x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34

Fervi o motor, e agora?

Tenho (ou tinha) um motor Georgia OHC 2.3 4 cc à álcool que rodava perfeitamente.

Meu radiador já estava sem 3 fileiras e com durepoxi e andou assim uns 300~400km, com a temperatura numa boa e sem vazar.

Porém no domingo, em uma estrada percebi que ele começou a ferver por causa do cheiro que estava sentindo (de queimado), mas quando parei já era tarde. Tava uma fumaceira de vapor.

De alguma forma, a água vazou do sistema e ficou sem.

Parei e comecei a colocar agua no radiador que estava vaziu, mas completo quando sai. Vi que saia bastante pelo motor. No começo achei que estrago todas as juntas, mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.

Sem condições, voltei guinchado.

O que provavelmente pode ter acontecido com o motor? Será que chegou a fundir? Tó na merda?

Ligando eu acho que tá, pq ontem vi que ele não esta na vaga do estacionamento que deixei no domingo, provavelmente um funcionario não aviso o outro e o fdp deve ter manobrado meu carro com motor fodido.

Abraços

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ramone Ver Post
    Tenho (ou tinha) um motor Georgia OHC 2.3 4 cc à álcool que rodava perfeitamente.

Meu radiador já estava sem 3 fileiras e com durepoxi e andou assim uns 300~400km, com a temperatura numa boa e sem vazar.

Porém no domingo, em uma estrada percebi que ele começou a ferver por causa do cheiro que estava sentindo (de queimado), mas quando parei já era tarde. Tava uma fumaceira de vapor.

De alguma forma, a água vazou do sistema e ficou sem.

Parei e comecei a colocar agua no radiador que estava vaziu, mas completo quando sai. Vi que saia bastante pelo motor. No começo achei que estrago todas as juntas, mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.

Sem condições, voltei guinchado.

O que provavelmente pode ter acontecido com o motor? Será que chegou a fundir? Tó na merda?

Ligando eu acho que tá, pq ontem vi que ele não esta na vaga do estacionamento que deixei no domingo, provavelmente um funcionario não aviso o outro e o fdp deve ter manobrado meu carro com motor fodido.

Abraços
    Se não me engano, esse buraco que vc falou provavelmente é aqueles que ficam na lateral do bloco [geralmente são 3 ou 4], e esses buracos são tampados por uma tampinha de latão [eu acho que é latão mesmo].

Essa tampinha deve ter escapado, ou pq ela era muito velha mesmo [pouco provável] ou devido ao aumento de pressão lá dentro, permitiu com que vazasse toda a água, e o motor ferveu.

Se o motor chegou nesse ponto que vc disse, com certeza queimou junta. Pelo que vc falou, não chegou ao ponto de fundir não.
    Aliás, o motor tá ratiando?

Por vc ter andando com o jeep sem água, e não ter acontecido nada no motor, vc tem que ter muita sorte.

Provavelmente vc terá que abrir o motor pra trocar a junta [e tomara que só ela tenha ido pro saco].

Abrs.
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Agradecimentos: 0
    mas depois vi que tem um buraco do tamanho de uma moeda de 1 real do lado direito do motor, perto dos cabos de vela e por lá saia muito vapor e toda a água que eu colocava no radiador, ou seja, não segurava nada.
    Isso pela descrição é o selo do motor, fotos confirmariam, mais é 80% de certeza

acredito q não, q não tenha fundido, se vc nao chegou a rodar por mto tempo assim, só junta queimada, solução, retirada do cabeçote, e passe pra limpar a junta velha e ja aproveita plainar qualquer irregularidade e só montar com junta nova, qto ao manobrista ter ligado o carro assim, se for so a junta queimada, e acredito q foi por um periodo curto de tempo, nao tenha dado nenhum problema a mais do que os q ja apresentaram.

abç
    =======
    Wilson

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CJ 60 Ver Post
    Isso pela descrição é o selo do motor, fotos confirmariam, mais é 80% de certeza
    Esses selos são aqueles tampões de latão que me referi, ne?
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Esses selos são aqueles tampões de latão que me referi, ne?
    Exatamente !
    =======
    Wilson

Esses selos do motor seriam as famosas - como se chama aqui na minha terra - pastilhas d'água ?

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Esses selos do motor seriam as famosas - como se chama aqui na minha terra - pastilhas d'água ?
    poxa.. agora nao sei não.. mais pra ilustrar uma foto do dito cujo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fervi o motor, e agora?-001.jpg  
    =======
    Wilson

Acredito que seja esse tal selo, pois é um buraco "perfeito". Não parece que estorou ou coisa assim.
    Fica um pouco embaixo da saida do escapamento do motor. Vo tenta tirar algumas fotos amanha.

Qual a função dela? E pq não está lá? Será que funciona como um tipo de válvula ladrão caso a água tivesse chegado numa temperatura muito alta e com certeza chegou pq quando parei era tanta fumaça que achava que tava pegando fogo.

E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque.

Agora, realmente o fdp ligo meu carro sem água nenhuma pra manobrar, mesmo eu tendo chegado de guincho. Porcos malditos!

Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Citação Postado originalmente por Ramone Ver Post
    Acredito que seja esse tal selo, pois é um buraco "perfeito". Não parece que estorou ou coisa assim.
    Fica um pouco embaixo da saida do escapamento do motor. Vo tenta tirar algumas fotos amanha.

Qual a função dela? E pq não está lá? Será que funciona como um tipo de válvula ladrão caso a água tivesse chegado numa temperatura muito alta e com certeza chegou pq quando parei era tanta fumaça que achava que tava pegando fogo.

E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque.

Agora, realmente o fdp ligo meu carro sem água nenhuma pra manobrar, mesmo eu tendo chegado de guincho. Porcos malditos!
    Pela sua descrição.. quase certeza.. coloquei uma foto pra ilustrar, a função do selo (ou regionalizando "vintém")

Para que servem os selos?, além de terem que ser substituidos, servem para fazer limpeza no bloco, cabeçote ou onde quer que existem sem ter necessáriamente que abrir o motor, são colocados em lugares estratégicos, de modo que alem da limpeza dão acesso externo a algum item que pode ser sacado, ou parafusos que se usam para abrir o motor ou conjunto mais facilmente. (by google)

abç !
    =======
    Wilson

Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Os buracos que existem no motor devem-se ao processo de fundição do bloco e servem para sua manipulação e são tapados com os chamados selos.
    Pode não ter ocorrido nada com o seu motor, há essa possibilidade. No entanto, quando rompe um selo, os demais também já estão ruins, ou seja, tem que trocar todos. Não sei como é no motor Georgia, mas em alguns motores (Opala por exemplo), existem selos na parte de trás,e então para sua troca, há necessidade de baixar o motor.
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

Usuário Avatar de Carlos Bernardo
    Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP

Red face

" E a última pisada no acelerador, indo para o acostamento, foi um barulho hórrivel... parecia calhambeque. "

Sem querer soar desanimador: da última vez que ouvi algo parecido tive que jogar o motor fora e comprar outro pra por no lugar.
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

Ramone, o OHC tem 3 selos laterais e um traseiro (maior). Esses selos são colocados sob pressão (porrada), nao acho que seja o caso de retirar o motor pra ver o selo grande. Se eu fosse vc, colocaria o selo que pulou fora, encheria o radiador e arriscaria uma partida. Quanto ao efeito calhambeque, se vc tivesse sem coletor de escape seria a mesma coisa, isso nao significa que seu motor tenha que ir pro lixo

Agora, o mais importante é o motivo do selo ter saído. Acho eu que tu tá com alguma coisinha entupida no sistema de arrefecimento. Dá uma olhada na causa depois que passa o susto.

[s], torcendo pra nada ter acontecido com seu Georgião bebum.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem