x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 57
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

O fio resistivo NÂO é oque vai do arranque para a bobina.

Esse fio é o retorno do arranque. Deve ser ees em marrom.

O resistivo está entre a chave de contato e a bobina, dentro do chicote.

Normalmente a cor é vermelha e o fio é diferente, não é de cobre.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- teu motor de arranque tem ou não tem 2 parafusos disponíveis, fora o do cabo da bateria ????

2- A tua bobina tem no minimo um foi que vai do modulo para o (+) ou IGN e um fio ou cablagem que vai do (-) para o ditribuidor. É no (+) ou ign da bobina que deveria entrar o fio do retorno do arranque. Só isso.

3- o fio da chave > resistencia > modulo > bobina está correto.

- da IGN do estabilizador ? que estabilizador ? essa outra explicação da bobina: eu não entendí.
    Leopoldo, com uma foto fica muito mais facil entender, estou colocando em anexo o desenho do meu circuito. Se voce puder dar uma olhada o opnar, aceito sugestões.
    Dificil de pegar com motor quente Imagens Anexas
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Dodger Ver Post
    ...
    No meu Maverick tem o cabo resistivo original, de cor marrom, deveria ir do arranque atá a bobina, mas está desconectado nos dois pontos.
    Não tenho problemas mais para fazer o carro pegar depois de quente, mas gostaria de recolocar o cabo, mas acho que sou meio leso e num entedi onde eu conecto ele lá no arranque. No arranque do OHC tem 3 terminais, 1 vai com o cabo + da bateria/alternador outro com o fio que vai pra o comutador de partida(chave) e tem 1 sobrando com nada conectado, seria esse onde eu ligo o fio resistivo??
    Não, esse resitivo vai da chave para a bobina, na uma olhada no desenho acima que eu postei. Esse conector sobrando no seu motor de arranque é o que o meu não tem e por isso estou com duvida, vou tirar uma foto dele hoje e coloco aqui pra voces verem.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Como uma imagem vale mais que N textos, coloquei observações no desenho do Wcas.

A linha vermelha, grossa, é o cabo que alimenta o arranque.
    A linha azul escura é a alimentação que aciona o solenoide de arranque.
    A linha rosa é o retorno do arranque, SE o solenoide de arranque TEM o pino para encaixar o fio.
    Dificil de pegar com motor quente Imagens Anexas

Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Agradecimentos: 3
    Agora matou a pau!
    Até eu entendi, heheheh!

Obrigado cara!

...hehehe
    Dodge, o negócio é perguntar pra quem conhece.
    Tirando o fio de retorno do arranque para a bobina que eu to achando estranho o meu motor não ter, esta tudo certo. Ainda vou dar mais uma olhada e postar uma foto do motor pra voces verem, porque tem um parafuso no lugar indicado para este retorno, agora não sei se tinha um pino ali de retorno e algum retardado tirou e colocou o parafuso, ou se é assim mesmo e esse motor não tem isso. mais tarde dou retorno.

Valeu Leopoldo !!! Ficamos devendo essa pra ti.

Segue a foto do meu motor de arranque, como voces podem ver ele tem 2 parafusos que eu não se são para segurar alguma coisa dentro do motor ou é uma saida +.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dificil de pegar com motor quente-dsc09605.jpg  
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    ...este fio que sai da chave e alimenta a eletronica deveria ser resistivo, para não alimentar a eletronica com 12V (em alguns modelos como na minha)
    De forma alguma!
    O circuito eletrônico da ignição SEMPRE é alimentado pela mesma tensão do circuito elétrico, e a inserção de uma resistência em série com a sua alimentação poderá causar instabilidade no funcionamento do sistema de ignição.

A função do resistor ballast (ou fio resistivo) é limitar a corrente elétrica circulante pela bobina, NUNCA o módulo eletrônico, e sua instalação é feita entre o borne positivo da bobina e o positivo da bateria, via chave de ignição.

Alguns sistemas de ignição prevêem a eliminação temporária da atuação do resistor ballast enquanto o motor de arranque estiver em funcionamento, e a explicação é simples: com o dreno de corrente promovido pelo motor de arranque a bateria apresenta uma natural queda de tensão, com consequente diminuição na intensidade da faísca de ignição. Como coisa do tipo pode ocasionar dificuldade na partida do motor, principalmente quando a bateria já está "meia-boca", o borne positivo da bobina é alimentado pela mesma tensão da bateria, via automático de partida, e na verdade este fio não precisa partir do automático, pode muito bem partir do contato de partida na chave de ignição.

O diagrama em anexo é específico da linha GM (Opala) com sensor indutivo, mas no que tem a ver com alimentação da eletrônica e bobina serve como referência para QUALQUER sistema de ignição de série.

.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dificil de pegar com motor quente-ignicao.jpg  

Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    Segue a foto do meu motor de arranque
    Os parafusos identificados com circulo amarelo servem para fixação da carcaça da bobina do automático.

Para eliminar a função do resistor ballast durante a partida basta ligar um fio do terminal de saída do automático (que está ligado ao motor de arranque, borne à esquerda da figura) ao borne positivo da bobina de ignição, mas tome o cuidado de que a alimentação do módulo eletrônico seja oriundo da chave de ignição, e não da bobina, conforme o diagrama já postado.

.

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Os parafusos identificados com circulo amarelo servem para fixação da carcaça da bobina do automático.

Para eliminar a função do resistor ballast durante a partida basta ligar um fio do terminal de saída do automático (que está ligado ao motor de arranque, borne à esquerda da figura) ao borne positivo da bobina de ignição, mas tome o cuidado de que a alimentação do módulo eletrônico seja oriundo da chave de ignição, e não da bobina, conforme o diagrama já postado.

.
    Valeu Sukys !! Mais um que eu to devendo brejas.

Aproveitando a explicação, esse fio que vai do motor de arranque para a bobina é somente para "facilitar" na hora da partida, ja que depois a bobina recebe a corrente do fio com resistor ??

De qualquer forma vou providenciar essa ligação.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    1- O circuito eletrônico da ignição SEMPRE é alimentado pela mesma tensão do circuito elétrico.

2- na verdade este fio não precisa partir do automático, pode muito bem partir do contato de partida na chave de ignição
    1- Perfeito, obrigado por corrigir oque estava errado. Nem na minha é assim. E o esquema da pagina anterior e o seu postado não deixa dúvidas. O certo é resistivo para a bobina e não o modulo.

2- Isso está estranho. O problema de ligar na chave é que o motor de arranque não desligaria mais pois seria agora alimentado pelo (+) na bobina. A não ser que a chave de contato tenha um circuito separado para isso. O ùnico lugar disponivel que eu vejo é no automático mesmo.
    4X4 Brasil

Não está estranho não, Leopoldo, basta observar que escrevi "contato de partida na chave de ignição" e não "contato de ignição". O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo.

De fábrica, normalmente é feito o uso do borne do automático pela proximidade com a bobina. Com isso se economiza alguma coisa na fiação e, DE CERTA FORMA, evitam-se perdas ocasionadas pela resistividade natural da fiação, mas na prática e considerando o uso de fio com bitola apropriada isso passa batido, e de pronto, não lembro de nenhum automático de partida com ativação pelo negativo, o que inviabilizaria este tipo de conexão, junto ao contato de partida da chave de ignição.

.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem