x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 48
  • #13
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7

    Re: Oque vcs me aconselham com relacao a turbina em CJ ?




    Citação Postado originalmente por hederi
    Devo Trocar o Motor ?
    qual motor?
    oque seria melhor.
    suponha que eu teriaum 5 mil pra gastar nisso.. ?
    oque vcs acham ? :P
    Uma opção muito boa para turbinar é o GM 151 (2.5). Fica em conta, dá para usar turbinas mais baratas e fica muito forte em baixa. Quando me der a louca ainda vou fazer isso no CJ83, embora seja inútil para o uso que faço dele.

    Um GM 250 (4.1) fica obviamente um "monstro". Mas é motor demais, seu Jeep não vai parar no chão. Eu fiz diversas vezes turbinamento do 250 em pickups e já tinha problemas nesse sentido. E não passa de 2 km/l.

    Com 5 mil, se você não quiser um turbo cheio de 'frescuras" e achar um motor básico por até uns 600, dá e sobra.

  • #14

    Motor para Endurance Trial em Jeep CJ5

    Neste fim de semana andei lendo muitas matérias americanas na Petersens Four Wheelers... tem uma matéria lá, básica com recomendações de motor, caixa, diferenciais, freios, etc. ótima para quem está começando por lá e muito boa para quem quer coisas mais sériaspor aqui.

    A sugestão de upgrade de motor por lá é V8, comentá-se que não se deve perder tempo com o 6cc se o objetivo é trilhas tipo rock crawling, comenta-se que é fundamental pneus grandes e largos... 35 para cima e para o conjunto ficar harmônico é necessário uma caixa de transferência (AtlasII), diferencias Dana 44, 60 ou maiores..., bloquio (ARB ou outros), e um motor que não precisa ser de quilometro de arrancada mas fala-se muito no 8 cilindros (full body)???

    Por aqui é inviável pensar em 8cilindros, mas qual motor 6 cilindros teria um comportamento em baixas rotações como o 8c?

    Lá eles começam a falar dos motores diesel como opção, eles devem estar galando dos 3.2 prá cima suponho?

    MAs tem uma questão fundamental nesta discussão. Lá a maioria dos Jeeps são CJ7, Wranglers, e outros jipes maiores que os nossos CJ5.

    Aguardo comentários

  • #15
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Fala Marcelo

    É verdade q se eu colocar uma turbina pequena tipo Gol 1.0 eu consigo aumentar o torque num Gm 4cc elevando muito pouco a faixa de giro do motor?
    Sómente colocando o turbo, sem mexer em mais nada(comando,carburação) quantos % de aumento se consegue(com 0.6 bar de pressão) ? E o consumo aumentaria ? Andando manso um gol turbo bebe quase igual ao outro.
    A ideia é que como num CJ3 o espaço é muito limitado, é muito mai$ fácil o turbo do que um 6cc.
    O q vc aconselha
    Pegando carona nos seus conhecimentos e experiencias
    Puxa cara, me desculpe, eu não tinha visto sua mensagem acima.
    Parafraseando Chico Picadinho, vamos por partes:

    A lógica de colocar uma turbina pequena, com a mínima inércia possível, num motor de baixo giro para ganhar torque em baixa está correta. Mas em turbo nem tudo se resume a pressão e tamanho de turbina e é aí que começa a complicar. Essa turbina do Gol 1.0 fica pequena para o GM 151.

    Num motor 2.5, simplificando bastante, vai ser necessário um volume de ar 2,5 vezes maior que num 1.0, concorda? Pois uma turbina de Gol 1.0, vai encher bem rápido mesmo, só que a vazão será pequena para o motorzão.

    Como a quantidade de ar será proporcionalmente pequena, a pressão alcançada será baixa, pois não haverá ar suficiente para "encher' os cilindros e ainda causar sobrepressão ( que são os 0,6bar, 1 bar, etc, que se dizem por aí).

    A turbina, portanto, vai trabalhar no "gargalo", já estará soprando bem mesmo em marcha lenta mas ainda pouco para o motorzão. Quando ela estiver no seu limite, atingirá um pico de pressão ainda em médias rotações, o motor vai ficar bem "cheio", com bastante torque.

    Mas subindo o giro, o motor vai pedir um volume de ar que a turbina vai "tentar" mas não vai conseguir dar, daí a pressão vai começar a CAIR porque todo ar que ela soprar vai entrar com excessiva facilidade no motor e a turbina vai entrar em overspeed. Os mancais e as palhetas da turbina não costumam durar muito quando isso acontece...

    Existem turbinas um pouco maiores, especialmente da Ishikawajima e da Garrett que são pequenas o suficiente pra encher em baixa e dão vazão sufciente para um motor 2.5.

    Daqui a pouco eu respondo o resto.

  • #16
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Fala Marcelo

    É verdade q se eu colocar uma turbina pequena tipo Gol 1.0 eu consigo aumentar o torque num Gm 4cc elevando muito pouco a faixa de giro do motor?
    Sómente colocando o turbo, sem mexer em mais nada(comando,carburação) quantos % de aumento se consegue(com 0.6 bar de pressão) ? E o consumo aumentaria ? Andando manso um gol turbo bebe quase igual ao outro.
    A ideia é que como num CJ3 o espaço é muito limitado, é muito mai$ fácil o turbo do que um 6cc.
    O q vc aconselha
    Pegando carona nos seus conhecimentos e experiencias
    Continuando, se você colocar um turbo e não mexer em NADA, só vai conseguir furar os pistões por superaquecimento da câmara.
    No mínimo é necesário alterar a curva de avanço do distribuidor, especialmente se você tiver avanço a vácuo, e enriquecer a carburação proporcionalmente à maior quantidade de ar.

    Não tem mágica no negócio: Turbo aumenta a potência porque você passa a ter maior volume de oxigênio, podendo aumentar o volume de combustível, consegue uma mistura mais homogênea na câmara e, de quebra, você economiza a potência que o motor gastaria para aspirar o ar para dentro dele.

    Portanto, o consumo SEMPRE aumenta quando a pressão aumenta. Enquanto a pressão está proxima de zero o aumento existe em função do enriquecimento da carburação. Quando ela começa a aumentar a pressão, até cerca de 0,2 bar, o consumo pode até diminuir pois há maior homogeneização da mistura. Só que uma turbina permanece em 0,2 bar por pouquíssimo tempo...

    Quando a pressão cresce até o pico de uns 0,6 o consumo já é apreciável. Com 1 bar já começa a fazer redemoinho no tanque.

    Se você adequar a carburação e a distribuição, com 0,6bar conseguiria cerca de 50% de potância a mais rodando com álcool e uns 45% com gasolina. É a média que se consegue na prática.

    Num CJ3, caso a intenção seja turbinar, o motor a ser escolhido vai depender do uso do carro. Turbo em trilhas é algo meio complicado, mas eu usaria um GM151. É antigão mas aceita turbo muito bem.

  • #17
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7

    Re: Oque vcs me aconselham com relacao a turbina em CJ ?

    Citação Postado originalmente por monge
    Citação Postado originalmente por hederi
    Devo Trocar o Motor ?
    qual motor?
    oque seria melhor.
    suponha que eu teriaum 5 mil pra gastar nisso.. ?
    oque vcs acham ? :P
    Fala Gente....

    O povo se estranha mesmo.. heehehehe

    Eu, eu... eu, eu.... eu: Eugênio, eu, eu, eu monge... EU... com 5.000 EU colocaria um 4.1 mpfi ou 4.3 V6 Vortec e ficaria feliz demais deixando turbo pra carros de competições de velocidade.

    []'s nem æ pra turbo

    Eugênio
    Concordo plenamente. Já turbinei para clientes e já tive para meu uso toda espécie de carro turbinado, mas mesmo tendo todo o equipamento, tempo e mão de obra para fazer isso, nem pensei em fazer isso num dos meus Jeeps.

    Há um ganho realmente grande de potência e torque, mas não acho que seja algo aproveitável nesse tipo de carro, devido às características que o motor passa a ter após turbinado.

  • #18
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    3,640
    Agradecimentos: 0
    Cabritos,

    Então vou fazer uma pergunta esdrúxula

    Se o motor do 51 que tem um torque do KCT, ficando conhecido inclusive como "agrícola", mas não tem potencia para passar dos 80 sem ferver, uma 'turbininha' não faria com que ele andasse melhor nos deslocamentos de asfalto, inclusive poupando o motor

    Sei que lá vem porrada... mas não resistia pergunta

    E mais... a 'turbina' do Supercharger não ajudaria

    PS.: ainda bem que o Billj tá sumido... 8)

  • #19
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda
    Cabritos,

    Então vou fazer uma pergunta esdrúxula

    Se o motor do 51 que tem um torque do KCT, ficando conhecido inclusive como "agrícola", mas não tem potencia para passar dos 80 sem ferver, uma 'turbininha' não faria com que ele andasse melhor nos deslocamentos de asfalto, inclusive poupando o motor

    Sei que lá vem porrada... mas não resistia pergunta

    E mais... a 'turbina' do Supercharger não ajudaria

    PS.: ainda bem que o Billj tá sumido... 8)

    Olha, nada esdrúxula a pergunta, aliás bem interessante...pelo que eu me lembro de um motor de um 51 que eu vi aberto, acho que os mancais não dariam conta do acréscimo de carga sobre eles.

    Também me parece que a circulação de óleo teria que ser modificada pois, se não me engano, a pressão de óleo destes motores é meio baixa e acrescer uma turbina para ser lubrificada, que via de regra funciona com mancais flutuantes, iria complicar as coisas. Mas tudo isso é mera suposição, nunca vi um desses sobrealimentado.

    E se um motor ferve andando a 80 por hora, turbinado vai ferver a 50.

    Existem turbinas para motores diesel pequenos, agrícolas, de 3 cilindros, da CBT (Javali) e Perkins, que poderiam dar certo.

    Quanto ao supercharger, já há um tópico onde se discutiu um bocado a respeito de turbo x blower em trilhas, dê uma fuçada que você acha.

    Faça uma pergunta sobre suspensão e eu acho que o Sr.Billj, expert no assunto, aparece.

  • #20
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fala Marcelo

    Vou reformular a pergunta, tenho pouca experiencia com turbos.Já tive Saveiro a álcool turbo, era um exagero.O q na verdade eu quero é fazer com que o motor GM tenha um pouco mais de torque e hps.Como exemplo, para me fazer entender melhor, o Audi A3 normal tem 125 hps o turbo normal 150 hps.A diferença de consumo entre os dois é imperceptivel, e o turbinado tem um pouco mais de disposição do que o outro.Isso é o q eu gostaria de fazer.ë possível ? Qual turbina, e com q pressão ?Desculpe a insistencia, mas o meu objetivo é um acrescimo de potencia pequeno tipo o do Audi, Gol e etc.Sem ter q ficar ligado no manometro com medo de quebrar tudo.Afinal é um Jeep, e já passei da idade de carros brabos.
    To viajando ou vc acha q é possível ?

    Um abraço
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #21
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    E aews???

    Achei em uma 4 rodas de 1972, um teste que fizeram com um opala 4 cil. , um corcel I e um fusketa 1500, eles turbinaram eles e testaram e em anexo tem a reportagem que eu scaniei...
    O opala 4 cil. turbinado com relação do dif. do 6 canecos andô mais que o opalão 6 bocas
    Fala tamém como funciona a turbina, tem um eskeminha, etc... 8) é jeitado...

    Flw!!!
    Turbinar Motor 6cc original do CJ5 Arquivos Anexos

  • #22
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Fala Marcelo

    Vou reformular a pergunta, tenho pouca experiencia com turbos.Já tive Saveiro a álcool turbo, era um exagero.O q na verdade eu quero é fazer com que o motor GM tenha um pouco mais de torque e hps.Como exemplo, para me fazer entender melhor, o Audi A3 normal tem 125 hps o turbo normal 150 hps.A diferença de consumo entre os dois é imperceptivel, e o turbinado tem um pouco mais de disposição do que o outro.Isso é o q eu gostaria de fazer.ë possível ? Qual turbina, e com q pressão ?Desculpe a insistencia, mas o meu objetivo é um acrescimo de potencia pequeno tipo o do Audi, Gol e etc.Sem ter q ficar ligado no manometro com medo de quebrar tudo.Afinal é um Jeep, e já passei da idade de carros brabos.
    To viajando ou vc acha q é possível ?
    Um abraço
    No GM151 é perfeitamente possível. Esse motor aceita tudo que você imaginar em termos de turbinamento, até aquelas montagens esdrúxulas, com a turbina por baixo do carburador, mas sempre fica beberrão.
    Você vai querer andar com gasolina ou álcool?

  • #23
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Pedro Bachir Asmas Filho
    E aews???

    Achei em uma 4 rodas de 1972, um teste que fizeram com um opala 4 cil. , um corcel I e um fusketa 1500, eles turbinaram eles e testaram e em anexo tem a reportagem que eu scaniei...
    O opala 4 cil. turbinado com relação do dif. do 6 canecos andô mais que o opalão 6 bocas
    Fala tamém como funciona a turbina, tem um eskeminha, etc... 8) é jeitado...

    Flw!!!
    Eu tinha lido esse teste a uns anos atrás. Se era assim a 30 anos atrás, imagine o que um turbinamento faz num motor desses hoje em dia.

    Até te digo que um 4 cilindros de Opala turbinado anda junto com um 6 cilindros somente se o dono quiser, porque na verdade dá pra andar muito mais, com uma instalação básica.

    Se você passar o motor para 3.0 e turbinar então...

    Aliás esse 3.0 feito em cima do 2.5 será minha próxima empreitada no cJ83.

  • #24
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    58
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Diones, recebi seu e-mail, mas meu Outlook está meio revoltado e não responde nada para ninguém.

    Se o Celso Magrão preparador de motores que você mencionou é o que eu conheço de Interlagos, você tem andado em boa companhia.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade