Postado originalmente por
CAMPOSW
caro jackson , quando eu comprei meu jeep com as molas originais , eu já sabia que tinha que mexer nas molas , pois o jeep estava com as molas arqueadas e os jumelos enforcados , na estetica é bonito , mas andando com o jeep era um desconforto total , qualquer buraquinho na estrada era trasmitido aos passageiros . (horrivel
) ........
mas tem soluçao
, no meu caso eu retirei a 3° mola que é a mais grossa e a ultima , a penultima eu pedi pra deixar reta ( vira uma mola de segundo estágio , ela está lá é não acrescenta em nada , mas quando a suspensao for trabalhar ela vai enconstar e ajudar .)
por feixe eu usei 3 espaçadores entre cada 2 molas . aí as molas só vao encostar as pontas , o resto fica livre sem atrito , o que faz com que as molas trabalhem com mais suavidade . coloquei jumelos com pinos graxeiros . lembrando que minhas molas já estavam arqueadas , aí não foi preciso arebater as pontas .
na prática o jeep virou outro , passo correndo em costelas , calçamentos e o jeep não pula mais , fiquei muito satisfeito com o resultado . um amigo meu andou é já mandou fazer no cj3 1954 dele , está na oficina , o mecanico foi lem casa pra ver como foi feito .
no geral se precisar de alguma dica , posso ajudar . abraço