x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28

Thumbs up OHC gasolina com comando do motor álcool

Nunca fiquei satisfeito com o desempenho do OHC, apesar de ter "feito" completamente a uns 6 meses com o que existe de melhor no mercado. Coloquei carburador duplo e melhorou um pouco!!. Mas, faltava alguma coisa. Foi então que conversando com um Sr. que mexe com Jeep há uns 30 anos, o mesmo disse que colocando o comando e os balancins do motor álcool " era da água para o vinho". Após encontrar o tal comando e balancins, vi que eram realmentes bastante diferentes.Instalei e estou "assombrado" com a mudança!!!!

Oi Carvalho. Me interessa saber mais sobre isso. Vou abrir o meu OHC pra ver o anel. Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado? Muda alguma coisa em relação ao standard ou é só comprar um e pronto?

Abração.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    (...)Talvez tenha que mandar retificar. Como faço pra colocar um comando do alcool no retificado?
    Cacá,

Se não conseguir o comando original do OHC a álcool, você pode preparar o seu comando mudando o ângulo para 255º com levante de 6,5mm.
    Aí vem o famoso "jaquê"
    Já que tá mexendo...
    Aumente a taxa de compressão rebaixando o cabeçote; instale um carbura corpo duplo; coloque um coletor de descarga dimensionado...e dá-lhe jaquê!

[]´s
    Aurélio

Aurélio, obrigado pelas dicas. Estou anotando tudo no meu caderninho de bordo, pois algumas coisas pra mim ainda são 'grego'. Na semana que vem vou atras de um meca. Rebaixar o cabeçote ja estava nos planos (1mm), agora tem mais as suas dicas e as dicas do Carvalho (sem trocadilhos...) para aquecer esse OHC tico-tico.
    Novidades, postarei aqui.

Abracao a vcs, bom finds.

Histórico da empreitada:

“Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
    Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
    Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).

Um 2.3OHC a álcool tinha 84 cv líquidos e para o motor a gasolina não era divulgada a potência líquida, só a bruta de 91cv, mas devia estar em torno de uns 76 cv.”( Marcelo Nunes(usando catálogos Ford) – Membro do fórum 4x4 brasil)

“O comando do motor a álcool e os balancins são muito diferentes do motor a gasolina e quando colocado nesse motor melhora tudo. È tirar um e colocar o outro.” .Me mostrou um e o outro que são bastante diferentes, inclusive as válvulas e pistões .
    Na conversa mudando um pouco o assunto: “Para você ver quando a Ford colocou retentor no lugar das gaxetas do vira eu já fazia isso”
    Relato do Sr. Adonai (mecânico que só mexe com Jeep/F-75 há mais de 30 anos aqui em Natal). Realmente conheço bem seu Adonai, ele meio “doido” mas, é honesto.

Diante dessas informações sai à cata do comando e balancins. Após verdadeira peregrinação consegui por indicação de um colega aqui do fórum, na cidade de Maceió,na qual estava a serviço e o mesmo morava nessa.

Serviços realizados:
    Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1);
    Já tinha caburação dupla, mexida;
    Troquei o retentor onde fica a polia do comando;
    Como comprei o cabeçote completo usei também as molas do mesmo, pois vinha com defletores;
    Adiantei o ponto de ignição(não sei o certo pois a marcação estava na polia estava apagada – fui adiantando até não bater pino e que desse uma boa partida). O motor a álcool começa com 13º,

Até agora, finalmente, estou muito satisfeito....

Carvalho

Boa, Carvalho, assim de mão beijada?
    Assim que tiver encontrado um meca legal eu posto a minha empreitada tbém

Abs, bom finds.

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Carvalho Ver Post
    (...) Rebaixei o cabeçote(motor gasolina) em 1,0mm e fiz serviço completo do mesmo (ficou com taxa de compressão em aprox. 9,5/1)(...0
    Carvalho,

Teoricamente ao rebaixar em 1mm o cabeçote do OHC a gasolina, a taxa de compressão vai de 7,81:1 para 8,43:1, conforme demonstrado no anexo.

[]´s
    Arquivos Anexos
    Aurélio

Aurelio,
    Quando fiz rebaixamento do cabeçote em 1,00mm foi durante a retífica e serviço completo do motor. Realmente não medi antes dessa nova empreitada(devia ter medido) ,na dúvida, para não arriscar uma taxa muito elevada, só fiz " aplainar " . Até porque o cabeçote que tinha a álcool como correlação estava praticamente com a mesma altura deste e,sua taxa original era de 10,5/1.
    Usei o cabeçote a gasolina devido as válvulas serem bem maiores e a saida para admissão para esse tipo de combustível(gasosa), quando era;agora ninguém sabe ao certo......mudam conforme coveniência do governo x usineiros....

caro camarada , depois de rebaixar o cabeçote o motor nao ficou falhando na marcha lenta.

No primeiro momento sim, depois que acertou o tal ponto e mais um ajuste aqui e acolá no carbura.Dá gosto acelerar...

coveniência = conveniência !

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    sALVE GALERA

LENDO ESSE TOPICO ONTEM SOBRE A TROCA DO COMANDO DE VALVULOS DO GASOLINA PELO DO ALCOOL, LEMBREI QUE TENHO UM CABEÇOTE DO ALCOOL EM CASA, E ELE ESTAVA COMPLETO COM BALANCINS , ETC.

FUI ATÉ UM MECÂNICO AMIGO MEU E FALEI SOBRE A ALTERAÇÃO, ELE ME MOSTROU DOIS COMANDOS O DO GASOLINA E DO ALCOOLE FRANCAMENTE NÃO VI DIFERENÇA ALGUMA, PARECE QUE TODOS OS ANGULOS SÃO IGUAIS, A UNICA DIFERENÇA É QUE NO ALCOOLO PONTO QUE ACIONA OS BALANCINS É UM POUCO MAIS LARGO, TALVEZ PARA SUPORTAR MELHOR A MAIOR TAXA DE COMPRESSÃO.

GOSTARIA DE SABER SE ISSO É CORRETO.

em meu ohc 2.3 instalei o comando da ranger 2.5 juntamente com os balancim roletado e o resultado foi muito bom ate o ruido do motor ficou bem mais suave ate o consumo ficou menor

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

Permissões de Postagem