x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 57
  • #13
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por Ricardo Bruggmann Muhle
    Caro Sérgio,
    Tenho um motor OHC e quando fiz o rebaixo do meu cabeçote, me interessei em calcular para quanto iria a taxa. Porém me deparei com o seguinte, necessitava saber o volume da cavidade do cabeçote (onde ficam válvulas e vela). Como é um volume bastante irregular, ficou inviável de se calcular com a precisão que gostaria. Como fiz então? Com o cabeçote "de pernas para o ar", devidamente nivelado (nota-se aqui que é necessário desmontar a "chonga" toda para proceder as medições, calcular isso sem desmontar é gambiarra), com válvulas e vela no lugar, preenchi todo o volume de uma cavidade com óleo, até nivelar, utilizando uma seringa. Feito!!! Já sabia o volume no cabeçote.
    Calculei então o volume do cilindro (é bom medir in loco, pois se o motor já passou por retifica, os valores não são mais os tabelados), coloquei também o volume que a junta do cabeçote acrescenta (+ ou - 1mm X área da circunferência, do "buraco").
    Bom então é só pegar o volume total e dividir pelo volume que sobra quando o pistão está no PMS (ponto morto superior) e pronto, tens a taxa de compressão da bagaça!!!!

    Quanto a algumas coisas que o pessoal escreveu por ai, mando meu breve comentário.
    Rebaixar o cabeçote, com certeza força mais o conjunto, vai desgastar um pouco mais rápido........grande bosta, no balanço final as vantagens compensão!!! Pelo menos na minha percepção.
    Quanto a qual vai ser o tamanho do rebaixo......bom meu velho, ai vai de cada um, mas só pra ilustrar. Meu amigo Carlos, rebaixou tanto o cabeçote do 6 cilindros 3000 (Itamaraty) dele, que teve de fazer rebaixos nos pistões para as valvulas não baterem......os mais puritanos dirão...haaa, não fode, é trova. Bom esse motor só não funciona mais pois andou bebendo um pouco d'água com areia.......hehehe Enquanto estava "vivo" era endiabrado.
    Quanto a mudar também o comando, sugiro que se for fazer isso, faça em outra oportunidade, pois mexendo em mais de uma coisa ao mesmo tempo, não saberás qual foi o benefício de cada uma separadamente, e isso é interessante saber para futuras adaptações/modificações.

    No mais é isso meu chapa!!!! Qualquer coisa estamos aí. Se alguém tiver qualquer comentário.....mandem brasa. Um abraço a todos.
    Vou optar por 1,5mm e ver o que acontece
    Valeu
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #14
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    E ae Sergio???

    quando vc rabaixar o cabeçote conte-nos como fikou!!!

    valew 8)

    flw

  • #15
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pedro Bachir Asmas Filho
    E ae Sergio???

    quando vc rabaixar o cabeçote conte-nos como fikou!!!

    valew 8)

    flw

    Esta semana devo fazer o serviço, depois eu conto
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #16

  • #17
    PessoALL, uma ajuda aki, por favor...

    Tenho um GM151 álcool, ignição eletrônica, escapamento dimensionado e filtro de ar maior (Pampa serviços pesados - filtro grande) ligado num carburador (acho que Webber) 2E, com 1,5 mm de rebaixo no cabeçote... ficou o bixo, "bissurdo" de feroz... nao dá pré-ignição nem nada mas ainda nao tive coragem de enfiar o pé no acelerador pois tenho medo de quebrar cambio ou t-case... vendo toda a medição a respeito do 151 Gasolina e valores aproximados pergunto:

    e no 151 álcool? com quanto será que este "motorzinho" ficou? quanto será que está a taxa de compressão? e a potência e torque? alguém se habilita a "chutar" alguns valores??

    Ricardo, tem uma maneira mais fácil de ver a taxa de compressao (aqui no Tocantins nao encontrei a @#$%%$%! do aparelho), tem um manômetro que vc coloca rosqueado no lugar da vela, virando a chave o manometro registra a compressão real de cada cilindro, mas como nao tem isso por aki...

    alguém me ajuda a tirar esta dúvida??

    []'s curiosos....

  • #18
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    To afim de rebaixar o meu, agasolina, em 1,5 mm.Vou levar pra oficina amanhã.Eles tem o tal aparelho que vc falou.Vou medir todos os cilindros antes e depois de rebaixar.Depois eu digo quanto aumentou.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #19
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    olá all...

    esses manômetros não são precisos, pelo menos ninguém usa isso pra medir taxas em competições por exemplo, ele dá um resultado aproximado. Experimentem medir com ele antes e depois de fazer a plaina, assim vc vê a diferença que deu e compara com a taxa real do motor original...
    a taxa do gm151 a álcool deve estar perto dos 11:1 com 1,5mm à menos, se chegou nos 12 e pouquinho pra 1 ta bom demais, é uma taxa boa pro álcool, e ainda da pra usar gasolina em caso de nescecidade... isso aconteceu comigo nesse domingo, bem no meio da trilha, já voltando, acabou o álcool do bixão ... resultado, mete gasol e pé no bucho... com essas aditivadas, não chega nem a grilar... 8) e o meu motor tem 12.3:1 de taxa medida com querosene ....
    ...há a 2e é brossol....exelente carbura...(troca por uma 3E )
    []´s bem aferidos...

  • #20
    Valeu Paulo, pensei que ia ficar por uns 13:1 ... mas com 12 tá jóia!

    Nas horas de maior "enrosco" já vi o pessoal usando 15% de gasolina junto com o álcool, parece que fica "animal" nestes motores com cabeçote rebaixado....

    qual carburador 3E para álcool?? deve ser o preço do motor nao?

    Sérgio, mede aeh a diferença e posta aki na lista ok? valeu!

    []'s 2E alcóolatras

  • #21
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET
    Valeu Paulo, pensei que ia ficar por uns 13:1 ... mas com 12 tá jóia!

    Nas horas de maior "enrosco" já vi o pessoal usando 15% de gasolina junto com o álcool, parece que fica "animal" nestes motores com cabeçote rebaixado....

    qual carburador 3E para álcool?? deve ser o preço do motor nao?

    Sérgio, mede aeh a diferença e posta aki na lista ok? valeu!

    []'s 2E alcóolatras

    O bicho já ta na oficina

    Já to com saudades...

    Deve ficar pronto na sexta-feira

    Assim que souber a taxa atual e a nova coloco aqui
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #22
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo Eduardo
    a taxa do gm151 a álcool deve estar perto dos 11:1 com 1,5mm à menos, se chegou nos 12 e pouquinho pra 1 ta bom demais, é uma taxa boa pro álcool, e ainda da pra usar gasolina em caso de nescecidade... isso aconteceu comigo nesse domingo, bem no meio da trilha, já voltando, acabou o álcool do bixão ... resultado, mete gasol e pé no bucho... com essas aditivadas, não chega nem a grilar... 8)
    Fala Paulo!

    Me interessei nessa questão... O Boi é a cachaça tb... o que tenho que saber do motor (compressão, ponto) para poder meter gasolina numa emergência e se tenho que mudar algo na trilha mesmo (avanço por ex.) pra poder funcionar.

    Valeu amigo! []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #23
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    daês pessoal..

    uns 12 e pouco...(isso é chute)
    o 3E a alcool saiu original nos diplomatas 6cc, no santana, e em alguns outros carros com mais de 2000cc . vc encontra (não é facil) por aí usado, veja bem, USADO, não recondicio#!*!!, por umas 350 à 400 lts mas faz diferença...novo custa uns 800 paus
    quanto a história de usar gasolina, é só pra emergências mesmo, principalmente se a taxa for maior que 12:1....(só com podium) senão grila sem chance.
    se for o caso, dá uma atrasada no ponto que melhora, mas não vai querer mexer nisso no meio do mato né?? ainda que não dá pra tochar o pé senão afoga... gicleur de álcool é bem maior que de gasolina... o negócio é levar galãozinho mesmo.... 8)

    []´s

  • #24
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    há... de vez em quando eu boto um pouco de gasol no tanque do sapo tb, pra derreter aquela "gosma" do álcool, tipo uns 1:5 de gas... é bom no inverno aqui onde eu moro.... é friiiu.... mas força mesmo deve ser bem pouca a dif. o alcool já é um combus mais forte que a gasolina....

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade