo e do Alessandro está correta. A cebolinha do marcador de temperatura fica mo motor. A cebolinha da ventoinha fica na parte de baixo do radiador (saída do radiador e entrada para o motor, como você disse, e ao contrário do que colegas disseram).
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    AH!!!!!!!!!!

Me esqueci de uma coisa:

Marcos, se vc colocar este "T", serão mais duas abraçadeiras para no futuro poderem dar problemas e com o CEBOLÃO direto no radiador esta possibilidade é anulada ! ! ! ! sem dizer no acabamento do serviço ! ! !

SDS

Citação Postado originalmente por Luca

Marcos,

... A cebolinha do marcador de temperatura fica mo motor. A cebolinha da ventoinha fica na parte de baixo do radiador (saída do radiador e entrada para o motor, como você disse, e ao contrário do que colegas disseram).
    []´s
    E aeh Lang, beleza?

Luca, no AP só encontrei um lugar onde tem um sensor para luz de advertência do nível de óleo (segundo o mecânico), nao de água... Alessandro, este sensor fica na parte de trás do AP, no cabeçote, apontado para a parede corta-fogo... até pensei que fosse este o sensor, e que seria só trocar pelo mecânico do jeep, mas já foram cortando meu barato falando que era do óleo...

já procurei no AP outros cantos, para ver se dá pra encontrar o local da cebola da temperatura da água, mas os carros VW nem tem marcador de temperatura, somente um "led" que indica o superaquecimento... então nao sei onde procurar o local desta cebola....

Quanto ao local da instalação da cebolinha da ventoinha, pode ficar tranquilo Eduardo, já foi fixada na base do radiador, na saída deste para o motor...

Problema da cebolinha da ventoinha já resolvido... (ei, tem mesmo que usar relé? nao dá pra usar a própria cebola como interruptor?) falta achar onde ligar o sensor (mecânico) de temperatura...

Ei, aproveitando... existe algum lugar pra ligar aquele medidor de pressão do óleo no jeep? será que é justamente na tal "cebola" que fica no cabeçote? junto a parede corta-fogo?? e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?

Valeu gente, mas agora tow com mais estas dúvidas... rsrs

Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Grande Marcão ! ! !

Bem, pelo que vc está falando esse motor era e está carburado não é???

Além disso, ele é a álcool, não é???

Bem, os motores AP a álcool, na lateral direita do motor, por exemplo: vc olhando seu jeep de frente com o motor no lugar, do lado do motorista na lateral do cabeçote ( oposto ao coletor de admissão) deve passar uma tubulação de água, não ???

então, é nesta tubulação que é afixada a cebolinha de temperatura do seu motor. No seu caso, vc deverá colocar duas cebolinhas, uma de temperatura e outra do sensor de temperatura para partida a frio por ser a alccol ! ! !

Não sei se o seu motor está colocado no jeep ou não e se já colocou se ele está ou não com essa tubulação ! ! ! Dê uma olhada, pois as cebolinhas de temperatura ( painel) e de partida a frio ficam nesta tubulação ! !

Esse sensor de óleo que fica no final do motor ( perto da parede corta fogo ), pode ser ligado no painel como indicador de pressão de óleo, pois esse é original ! ! !

Agora, se o seu motor for injetado ( quando era original) o sensor de temperatura fica abaixo do sensor de óleo no final do motor, pois ele manda a informação para o módulo de injeção.

Acho que agora consegui te resolver o problema ! ! !

SDS e qq coisa dá um grito aqui ! ! !

sds

e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?
    Marcos,

Uso a ventoinha do AC Ford Tauros que é um canhão de ar sem relé e até agora sem problema. No tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...r=asc&start=15 tem mais ou menos o esquema de ligação que fiz. Se interessar dá uma olhada.

[]'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ

já procurei no AP outros cantos, para ver se dá pra encontrar o local da cebola da temperatura da água, mas os carros VW nem tem marcador de temperatura, somente um "led" que indica o superaquecimento... então nao sei onde procurar o local desta cebola....

Problema da cebolinha da ventoinha já resolvido... (ei, tem mesmo que usar relé? nao dá pra usar a própria cebola como interruptor?) falta achar onde ligar o sensor (mecânico) de temperatura...

Ei, aproveitando... existe algum lugar pra ligar aquele medidor de pressão do óleo no jeep? será que é justamente na tal "cebola" que fica no cabeçote? junto a parede corta-fogo?? e esta do relé agora... será que tem mesmo que colocar?

Valeu gente, mas agora tow com mais estas dúvidas... rsrs
    Marcos

Deixa eu dar o meu palpite.
    Liga um fio direto da bateria no cebolão e outro dele pra ventoinha.O outro pto de ligação da ventoinha passa a ser terra.Observe que dependendo do lado q vc ligue a corrente na ventoinha ela gira prum lado ou pro outro.Não precisa de rele.
    A pressão do oleo é justamente neste lugar q vc falou.
    Procure verificar aonde vai ligado o fio do led de superaquecimento, q deve ser ali.
    [],
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Marcos,
    Não me recordo exatamente da posição do sensor (interruptor) de pressão de óleo do motor AP. Já faz muito tempo que tive um carro com este motor, se não me engano é este voltado para a parede corta-fogo. Faça um teste! Remova-o e veja se sai óleo. Bem, você pode instalar o manômetro de óleo neste ponto, em conjunto com o interruptor de pressão. Provavelmente você necessitará de uma conexão do tipo T para proceder com a ligação.
    No caso da água, me parece que o sensor fica na conexão de saída do motor, montada na parte inferior da conexão. Com relação ao led, é uma questão de economia da montadora ao adotar este sistema e, para algumas pessoas desatentas torna-se mais simples. Mas tanto no caso do led como no do instrumento por ponteiro (analógico), torna-se necessária
    a presença do sensor.
    Para o acionamento da ventoinha normalmente basta a utilização do interruptor termostático (cebolão); É necessário apenas verificar se realmente este termostato possui capacidade de suportar a corrente elétrica solicitada pelo motor da ventoinha. Existem vários modelos disponíveis no mercado, diferenciando-se por temperatura de acionamento e capacidade de corrente. Quando o termostato não possui capacidade de suportar a corrente necessária, deve-se utilizar um relê para tal.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem