x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    60
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Suspensão com molas espirais....de novo...




    Galera, calma...não é quebra pau de novo...já li umas discussões antigas, e garanto que não é minha intenção recomeçar...Tô precisando de uma ajudinha....Fui mais uma vítima da antiga JR 4x4...se arrependimento matasse...mas tudo bem.. partindo do famigerado kit, modifiquei o miserável totalmente, chegando, enfim, a uma suspensão com molas espirais ( helicoidais?), que ficou muito boa.Bom curso, relativamente macia e muito confiável...mandarei fotos, apesar de não ser nenhuma criação inédita, mas até que ficou bacaninha...Acontece que já usei várias molas, desde as Pampa ( sai de mim, JR), Opala 6cc com ar ( muito macia) Galaxie ( muito dura e curso pequeno), e hoje em dia, molas do Alfa Romeu antigo (JK), quase impossível de encontrar, pois os Opaleiros de velocidade na terra arrematam todas...Pergunta : alguém tem alguma sugestão (pintar de verde não vale) de outro jogo de molas, pois as de Alfa são um pouquinho duras demais...mas que tenham bom comprimento ( leiam curso )... e tem mais... se alguem tiver curiosidade ou interesse, entrre em contato, pois tive que mexer tanto no tal kit, que já me considero expert em suspensão adaptada made in garage da minha house...!!!!!!!!!!!!!! abraço

  • #2
    fala jacare, vc disse estinta jr4x4, aquilo fechou? tambem fui vitima daquela turma e cansei de ouvir as lorotas do Rui e x$#kDP uma vez me deixou muito puto e acabei arrancando tudo e voltando para feixes de molas. porem como fiquei muito puto comprei um outro chassis eixos de rural e falei que vou montar outro jeep. com aquela "coisa". estou em contato com alguns expert's em carros, da universidade federal de minha cidade para "tentar fazer funcionar". a minha luz no fim do tunel eh que eles dizem que ira funcionar sim. não entendi sobre as molas, as que vieram no kit vc cortou?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    60
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Oba vinicius.. vc tambem caiu no golpe...aqui em Curitiba até que não foram muitos...consegui avisar a galera a tempo...a minha "sorte", é que eu gosto muito de inventar, meio prof. Pardal, além de ter alguns amigos doidos que toparam reinventar a roda, .. acabou que criamos o "IGNORANTE', meu 51, que logo envio fotos. As molas que vieram no kit eram, provavelmente, de desmanche, pois eram muito fracas.. de Pampa na traseira e Opala na dianteira, mas não aguentam um tranco ou salto um pouco mais forte, dando batente toda hora.. isso num 51 com motor de Opala 4cc.. que é mais leve...
    Eu mudei todo o sistema, posição das molas, baços, barras panhard, buchas, que não aguentavam nem o esforço de uma arrancada mais forte...

    Nos eixos, fabriquei peças parecidas com o sistema da engesa, mei Troller, quase um carrinho de catar papel...até que ficou legal...No final da história, tenho uma suspenção muito boa, mas isso levou uns três anos de tentativas e erros ( muitos desses, por sinal...) mas valeu.. só estou pretendendo melhorar ainda mais o curso x conforto, trocando umas ideias com outros malucos que ja enjoaram de rebater molas e trocar buchas e jumelos...
    Parece que vc vai voltar pro time dos "espirais"... conte comigo pro que precisar, nem que seja pra xingar os JR's da vida....

  • #4

    Molas

    All,

    No site da Dana tem uma tabela de molas de carros, com medidas de arame e elos e etc. que pode te ajudar...Vale a pena dar uma olhada...
    Um tempo atrás o site www.camper.com.br também tinha uma tabela de um outro fabricante...Pode ser mais uma dica...Com as medidas da mola na mão fica mais fácil...

    Se uma das molas que vc usava era da Pampa, a mola da Camper/Engesa também deve servir, pois o pessoal que roda com 6cc costuma trocar as molas originais por essas...

    Parece que as molas da Land também servem, mas essa eu não posso afirmar...

    []'s

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    60
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Alexandre

    Vou dar uma olhada nesse sites. Talvez seja a solução!!
    Não costumo me dar muito bem com tabelas e conversões, calculos e fórmulas, mas por tentativa, a gente chega lá....afinal, se fosse fácil não tinha graça!!!!

    abraço.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Reginaldo,

    Tenho uma F75 com motor 4c e como tenho a doença da adaptação, vou colocar molas helicoidais na suspensão.Por ser mais pesada que o cj, qual molas vc sugere? E qto ao comprimento dos tensores, tava pensando em aproveitar os suportes do feixo já existentes mas nas viaturas que observei( Lands e engesa) os tensores são bem compridos.

    []'s arranjando mais dor de cabeça.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    60
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Oba Roger.
    Desculpa a demora pra responder, mas eu até tinha escrito um texto, mas perdi na hora de enviar...
    De pronto, eu não vou poder te ajudar quanto a mola que vc deve usar, poisisso depende de varios fatores : posição dos suportes, altura pretendida, curso, conforto...etc. Veja bem, eu uso as do Alfa Romeu antigo ( JK).. são bem parecidas com as do Opala, porém com o arame um pouco mais grosso. Já usei as do Galaxie, mas achei que ficou muito firme. Sugestão : tente com as do Opala 6cc completo, que deve chegar próximo ao desejado, e com a tabela de molas que tem no site da camper.com.br, vc faz a correção necessária.
    Quanto aos tensores ( ou braços oscilantes), com certeza não vai dar pra usar os suportes das molas originais. Ia ficar muito curtinho, portanto sem curso de abertura. Sugiro braços com pelo menos 1,20 m, pois espaço vc tem de sobra, e, teoricamente, quanto maior, melhor!!
    Claro que tem outros limitantes : comprimento das molas, curso das cruzetas, das luvas dos cardãs, shime, etc...Lembrando, se vc pretende elevar muito o chassi em relação aos eixos, vai ter que mudar o ângulo das carcaças dos diferenciais, pois senão não tem cruzeta que aguente!!!
    Lembre que a suspensão vai abrir muito mais!!!
    Ô loco, falei um montão, e num disse nada....mas.. amigo, não desista que vale a pena...nunca mais rebater mola, nem ficar andando capenga pros lados, nem engraxar bucha de jumelo.....!!!!!!!!!!

    Sério..se eu puder ajudar, será um prazer!!!!!

    abraço.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Fala Reginaldo, blz?

    Esquecí de comentar sobre o que pretendo.Pois bem, quero melhorar o conforto(se é que com a suspensão original se tem algum) e parar de pular dentro do carro igual a pipoca qdo passo por um buraco sem falar naqueles inconvenientes que vc comentou, então, não quero grande curso de suspensão queria ver se conseguia um "rodar"mais macio e não elevar o carro nas alturas para pôr pneus de 35" por exemplo.Acredito que por mais que se mexa nos feixes retirando molas ou colocando da Band por exemplo se chegue a um nível de flexibilidade das molas helicoidais e pelo visto o jeito é cair na prática,fazer e ver no que vai dar..Já tinha pensado nas molas do opala 6cc e vou começar por elas.Qto as braços oscilantes, concordo com vc que qto maior melhor se vc deseja atingir o máximo de abertura na sua suspensão mas não é o meu objetivo então vou experimentar fixá-los nos suportes já existentes e aproveitar essa peça que já é original e de certa robustez e ver no que vai dar.

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    42
    Posts
    1,464
    Agradecimentos: 0

    Suspensão com molas espirais....de novo...

    Reginaldo, vc é de Curitiba?
    eu tava quase comprando essa coisa da JR, mas na hora não deu coragem e resolvi esperar, até que um dia fui numa loja de acessórios no bacacheri e o Vendedor me falou que era bucha e não valia a pena.
    Pois bem, estou querendo mudar p/ molas heliciodais, mas queria ver o resultado em algum JEEP. tem como?


    Att

    Raphael
    Willys1960

  • #10
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    41
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7

    Re: Suspensão com molas espirais....de novo...

    Citação Postado originalmente por willys1960_ctba
    Pois bem, estou querendo mudar p/ molas heliciodais, mas queria ver o resultado em algum JEEP. tem como?
    Raphael, tem como sim, mas é trabalhoso. Alguns exemplos que lembro de cabeça:

    - O kriptonita do Dennis Figueiredo
    - O T-Rex feito pelo Giovani pro irmão dele

    Tem outros também, mas agora só lembrei desses dois.. tenta falar com eles (procura no pesquisa pelo nome em negrito acima, aperta no nome e manda uma MP) que eles deve te esclarecer melhor. Não esquece de colocar aqui o que decidir e se o fizer, as fotos e o resultado.

    [ ]´s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Idade
    60
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Fala Raphael, beleza??

    Tá mesmo afim de entrar pro time dos malucos?? Tem que ser mais da metade doido pra encarar "fabricar" uma suspensão pro jipe, mas, afinal, todo mundo tem um pouco...

    Botei umas fotos do "ignorante" no album, mas se vc quiser dar uma olhada ao vivo, me ligue 9608.3354.

    O único problema é que eu não lavei o Ig, já faz uns mêses....

  • #12
    Com feixes pode-se ter uma otima suspensão também no quesito conforto.
    Minha Cherokee tem feixe...
    O "problema" dos CJ é o chasis... que não permite espaço para uma boa suspensão helicoidal.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade