x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    IPVA - qual é a regra que vale ?




    Ola, a todos


    Bem baseado em um tópico que li aqui aos quais outros companheiros, tocaram no assunto IPVA gostaria de esclarecer de uma vez por todas qual a regra usada pelos diversos detrans de todo o pais, para o calculo do valor pago do IPVA.

    Falo aqui principalmente do fato que diz que veículos com mais de 20 anos de contribuição, estão desobrigados ao pagamento do IPVA, correto ?

    Pelo que outros companheiros andaram comentando aqui no fórum essa regra dependendo de estado para estado varia.

    Finalmente qual e a regra valida ?

    Pois apesar de meu jeep fabricado em 1980, já ter contribuído durante 24 anos ainda continuo pagando IPVA todo ano.

    René G. Mattos

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    René,

    Procure se informar no Detran do seu estado. Acho a melhor saída.
    Em via de regras, eles costumam responder aos e-mails. 8)

    Bem como o valor do IPVA, as regras também devem ser outras, variando de estado para estado.
    Em São Paulo, veículos com mais de 20 anos são isentos de IPVA, restando somente o seguro obrigatório a ser pago.

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #3
    rene,

    O IPVA é regulamentado pelas - Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda de cada Estado - o Detran só fiscaliza e emite o documento - licenciamento - se constar o pagamento.

    Até mais

  • #4
    Usuário Avatar de Msrezende
    Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Idade
    48
    Posts
    170
    Agradecimentos: 0
    Verifiquei no site do DETRAN do RJ e o que rege esta isenção é uma resoluçao do CONTRAN orgao federal. MAs acho que os estados podem legislar mais rigorsomanete apartr dela, isso é o que acontece com leis estaduais sobre federais. Ai eu acho que ser mais rigoroso deve ser ou aumentar o prazo ou nao permitir. Ai é o que varia de estado para estado

    Quem está isento de pagamento de IPVA ?

    · Veículos de entidades filantrópicas, devidamente comprovadas;
    · Veículos de aluguel (táxis autônomos), reboques e similares;
    · Veículos adaptados a portadores de deficiência física;
    · Veículos oficiais (federais, estaduais e municipais);
    · Veículos com mais de 15 anos de fabricação.

    Como deve proceder o interessado em ter reconhecido direito à isenção ou não-incidência do imposto ?

    Deve comparecer a uma inspetoria da Secretaria de Estado de Fazenda, para requerer o reconhecimento do benefício através de processo administrativo.

    Onde funciona a Secretaria Estadual de Fazenda, responsável pelo cálculo e cobrança do IPVA ?

    O atendimento ao contribuinte é prestado pela Inspetoria da Fazenda Estadual de IPVA, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, térreo, Centro, Rio de Janeiro - RJ. Mais informações pelo site http://www.sef.rj.gov.br
    Como proceder para requerer isenção ou não-incidência de IPVA?
    O pedido de reconhecimento do benefício deverá ser apresentado no Departamento Especializado de Fiscalização de IPVA, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 22, Centro, no Município do Rio de Janeiro.

    Os requerentes domiciliados nos Municípios do interior do Estado poderão, opcionalmente, apresentar o pedido na repartição fiscal de seu domicílio.

    Os casos de não-incidência e isenção de IPVA estão previstos, respectivamente, nos artigos 4º e 5º da Lei estadual 2.877/97.


    EU ja estou a postos para assim que comprar meu CJ5 entrar com o processo para nao pagar IPVA.
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #5
    Aki em SP é com 20 anos a isenção...

    []'s ...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    O IPVA é um imposto estadual.Assim sendo varia de estado para estado.
    no Rj é de 4% sobre o valor venal do veículo ( eles q atribuem), no Paraná é 2%.

    E por aí vai

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Pra complicar um pouco mais. Qual a aliquota p/ veiculos diesel em SP?

  • #8
    Usuário Avatar de Jimmy Offroad
    Entrada
    02/11/2004
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    192
    Agradecimentos: 0
    Beto

    Se não estiver errado é: pick-up cabine simples 2% e demais veículos 4% (Cabine dupla, SUVs). Para Jipe acredito que deva ser 4% sobre o valor venal.

    Jimmy

  • #9
    Mas pela legislação tem a aliquota de 3% p/ veiculos a diesel/gnc/gnv. Como não existe diesel com gnv, estou perdido, isso pq. na aliquota de 4% não fala nada de diesel, resumindo ou sou muito burro ou não dá pra entender nada, já liguei na fazenda, etc.....
    link da tabela:

    http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/aliquota.asp

    Alíquota
    % Tipo de Veículo

    6,0 para automóveis de passeio movidos a diesel;
    5,0 para embarcações, aeronaves e automóveis de esporte ou de corrida;
    4,0 para automóveis de passeio e camionetas de uso misto;
    3,0 para automóveis de passeio, de esporte, de corrida, camionetas de uso misto, movidos a álcool, eletricidade, gás natural, gasolina/GNV/GNC, álcool/GNV/GNC e diesel/GNV/GNC;
    2,0 para motocicletas, ciclomotores e similares, ônibus/microônibus, tratores e utilitários;
    1,5 para caminhões.
    1,0 para embarcações com mais de 20 anos de fabricação.



    Observação: considera-se utilitário, para fins tributários, o veículo destinado ao transporte de carga, distinto da espécie caminhão, podendo transportar até dois passageiros, exclusive o condutor, movido a qualquer tipo de combustível.

  • #10
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    41
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    René, aqui no RS são isentos os veículos com mais de 25 anos, talvez em Pernambuco também seja.

    [ ]´s com viatura comemorando os 30 anos 8)
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #11
    A engesa que comprei do maranhão é isento a partir de 15 anos.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Beto
    A engesa que comprei do maranhão é isento a partir de 15 anos.
    Beto,

    Isso eh lá no Maranhão...

    Se naum me engano, o meu IPVA em Manaus era R$ 90,00, hj pago R$ 150,00...

    Qdo vc licenciar em SP, vai passar a valer as regras daqui, 20 anos para isenção, etc...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade