O escapamento do meu cj5 está todo enferrujado, gostaria de pintá-lo com tinta alumínio daquelas que se pintam rodas. Será que vai aguentar ou preciso comprar aquelas caras de alta temperatura?
eu comprei um spray de tinta para pintar meu escapamento dimensionado 4x1, paguei 12 reais a lata (cor aluminio), 600 graus de temperatura suporta, se informe, pois há tintas de alta temperatura com preços acessiveis.
Não sei os termos técnicos, mas já li, em algum lugar aqui do fórum, que a descarga funciona como um captador de ferrugem da lataria do veículo, ajundando a conservá-la.
Se pintar a descarga a lataria acaba sobrecarregada de ferrugem.
Não sei até que ponto é verdade mas que tem sentido isso tem.
Existe sim o lance de diminuir a ferrugem mas pra isso tem que existir corrente elétrica entre o metal a ser protegido e o metal "doador".
Podemos imaginar como um condutor elétrico o percurso do cano de escape, começando pelo coletor de escape, passando pelo motor, carroceria e terminando lá atrás, na fixação do cano, próximo ao bocal. Considerando que esta última fixação seja condutora, temos um circuito em anel composto por metais de diversas composições.
Alta temperatura no cano de escape pode até gerar alguma ddp (tensão elétrica) em suas junções, e isso acontece por cauda da diferença de composição dos metais e por causa da diferença de temperatura, e no final da história esta ddp pode até promover algum metal como doador, só que este doador pode ser a própria carroceria e não o cano de escape, tudo vai depender dos metais envolvidos, união de que metal com quem, e por aí vai. É coisa mais pra teoria do que pra prática, mesmo porque, lá no final do escape, o suporte normalmente é feito de borracha, para evitar quebras, e aí baubau ddp, ou melhor, baubau corrente elétrica.
Este fenômeno é muito usado em embarcações, principalmente de água salgada, onde o sal + água atuam como eletrólitos, o que aumenta em muito a eficiência, além do que se faz uso de alguma fonte de eletricidade e de um eletrodo com material doador.
Já em carros a coisa complica. Até existe um equipamento pra isso mas nem me pergunte sobre a eficácia.
obrigado pelas dicas. Vou tentar soltar o escape dos fixadores para lixá-lo bem, passar este tal de ferrox e em seguida vou pintar. Se durar um ano já está bom.
eu comprei um spray de tinta para pintar meu escapamento dimensionado 4x1, paguei 12 reais a lata (cor aluminio), 600 graus de temperatura suporta, se informe, pois há tintas de alta temperatura com preços acessiveis.
Ivo, esse procedimento que você descreveu também deve ser feito com um escapamento novo ou é dispensável neste caso? Você poderia dar maiores detalhes sobre o spray que utilizou (marca, tipo, aplicações, etc.)?
Pergunto porque em breve precisarei trocar o escapamento da minha viatura e quero fazer o possível para que a nova peça dure bastante...
Até!
[SIZE="3"]André Carvalho "There's no replacement for displacement."
"....Existe sim o lance de diminuir a ferrugem mas pra isso tem que existir corrente elétrica entre o metal a ser protegido e o metal "doador"....
....Até existe um equipamento pra isso mas nem me pergunte sobre a eficácia....."