x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
    Usuário
    Entrada
    13/03/2004
    Agradecimentos: 0

Substituto p/ agua no radiador.

Fala galera !!

Alguém conhece alguma solução para substituir a água no radiador??

Já ouvi falar numa substancia química q substitui a água e aditivo com muita eficiência no radiador evitando a corrosão e oxidação das peças.!!

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

aditivo

AGUA DESTILADA.

Meu conselho:

Sempre procure algo que possa ser achado com facilidade no mercado e/ou seja relativamente barato.

Não adianta colocar o supra sumo da tecnologia se você tem que bater na porta da NASA sempre que for reabastecer.

Isso vale para gasolina, oleos, aditivos ou mesmo peças.

Usuário
    Entrada
    13/03/2004

Re: aditivo

Citação Postado originalmente por leopoldo
    AGUA DESTILADA.

Meu conselho:

Sempre procure algo que possa ser achado com facilidade no mercado e/ou seja relativamente barato.

Não adianta colocar o supra sumo da tecnologia se você tem que bater na porta da NASA sempre que for reabastecer.

Isso vale para gasolina, oleos, aditivos ou mesmo peças.

Eu já ouvi falar em usar somente água destilada...
    minha duvida é a seguinte, A água destilada corrói as peças?

Obrigado !!

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Agua

Mesmo a água destilada corroe, mas tem uma diferença:

É uma água pura, isenta de cloro, calcáreos e outros materiais (é por isso que é chamadade água dura) que promovem mais ainda a corrosão e dposição de cacas dentro do sistema de arrefecimento, piorando a formação daquela linda LAMA dentro do sistema.

Galera, podem rir a vontade, mas usei durante anos em meu Véio uma mistureba dem barata e fácil:

ÓLEO SOLÚVEL (ÓLEO DE CORTE).... daqueles que usam em retíficas

Adicionei óleo de corte na água do radiador, acabou com a corrosão, melhorou a troca de calor (é feito pra isso!) e ainda nao cria aqueles "macarrões" dentro das coleias!....

[]'s esperando gargalhadas!

Usuário
    Entrada
    13/03/2004

Re: Agua

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mesmo a água destilada corroe, mas tem uma diferença:

É uma água pura, isenta de cloro, calcáreos e outros materiais (é por isso que é chamadade água dura) que promovem mais ainda a corrosão e dposição de cacas dentro do sistema de arrefecimento, piorando a formação daquela linda LAMA dentro do sistema.
    Eu cheguei a uma conclusão; Vou usar uma mistura de água destilada mais aditivo 50% + 50%. Eu acredito q posso ter uma perspectiva de vida útil maior!

Muito obrigado pelas dicas!

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7
    Dica para quem usa o velho e bom aditivo à base de etilenoglicol:

Solução de 30% de aditivo e 70% de água. Com essa solução o líquido de arrefecimento troca 45% mais calor, portanto é muito mais difícil superaquecer o motor, e só entra em ebulição a 115ºC à pressão atmosférica. Se a tampa do radiador estiver ok, pode chegar a 130º sem ferver. Em motores turbinados cheguei a usar 40/60.
    Além disso, os bons aditivos ainda lubrificam a bomba, protegem mangueiras e são detergentes de bloco e radiador.
    Marcas confiáveis, que sempre utilizei em motores de competição: STP (o melhor disparado, estupendo), Paraflu, Delco ou VW (originais de fábrica, muito bons).
    Cuidado que tem muita água colorida sendo vendida à guisa de aditivo por aí.

PessoALL,

Se houver alguma dúvida em relação à integridade do radiador e selos, o ideal é NÃO usar aditivos...

Experiência própria...

[]'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Realmente não se deve fazer experiências durante uma trilha.
    Portanto, creio que se houver dúvidas quanto ao estado de radiador, selos ou mangueiras, além do próprio reparo da bomba dágua, ao passar a utilizar aditivos num motor que usava somente água é melhor rodar uns dias somente na cidade, porque se houver algum furo ou folga em algum desses componentes que esteja tampado por ferrugem ou borra ferruginosa, ele será desobstruído pelo aditivo e aí vai vazar tudo mesmo.
    No entanto, julgo ser melhor descobrir antecipadamente a existência de um furo usando aditivo na cidade, mesmo porque ele é colorido e fica mais fácil descobrir a origem de algum vazamento, do que ter um selo estourado de surpresa no meio do mato.
    Partindo desse princípio, nem mesmo a tampa de radiador deve ser trocada imediatamente antes de rodar fora de estrada, pois com uma tampa 100% a pressão do sistema aumenta e daí vai vazar água, com aditivo ou sem, por onde já estava para "abrir o bico".

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Minha única dúvida quanto ao uso de óleo de corte como aditivo é se ele não ataca as borrachas, pois não conheço sua composição.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Óleo de corte

É como o nome diz:

Óleo de corte: para a refrigeração tanto da da aresta cortante de uma broca, bit , etc...quanto de uma peça que esta sendo usinada.

Aditivo para radiador...... bom, nunca ouvi dizer que etileno-glicol era bom para operações de usinagem.

Assim,

Cada macaco no seu galho.

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Além do mais, o óleo de corte (ou óleo refrigerante, como dizem alguns), não deve ter propriedades de viscosidade adequadas e troca de calor equivalente aos aditivos à base de etilenoglicol.
    Acho melhor não arriscar.
    Vai que esse fluido ataca borrachas ou forma espuma, criando bolsões de ar no sistema (daqueles que fazem você colocar água toda hora, sem achar vazamento em lugar nenhum), ou cavitando e detonando o rotor da bomba dágua.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem