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Convex Datacenter
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  • #1
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    31/07/2005
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    Red face motor+caixa+diferencial+pneus= velocidade (cálculos técnicos)




    Pessoal, vi vários tópicos relacionados a velocidade final do veículo, caixa de marcha, diferencial, pneus, etc. Notei que alguns colegas possuem grande conhecimento técnico (não é meu caso). Assim, criei este tópico pra ver se podemos identificar métodos para calcular a velocidade e força do veículo levando em consideração as principais variáveis: RPM motor, relação da caixa de marcha, relação do diferencial e tamanho dos pneus.

    Vamos a um cálculo, se for viagem minha peço desculpas.

    Li no tópico "Relação do Cambio Original 3m e 4m " que a relação da caixa de 5 marchas do opala na 5ª overdrive é 0,84:1, isto é, a cada 0,84 voltas do motor o cardan dá um giro. certo?

    prosseguindo, em um veículo com o diferencial 43/8 (5,375), a cada 5,375 giros do cardan, a roda dá uma volta. Correto?

    Assim, um motor em 3000 rpm, com a 5ª overdrive acima referida, o cardan girará 3571,53 vezes (3000/0,84), que por sua vez, dará 664,45 (3571,53/5,375) voltas na roda, a cada minuto (estamos falando em RPM).

    664,45 x 60 (minutos) nos dará o número de voltas do pneu por hora, ou seja 39897,11.

    Considerando que o perímetro do pneu é 2 x 3,14 x raio, e que multiplicando o número de voltas que dá em um hora pelo valor do perímetro, teríamos a distancia percorrida em uma hora (em metros). Dividind-se por 1000, teríamos a velocidade em km/h!!!! correto?

    assim, sendo um pneu cujo diâmento é de aproximadamente 80 centímetros, o raio seria de 0,4 metros, e o perímetro de 2,512, ou seja, a cada volta do pneu o veículo se desloca 2,512 metros (2 x 3,14 x 0,4))!!! certo???

    Por fim, 2,512 metros, multiplicado por 39897,11 voltas por hora (cálculo acima), me dará o valor de 100221,51 metros por hora, ou aproximadamente 100 km/h.

    Sendo assim, um veículo com o motor em 3000 RPM, com caixa de opala, em 5ª overdrive, com relação de diferencial 8/43 e pneus de 80 centímetros de diâmetro externo deverá atingir a velocidade de 100 km/h.

    O cálculo está correto??? ou viajei na maionese???

    Caso esteja correto, por favor informem pro meu jeep, porque ele não atinge essa velocidade nem a pau....

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1927

    não li toda a tua msg mas tavam falando disso neste topico agora pouco

    [ ]s

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    muito boa e fácil de usar a planilha.

    para torque na roda faça a seguinte conta :

    Calculo de torque nas rodas:
    (torque do motor x rel. marcha x rel t case x rel dif ) / diam pneu em mts


    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
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    desculpem a ignorancia, mas alguém poderia me explicar o que é "T case"?

    Outra coisa. todas os modos de calcular chegam ao mesmo resultado, inclusive a planilha citada no outro tópico.

    Ocorre que, por estes cálculos, meu jeep deveria atingir 167 km/h a 5000 RPM.

    É rúim de chegar a isso tudo!!!

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    T case => Transfer case => Caixa de transferência

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por Lobo dos Morros Ver Post
    desculpem a ignorancia, mas alguém poderia me explicar o que é "T case"?

    Outra coisa. todas os modos de calcular chegam ao mesmo resultado, inclusive a planilha citada no outro tópico.

    Ocorre que, por estes cálculos, meu jeep deveria atingir 167 km/h a 5000 RPM.

    É rúim de chegar a isso tudo!!!
    Só que de quinta marcha ele não chega a 5000 rpm.

    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Desculpem o pitaco, mas o escorregamento da embreagem é desprezível nesse cálculo?

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    escorregamento da embreagem ?

    pq ? vc tem graxa na sola da botina ????



    só existe isso num conversor de torque de cambio automático sem lock-up.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    LOBO

    seus cálculos estão corretos.

    porém, observe que

    1- o motor não vai só até 3000 rpm
    2- a desmultiplicação da overdrive pode comer o torque do motor X aerodinamica (arrasto do jeep) e a velocidade pode estolar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Usuário
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    ok. Se os cálculos estiverem corretos ou ao menos próximo à realizadade acho que o veículo ficará bom: cerca de 100 km/h com o motor a 3000 giros.

    Só mais uma coisa:

    Alguém saberia me informar a quantos RPM vai o motor do opala 4cc a álcool?
    Nao tenho certeza, mas acho que é algo em torno de 4500 giros.

    Lobão

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Lobo, dado importante o GM 2.5 L alcool tem sua potência máxima (88 cv) a 4000 rpm e torque máximo (19.4 kgfm) a 2500 rpm.

    Quanto a rotação máxima acho que passa um pouco dos 6000 rpm mas não sendo aconselhável estar constantemente acima dos 5000 rpm.

  • #12
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    Muito interessante estes dados... eu nao sabia dessa potencia e pricipalmente desse torque.

    Um mecânico havia me dito que o motor do opala 4cc a álcool tinha 100 hp de potencia.

    Na verdade 88 pra mim tá bom, principalmente com esse torque todo em uma rotação baixa.

    Lobão.

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