x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 57
  • #13
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5



    Esse fio é denominado de retorno do arranque.

    A função deste fio é enviar à bobina 12V puro(!) no momento que o arranque é virado.

    Depois disso, quem assume é a ignição normal, passando pelo fio resistivo ou pelo Shunt, dependendo do Jeep.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #14
    Usuário Avatar de Donizetti
    Entrada
    01/07/2007
    Idade
    68
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Mas Leopoldo, a função deste fio é para funcionar a qualquer momento? Motor quente ou frio? Pois com motor frio ele pega normal ou esse fio é para auxiliar com motor quente?

  • #15
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Esse fio só funciona quando se dá a partida, quente ou frio.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #16
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    vo fala bem símples, pra ficar facil de entender
    O negócio é o seguinte, quando o motor está frio a ignição funciona bem mesmo passando pela resistência.
    Quando o motor está quente é necessário que a bobina seja ligada direto no + da bateria, sem passar pela resistência, pois é preciso mais corrente pra ignição funcionar.

    Se vc não tem este cabo entre o motor de arranque e a bobina, a ignição fica fraca com o motor quente e ele custa a pegar.

    Esse é um dos motivos que pode levar ao teu problema, mas pode ser outra coisa também. Verifica isso, pois é bem facil de arrumar.

  • #17
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O maior motivo:

    quando a chave de ignição é acionada no arranque, ela alimenta só o arranque.

    o sistema de ignição está desligado do circuito da chave. É por isso, e mais o que vc menciona ( maior pode de faisca em 12V) que o fio retorno do arranque está lá.

    Assim, e sem esse fio, vc pode desconfiar que pode deixar o arranque ligado até acabar com a bateria mas o motor não pega.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #18
    Mestre Leopoldo, uma pergunta.
    tenho o motor ford OHC e a minha bobina troquei recentemente pois realmente era fraca.
    melhorou, porém vi esse negocio do fio que vai do motor de partida para a bobina.
    é o mesmo fio que entra a corrente para a partida, acionado pela chave que deve ir no positivo da bobina? Pergunto porque o "Relé" do motor de arranque possui 2 entradas de fios, sendo que só estou usando uma. teria a outra esta função?
    []s
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #19
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    SIm.

    O ponto de cima é o acionamento do rele e vem da chave de ignição.

    O de baixo é o retorno de alimentação. O fio que liga DIRETAMENTE o solenoide ao (+) da bobina.

    O outro fio que alimenta a bobina e liga-se ao mesmo polo (+) é o que vem da chave pelo o shunt ou foi resistivo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #20

    ligação

    Mestre... hoje acho que estou devagar para entender as coisas.
    vamos lá:

    O ponto de cima é o acionamento do rele e vem da chave de ignição.
    o que chama de ponto de cima é onde chega o + da chave. esse eu nao mudo nada. deixo como está, certo?

    O de baixo é o retorno de alimentação. O fio que liga DIRETAMENTE o solenoide ao (+) da bobina.
    o que tá sobrando, esse eu ligo direto no + da bobina.

    O outro fio que alimenta a bobina e liga-se ao mesmo polo (+) é o que vem da chave pelo o shunt ou foi resistivo.
    o que seria esse!? a minha bobina já tá ligada e funcionando. os outros fios vem daquela caixinha da bosch(desculpe a ignorancia) pois tenho ignição elet.
    que mais devo fazer!? esse ultimo nao entendi bem.

    +1 vez obrigado
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #21
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Ponto de cima é o parafusinho ou encaixe superior no solenoide do arranque. Neste ponto de ligação, vem o acionamento da chave de ignição posição "partida". Aquele onde vc vira, energiza e aciona o arranque.

    Ponto de baixo é o parafusinho ou encaixe inferior no solenoide do arranque. Neste ponto de ligação vai um fio que passa pelo chicote e vai ligar DIRETO ao borne (+) da bobina. Neste borne NA bobina ainda vai mais um fio, o fio da caixa de comando da eletronica ( sa vc tem a eletronica) ou o fio da chave de contato (platinado).

    Já que vc tem a eletronica ainda tem mais um fio então: da chave para o modulo

    De qualquer forma, este fio que sai da chave e alimenta a eletronica deveria ser resistivo, para não alimentar a eletronica com 12V (em alguns modelos como na minha)

    SE vc tem um fio sobrando, teste o mesmo para ver a função e não torrar o chicote numa ligação à lá dumbo. Se ele for mesmo o retorno, ele nasce no arranque e morre na bobina.

    deve ser algo assim:

    circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.
    circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina.
    circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > (+) bobina
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #22
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    deve ser algo assim:

    circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.
    circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina.
    circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > (+) bobina
    E tenho ignição eletronica e o meu esta da seguinte forma :

    circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.

    circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > Resistencia(+) bobina

    circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina. ====> isso eu não tenho !! sera modelo diferente de motor de arranque, porque desde que comprei funciona sem isso.

    Na minha bobina tem 1 ligação do ign do estabilizador de voltagem e um ponto que vem da chave de ignição(com resistencia) , antes de chegar na bobina sai um ponto da chave de ign e alimenta o modulo 12v .


    ta errado isso ????

  • #23
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    65
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1- teu motor de arranque tem ou não tem 2 parafusos disponíveis, fora o do cabo da bateria ????

    2- A tua bobina tem no minimo um foi que vai do modulo para o (+) ou IGN e um fio ou cablagem que vai do (-) para o ditribuidor. É no (+) ou ign da bobina que deveria entrar o fio do retorno do arranque. Só isso.


    3- o fio da chave > resistencia > modulo > bobina está correto.

    - da IGN do estabilizador ? que estabilizador ? essa outra explicação da bobina: eu não entendí.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #24
    Usuário Avatar de Dodger
    Entrada
    07/12/2007
    Local
    Mariana/MG
    Idade
    51
    Posts
    1,047
    Agradecimentos: 3
    Um tempo atrás o OHC do meu Maveric tava com problema para pegar com motor quente, arranque ficava pesado demais, e não pegava de jeito algum, só esperando esfriar.

    Comecei a perguntar por aí e vi que muita gente que tem este motor em Jeep e Maverick tinha com frequencia este problema.
    Uns falavam em bobina, revisão do motor de arranque, cabeamento de bateria, aterramento, carburador, velas, etc, etc, etc. Mas na verdade era somente ponto muito adiantado. colocamos o motor no ponto recomendado no manaul e pronto! Pode deixar o bicho ferver que pega s´de encostar na chave. Outras 3 pessoas que tinham este problema eu falei para ver o ponto correto e foi batata, todos estavam com ponto lá nas alturas e acabaram os problemas com isso.

    No meu Maverick tem o cabo resistivo original, de cor marrom, deveria ir do arranque atá a bobina, mas está desconectado nos dois pontos.
    Não tenho problemas mais para fazer o carro pegar depois de quente, mas gostaria de recolocar o cabo, mas acho que sou meio leso e num entedi onde eu conecto ele lá no arranque. No arranque do OHC tem 3 terminais, 1 vai com o cabo + da bateria/alternador outro com o fio que vai pra o comutador de partida(chave) e tem 1 sobrando com nada conectado, seria esse onde eu ligo o fio resistivo??

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade