x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 57
  • #37



    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    ...esse fio que vai do motor de arranque para a bobina é somente para "facilitar" na hora da partida, ja que depois a bobina recebe a corrente do fio com resistor ?
    Exatamente.

    Em alguns casos isso faz uma bela diferença, em outros não altera absolutamente nada. Tudo depende do estado (e da capacidade e da qualidade) da bateria, a "quantas andam" a instalação elétrica, componentes da ignição, carburação e até época do ano, mas uma coisa é certa, mal não faz.

    .

  • #38
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo
    aH1 vc refere-se so relê auxiliar que há em algumas instalações ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #39
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Não está estranho não, Leopoldo, basta observar que escrevi "contato de partida na chave de ignição" e não "contato de ignição". O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo.
    .
    ...pronto, agora que achei que estava entendendo complicou tudo de novo,.rss

    Duvidas: a bobina esta conectada com um fio(+) que vem da ignição com resistencia e um fio(+) que vem do motor de arranque do contato de partida da chave de ignição, pergunto eu :"quando eu soltar o dedo do contato de partida e o motor pegar, esse segundo fio que esta ligado entre a bobina e o motor de arranque não vai continuar recebendo tensão do fio resistivo? ja que os 2 estão ligados ao + da bobina ???

  • #40
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    ...pronto, agora que achei que estava entendendo complicou tudo de novo,.rss

    Duvidas: a bobina esta conectada com um fio(+) que vem da ignição com resistencia e um fio(+) que vem do motor de arranque do contato de partida da chave de ignição, pergunto eu :"quando eu soltar o dedo do contato de partida e o motor pegar, esse segundo fio que esta ligado entre a bobina e o motor de arranque não vai continuar recebendo tensão do fio resistivo? ja que os 2 estão ligados ao + da bobina ???
    Relendo mais umas 10 vezes agora entendi, eu achei que ia pegar o ponto da ligação do motor de arranque mais agora lendo com atenção vi que na verdade é pra pegar do ponto de contato de partida na chave e não do ponto no motor de arranque .

    Valeu Sukys .

  • #41
    Como estou fazendo toda a eletrica do meu CJ resolvi só dar um alerta para os que compraram algum jeep e estão rodando sem dar uma olhada geral nas suas condições principalmente na eletrica, essas fotos abaixo são das condições precaria que estava a minha ligação que não sei como não pegou fogo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dificil de pegar com motor quente-dsc09599.jpg   Dificil de pegar com motor quente-dsc09598.jpg   Dificil de pegar com motor quente-dsc09597.jpg  
    4X4 Brasil

  • #42
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    é pra pegar do ponto de contato de partida na chave e não do ponto no motor de arranque
    ERA para pegar o contato NO motor de arranque (se vc não tem solenoide auxiliar, que é o mais provável) .... aquele ponto que está no desenho que eu te re-enviei.

    MAS

    Depois de ver a foto,

    No seu motor de arranque, o automático NÂO tem aquele parafuso que eu mencionei antes. NO seu modelo NÂO tem.

    Portanto, o seu sistema fica sem o retorno do arranque OU vc instala um rele auxiliar de partida, oque chamam de robozinho, e puxa o retorno de lá.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #43
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Valeu Sukys .
    Valeu nada, esquece os comentários que fiz sobre o by-pass do resistor ballast, porque escrevi besteira.

    Para fazer o by-pass, um dos terminais do fio tem que ser ligado ao positivo da bobina, óbvio e ponto final.
    Já o outro terminal NÃO PODE ser ligado DIRETO na saída do automático que vai para o motor de arranque e TAMBÉM NÃO PODE ser ligado DIRETO ao contato de partida da chave de ignição, e isso por um motivo muito simples: com a alimentação (+12V) que existirá no momento da partida tudo funcionará perfeitamente, mas sem esta alimentação (que acontece com a interrupção do arranque) o enrolamento primário da bobina ficará em paralelo, ou com o motor de arranque para o primeiro caso, ou com o enrolamento do automático no segundo, daí estes componentes drenarão corrente via resistor ballast, e no primeiro caso (borne do motor de arranque) a bobina muito provavelmente nem terá como gerar faísca, e no segundo muito provavelmente o automático permanecerá em atuação. (em tempo: é possível fazer uso destes dois tipos de conexão e tudo funcionar nos trinques, mas seria necessário utilizar um diodo de potência em série com a fiação de by-pass).

    Em resumo e para não complicar com o uso de diodo, para fazer o by-pass do resistor ballast tem que se fazer uso de contato "limpo", sem qualquer outra carga ligada à massa, e isso pode ser feito em contato ESPECÍFICO do automático, ou na sua ausência pode-se fazer uso de relé (pode ser do tipo utilizado em buzina ou farol auxiliar, por exemplo) onde um dos contatos é ligado ao +12V e o contato NA (normalmente aberto) ligado SOMENTE ao positivo da bobina, já um dos terminais de acionamento do relé ligado à massa e o outro ao borne de saída do automático (ou até mesmo junto ao contato de partida da chave de ignição).

    Aí sim a coisa funciona.

    .
    4X4 Brasil

  • #44
    Vish, agora saiu fumaça do celebro,.rsss
    Vou fazer o seguinte, como sempre funcionou bem sem esse fio e meu motor de arranque não tem essa saida, vou deixar do jeito que esta, pra que mexer no que esta quieto e funcionando né !!! Depois quando der algum problema eu ja tenho um idéia do que pode ser..

    []s

  • #45
    Então vamos clarear este assunto de vez, e já que seu automático não possui borne específico segue o esquema de ligação com o uso de relé, e da forma mais simples possível, onde a conexão "motor de arranque" é o borne de saída do automático (na foto que você postou, borne da esquerda, ligado ao motor de arranque).

    .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dificil de pegar com motor quente-bypass.jpg  

  • #46
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Valeu nada, esquece os comentários que fiz sobre o by-pass do resistor ballast, porque escrevi besteira.

    Em resumo e para não complicar com o uso de diodo, para fazer o by-pass do resistor ballast tem que se fazer uso de contato "limpo", sem qualquer outra carga ligada à massa, e isso pode ser feito em contato ESPECÍFICO do automático, ou na sua ausência pode-se fazer uso de relé (pode ser do tipo utilizado em buzina ou farol auxiliar, por exemplo) onde um dos contatos é ligado ao +12V e o contato NA (normalmente aberto) ligado SOMENTE ao positivo da bobina, já um dos terminais de acionamento do relé ligado à massa e o outro ao borne de saída do automático (ou até mesmo junto ao contato de partida da chave de ignição).

    Aí sim a coisa funciona.

    .
    Entendi,... porque se pegar um ponto do fio que vai da ignição para o motor de arranque e ligar no contato + da bobina, quando a bobina trabalhar vai passar a corrente que vem do fio com resistor que também esta ligado no + da bobina para o motor de arranque e ele não vai desligar. Acho que é isso né ,.rsss. Já to ficando é loco com essas ligações.

    Agora no caso de quem tem a saida para a bobina no motor de arranque, não ira vir mais corrente para a bobina do que o necessario, considerando que ira vir corrente do motor de arranque e do fio resistivo ???

    []

  • #47
    Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Agora no caso de quem tem a saida para a bobina no motor de arranque, não ira vir mais corrente para a bobina do que o necessario, considerando que ira vir corrente do motor de arranque e do fio resistivo ???
    Mas a idéia é justamente aumentar o fluxo de corrente para compensar a queda de tensão no momento do arranque, e com isso recompor - ou aumentar - a potência da faísca.

    Colocando em números a coisa ficará mais simples de entender:
    Digamos que a bobina tenha resistência de 1,5 Ohm, o ballast 1,5 Ohm, a tensão da bateria no momento da partida fique em 11 Volts, e após isso, com a carga do alternador, em 14 Volts.

    Com estes valores poderemos calcular a corrente circulante pela bobina, através da fórmula I=E/R (onde I=corrente em ampéres, E=tensão em volts, R=resistência em Ohm)
    No momento da partida, com by-pass do ballast teremos: 11/1,5=7,3 Ampéres
    Sem o by-pass do ballast, na partida teremos: 11/(1,5+1,5)=3,6 Ampéres
    Após a partida, com o ballast teremos 14/(1,5+1,5)=4,6 Ampéres

    Ou seja, neste exemplo (cujos valores não fogem muito da realidade), sem o ballast no momento da partida a corrente circulante pela bobina é bem mais elevada que a encontrada em funcionamento normal, mas isso não chega a ser preocupante porque esta sobre-corrente permanece apenas por alguns instantes, o tempo de arranque do motor, e esta sobre-corrente se traduz em faísca de ignição mais energética, justamente o que é necessário com o motor em partida à frio, ou em partida à quente com algum excesso de combustível, e com o ballast no circuito teríamos justamente o contrário, uma faísca menos energética em situações que requerem justamente o contrário.

    Em tempo: o resultado final (energia disponível na faísca) requer outros cálculos e o uso de outras grandezas, e a idéia foi apenas mostrar a influência do resistor ballast no circuito.

    .

  • #48
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Wcas, uma dica

    Se tu quiser saber se isso vai fazer diferença ou não no teu caso, pega um fio e bota direto no (+) da bateria e, antes de dar o arranque, gruda a outra ponta no (+) da bobina.

    Aí dê o arranque e veja se melhora alguma coisa.
    Se melhorar, tu vê se vale a pena investir no esquema explicado aí em cima, pois é assim que vai ficar.

    Só não deixa o motor ligado muito tempo assim, pois a bobina vai estar trabalhando com mais corrente e vai esquentar mais, e não esquece de tirar o fio quando desligar o motor.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade