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  • #1

    Thumbs up OHC gasolina com comando do motor álcool




    Nunca fiquei satisfeito com o desempenho do OHC, apesar de ter "feito" completamente a uns 6 meses com o que existe de melhor no mercado. Coloquei carburador duplo e melhorou um pouco!!. Mas, faltava alguma coisa. Foi então que conversando com um Sr. que mexe com Jeep há uns 30 anos, o mesmo disse que colocando o comando e os balancins do motor álcool " era da água para o vinho". Após encontrar o tal comando e balancins, vi que eram realmentes bastante diferentes.Instalei e estou "assombrado" com a mudança!!!!

  • #2
    Oi Carvalho. Me interessa saber mais sobre isso. Vou abrir o meu OHC pra ver o anel. Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado? Muda alguma coisa em relação ao standard ou é só comprar um e pronto?

    Abração.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #3
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    (...)Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado?
    Cacá,

    Se não conseguir o comando original do OHC a álcool, você pode preparar o seu comando mudando o ângulo para 255º com levante de 6,5mm.
    Aí vem o famoso "jaquê"
    Já que tá mexendo...
    Aumente a taxa de compressão rebaixando o cabeçote; instale um carbura corpo duplo; coloque um coletor de descarga dimensionado...e dá-lhe jaquê!

    []´s
    Aurélio

  • #4
    Aurélio, obrigado pelas dicas. Estou anotando tudo no meu caderninho de bordo, pois algumas coisas pra mim ainda são 'grego'. Na semana que vem vou atras de um meca. Rebaixar o cabeçote ja estava nos planos (1mm), agora tem mais as suas dicas e as dicas do Carvalho (sem trocadilhos...) para aquecer esse OHC tico-tico.
    Novidades, postarei aqui.


    Abracao a vcs, bom finds.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #5
    Histórico da empreitada:


    “Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
    Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).

    Um 2.3OHC a álcool tinha 84 cv líquidos e para o motor a gasolina não era divulgada a potência líquida, só a bruta de 91cv, mas devia estar em torno de uns 76 cv.”( Marcelo Nunes(usando catálogos Ford) – Membro do fórum 4x4 brasil)

    “O comando do motor a álcool e os balancins são muito diferentes do motor a gasolina e quando colocado nesse motor melhora tudo. È tirar um e colocar o outro.” .Me mostrou um e o outro que são bastante diferentes, inclusive as válvulas e pistões .
    Na conversa mudando um pouco o assunto: “Para você ver quando a Ford colocou retentor no lugar das gaxetas do vira eu já fazia isso”
    Relato do Sr. Adonai (mecânico que só mexe com Jeep/F-75 há mais de 30 anos aqui em Natal). Realmente conheço bem seu Adonai, ele meio “doido” mas, é honesto.

    Diante dessas informações sai à cata do comando e balancins. Após verdadeira peregrinação consegui por indicação de um colega aqui do fórum, na cidade de Maceió,na qual estava a serviço e o mesmo morava nessa.

    Serviços realizados:
    Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1);
    Já tinha caburação dupla, mexida;
    Troquei o retentor onde fica a polia do comando;
    Como comprei o cabeçote completo usei também as molas do mesmo, pois vinha com defletores;
    Adiantei o ponto de ignição(não sei o certo pois a marcação estava na polia estava apagada – fui adiantando até não bater pino e que desse uma boa partida). O motor a álcool começa com 13º,

    Até agora, finalmente, estou muito satisfeito....

    Carvalho

  • #6
    Boa, Carvalho, assim de mão beijada?
    Assim que tiver encontrado um meca legal eu posto a minha empreitada tbém

    Abs, bom finds.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #7
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por Carvalho Ver Post
    (...) Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1)(...0
    Carvalho,

    Teoricamente ao rebaixar em 1mm o cabeçote do OHC a gasolina, a taxa de compressão vai de 7,81:1 para 8,43:1, conforme demonstrado no anexo.

    []´s
    Arquivos Anexos
    Aurélio

  • #8
    Aurelio,
    Quando fiz rebaixamento do cabeçote em 1,00mm foi durante a retífica e serviço completo do motor. Realmente não medi antes dessa nova empreitada(devia ter medido) ,na dúvida, para não arriscar uma taxa muito elevada, só fiz " aplainar " . Até porque o cabeçote que tinha a álcool como correlação estava praticamente com a mesma altura deste e,sua taxa original era de 10,5/1.
    Usei o cabeçote a gasolina devido as válvulas serem bem maiores e a saida para admissão para esse tipo de combustível(gasosa), quando era;agora ninguém sabe ao certo......mudam conforme coveniência do governo x usineiros....

  • #9
    caro camarada , depois de rebaixar o cabeçote o motor nao ficou falhando na marcha lenta.

  • #10
    No primeiro momento sim, depois que acertou o tal ponto e mais um ajuste aqui e acolá no carbura.Dá gosto acelerar...

    coveniência = conveniência !

  • #11
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    sALVE GALERA


    LENDO ESSE TOPICO ONTEM SOBRE A TROCA DO COMANDO DE VALVULOS DO GASOLINA PELO DO ALCOOL, LEMBREI QUE TENHO UM CABEÇOTE DO ALCOOL EM CASA, E ELE ESTAVA COMPLETO COM BALANCINS , ETC.

    FUI ATÉ UM MECÂNICO AMIGO MEU E FALEI SOBRE A ALTERAÇÃO, ELE ME MOSTROU DOIS COMANDOS O DO GASOLINA E DO ALCOOLE FRANCAMENTE NÃO VI DIFERENÇA ALGUMA, PARECE QUE TODOS OS ANGULOS SÃO IGUAIS, A UNICA DIFERENÇA É QUE NO ALCOOLO PONTO QUE ACIONA OS BALANCINS É UM POUCO MAIS LARGO, TALVEZ PARA SUPORTAR MELHOR A MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO.

    GOSTARIA DE SABER SE ISSO É CORRETO.

  • #12
    em meu ohc 2.3 instalei o comando da ranger 2.5 juntamente com os balancim roletado e o resultado foi muito bom ate o ruido do motor ficou bem mais suave ate o consumo ficou menor

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