Nunca fiquei satisfeito com o desempenho do OHC, apesar de ter "feito" completamente a uns 6 meses com o que existe de melhor no mercado. Coloquei carburador duplo e melhorou um pouco!!. Mas, faltava alguma coisa. Foi então que conversando com um Sr. que mexe com Jeep há uns 30 anos, o mesmo disse que colocando o comando e os balancins do motor álcool " era da água para o vinho". Após encontrar o tal comando e balancins, vi que eram realmentes bastante diferentes.Instalei e estou "assombrado" com a mudança!!!!
Oi Carvalho. Me interessa saber mais sobre isso. Vou abrir o meu OHC pra ver o anel. Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado? Muda alguma coisa em relação ao standard ou é só comprar um e pronto?
(...)Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado?
Cacá,
Se não conseguir o comando original do OHC a álcool, você pode preparar o seu comando mudando o ângulo para 255º com levante de 6,5mm.
Aí vem o famoso "jaquê"
Já que tá mexendo...
Aumente a taxa de compressão rebaixando o cabeçote; instale um carbura corpo duplo; coloque um coletor de descarga dimensionado...e dá-lhe jaquê!
Aurélio, obrigado pelas dicas. Estou anotando tudo no meu caderninho de bordo, pois algumas coisas pra mim ainda são 'grego'. Na semana que vem vou atras de um meca. Rebaixar o cabeçote ja estava nos planos (1mm), agora tem mais as suas dicas e as dicas do Carvalho (sem trocadilhos...) para aquecer esse OHC tico-tico.
Novidades, postarei aqui.
“Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).
Um 2.3OHC a álcool tinha 84 cv líquidos e para o motor a gasolina não era divulgada a potência líquida, só a bruta de 91cv, mas devia estar em torno de uns 76 cv.”( Marcelo Nunes(usando catálogos Ford) – Membro do fórum 4x4 brasil)
“O comando do motor a álcool e os balancins são muito diferentes do motor a gasolina e quando colocado nesse motor melhora tudo. È tirar um e colocar o outro.” .Me mostrou um e o outro que são bastante diferentes, inclusive as válvulas e pistões .
Na conversa mudando um pouco o assunto: “Para você ver quando a Ford colocou retentor no lugar das gaxetas do vira eu já fazia isso”
Relato do Sr. Adonai (mecânico que só mexe com Jeep/F-75 há mais de 30 anos aqui em Natal). Realmente conheço bem seu Adonai, ele meio “doido” mas, é honesto.
Diante dessas informações sai à cata do comando e balancins. Após verdadeira peregrinação consegui por indicação de um colega aqui do fórum, na cidade de Maceió,na qual estava a serviço e o mesmo morava nessa.
Serviços realizados:
Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1);
Já tinha caburação dupla, mexida;
Troquei o retentor onde fica a polia do comando;
Como comprei o cabeçote completo usei também as molas do mesmo, pois vinha com defletores;
Adiantei o ponto de ignição(não sei o certo pois a marcação estava na polia estava apagada – fui adiantando até não bater pino e que desse uma boa partida). O motor a álcool começa com 13º,
Aurelio,
Quando fiz rebaixamento do cabeçote em 1,00mm foi durante a retífica e serviço completo do motor. Realmente não medi antes dessa nova empreitada(devia ter medido) ,na dúvida, para não arriscar uma taxa muito elevada, só fiz " aplainar " . Até porque o cabeçote que tinha a álcool como correlação estava praticamente com a mesma altura deste e,sua taxa original era de 10,5/1.
Usei o cabeçote a gasolina devido as válvulas serem bem maiores e a saida para admissão para esse tipo de combustível(gasosa), quando era;agora ninguém sabe ao certo......mudam conforme coveniência do governo x usineiros....
LENDO ESSE TOPICO ONTEM SOBRE A TROCA DO COMANDO DE VALVULOS DO GASOLINA PELO DO ALCOOL, LEMBREI QUE TENHO UM CABEÇOTE DO ALCOOL EM CASA, E ELE ESTAVA COMPLETO COM BALANCINS , ETC.
FUI ATÉ UM MECÂNICO AMIGO MEU E FALEI SOBRE A ALTERAÇÃO, ELE ME MOSTROU DOIS COMANDOS O DO GASOLINA E DO ALCOOLE FRANCAMENTE NÃO VI DIFERENÇA ALGUMA, PARECE QUE TODOS OS ANGULOS SÃO IGUAIS, A UNICA DIFERENÇA É QUE NO ALCOOLO PONTO QUE ACIONA OS BALANCINS É UM POUCO MAIS LARGO, TALVEZ PARA SUPORTAR MELHOR A MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO.
em meu ohc 2.3 instalei o comando da ranger 2.5 juntamente com os balancim roletado e o resultado foi muito bom ate o ruido do motor ficou bem mais suave ate o consumo ficou menor