PessoALL, usei esta mistureba por conta e risco, mas usei durante 5 anos e nunca tive problema...
a composiçao do óleo solúvel melhora a troca de calor do fluido, nao levei em consideração a viscosidade, pois o sistema de refrigeração nao necessita de lubrificação interna (água e aditivo somente), além do óleo ser anticorrosivo, depois de anos usando esta composição, o velho continetal "abriu o bico" depois de uma trilha pesada, desmontei ele em maio do ano passado e as partes internas de circulação de água estavam em ótimo estado, sem corroer os selos mecânicos e sem acumulo de barro e oxidados dentro do bloco, as mangueiras também nao foram afetadas senao pelo desgaste natural do tempo, mas estavam melhores por dentro que por fora, além das aletas do radiador nao terem entupido (depois de anos elas nao entupiram!)...
nao tive problemas com espumas, nem com mais nada, ficou jóia, pretendo continuar usando "isso" como aditivo, mas repito, por minha conta e risco... vi que nao afetou em nada o meu motor, tenho o mesmo jeep desde 1979, acompanho o continental desde aquele ano, só depois de 1997, quando coloquei óleo solúvel (na proporção para usinagem) é que a água parou de ficar marrom (tipo água com lama, ou ferrugem) e ficou permanentemente branca. tipo leite mesmo.... bem homogênea. nuna mais precisei reparar o radiador, os únicos problemas que tive foram a borracha da tampa que endureceu (depois de 20 anos...) e as correias da bomba d'água que arrebentavam vez por outra...
nao estou falando que é a salvação da lavoura, mas pra mim deu muito certo!
Mencionei a viscosidade não por necessidade de lubrificação, visto que esta propriedade dos fluidos não tem relação com a lubricidade, mas pela resistência ao fluxo e pela cavitação ou desgaste do rotor da bomba, que eu nem imagino se ocorreriam.
Eu tambem sempre usei oleo soluvel misturado a agua... fica parecido com um leite.
Uso e recomendei para muita gente. Nunca tive problemas, nem ouvi falar de gente que tivesse algum tipo de problema.
Vi pela primeira vez uma empresa de onibus que usava essa receita em toda a frota.
Usei num chevette, no jeep ford OHC 2.3, num gol.... nunca tive problemas... e quando o fluido abaixa, basta completar com agua. Eu punha agua da torneira mesmo. Quando ficava meio ralo, eu colocava mais um pouco de oleo.
Essa solucao de oleo soluvel com agua usa muito pouco oleo, a maior parte é agua, e portanto a capacidade de troca de calor é bem parecida com a da agua.
Eu tambem sempre usei oleo soluvel misturado a agua... fica parecido com um leite.
Uso e recomendei para muita gente. Nunca tive problemas, nem ouvi falar de gente que tivesse algum tipo de problema.
Vi pela primeira vez uma empresa de onibus que usava essa receita em toda a frota.
Usei num chevette, no jeep ford OHC 2.3, num gol.... nunca tive problemas... e quando o fluido abaixa, basta completar com agua. Eu punha agua da torneira mesmo. Quando ficava meio ralo, eu colocava mais um pouco de oleo.
Essa solucao de oleo soluvel com agua usa muito pouco oleo, a maior parte é agua, e portanto a capacidade de troca de calor é bem parecida com a da agua.
Eu usei oleo soluvel em meu verona por dois anos, depois comprei o jeep que ja faz 3 anos que roda com essa mistura, por enquanto não tive nenhum problema, não troco minha leitosinha (agua com oleo soluvel) por nada.
Contra a avaliação experimental não há argumentos.
Eu mesmo já usei, mas não posso recomendar. Não é certo.
É algo que só o tempo e experiência pessoal pode comprovar mas, pode ser que nos nossos motores que não enfrentam os extremos de temperatura do alasca ao deserto do saara essa mistura seja eficiente.
Não tenho conhecimento de formação de espuma, nunca ví isso num torno, fresadora ou mesmo num radiador.
Vocês dizem que não é necessário pois não há lubrificação, mas esqueceram do SELO DA BOMBA ?????
Esse assunto é controverso mas de vantagem, tem isso, nunca ví alguem dizer que detonou um motor.
Por enquanto, fico com o etileno glicol, porque no MEU motor o problema é calor mesmo.
Leopoldo, desculpe a ignorância mas como é que se lubrifica originalmente o selo da bomba d'água? pensei que ela fosse "rolamento blindado"...?
além do mais, o óleo solúvel tem seu nível de lubrificação, para evitar que a aresta de corte das ferramentas de usinagem se desgastem mais rapidamente, lubrificando as partes que estao "em volta" do corte, produz-se menos calor, e o restante é dissipado muuuuuuito melhor do que usando somente água.... mesmo assim, nao sabia que o selo da bomba era lubrificado por algum aditivo na água.... (é que nunca dei muita moral pra esta "parte" do motor, coloquei óleo solúvel e água, observei a temperatura de desgaste e pronto....)
Sem querer ser intrometido , só pra dar uma esfriada , meu avô me ensinou a usar agua destilada+aditivo "original da volks" a uma proporção 2/3 agua,1/3 aditivo sempre usei e nunca tive problemas , quando o Brucutu ainda andava de ohc nunca ferveu ,nem formou nada dentro do radiador. tambem vale dizer que quando meu avô resolve trocar de carro sai briga na familia pra ver quem compra o dele (o veio cuida ) .
mas de qqer forma vou perguntar pro meu prof. de usinagem se o oleo de corte tem alguma caracteristica que possa danificar o sistema de arrefecimento de um carro. acredito que não mas ...
[]'s refrigerados
Mas eu não falei do rolamento da bomba que é blindado mas sim de algo que vem antes disso..... o selo cerâmico de vedação da bomba.
Voce nunca desmontou uma bomba d'água?
Vixe Leopoldo, nunca desmontei uma bomba d'água.... sei como funciona, mas nunca tive "tesão" por esta parte do motor... comecei abrindo o filtro de óleo, passei pelo sistema de lubrificação, câmaras de combustão, mancais... ja abri até aquela peneira do pescador que fica dentro do carter, mas o máximo que fiz com a bomba d'água foi tirar ela pra trocar uma junta mal instalada.... (é que a minha bomba d'água nunca me deu problemas, nem mesmo no motor Continental... é que eu uso óleo solúvel )
realmente nunca tive a curiosidade de fuçar na bomba d'água...
[]'s provocativos, mas sem querer afrontar ninguém....
oops: Vixe Leopoldo, nunca desmontei uma bomba d'água........
Não se preocupe Marcos,
Nós que temos jeep a mais de 20 anos é que estamos parecendo ET's.
Na época em que eu comprei meu Jeep58 (1976) era muito comum a troca do reparo. O dito da época era: se a bomba está boa troque só o reparo(?????????). Mas as coisas mudaram e hoje esses desenhos de bomba com especificação de cotas para a remontagem, nem vem mais nos manuais dos carros modernos.
Esse desenho acima é do Manual do Maverick 3000. Vale para o BF também. Se voce tiver uma prensa e tiver por exemplo vazamento de água pela bomba e o rolamento estiver bom ou, se tiver um rolamento roncando mas a bomba não vaza, quem sabe se arrisque a trocar o reparo.......sem quebrar o corpo da bomba.
Sobre o óleo de corte, é o que eu já escreví: contra a evidência experimental, não há discussão, mas é conveniente contactar um fabricante de óleo de corte e ouvir a opinião dêle.