Aos amigos do RJ,alguem ja teve problemas ao fazer a porcaria da vistoria no detran?por exemplo:nao te luz de ré,nao ter alerta,nao ter esguicho do parabrisa e todos aquelas inutilidades que eles verificam e que os jipes nao tem.Vou fazer a primeira vistoria como dono do jipe e agora que me toquei nisso..já detesto o detran então nao quero mais problemas.
Então,alguem ja passou por isso?foi na boa ou teve muito sebo?
Aqui em curitiba ainda não tem vistoria, mas quando transferi ele de Porto Alegre para ca, paguei um despachante e pronto ! Logico que custou um pouco mais caro, verifiquei as taxas que eu ia pagar de qualquer jeito...no final nem dava um tanque de gasolina (original !!)....acho que para mim valeu a pena. Pensaria como um aumento no IPVA...
Fala brother,
Eu estou com esse problema. Sou aqui do Rio também e como sabemos os vistoriadores são em sua maioria estagiários. Nada sabem sobre resoluções do Contran, Denatran etc... Existem resoluções que amparam a inexistência de alguns ítens como por exemplo o esguicho do pára brisa e outros ítens para carros fabricados até datas determinadas. Certamente os Jeep's estão amparados por estas resoluções. O problema é que para vc evocar esse direito, vc argumenta a originalidade do carro e aí eles encontram algumas modernidades adaptadas e logo dizem que seu carro não está original e portanto deveria ter sim a luz de ré, o alerta(acho importante mesmo ter), esguicho, pára-sol(pasme mas já ouvi falar dessa exigência) etc... Meu Jeep tem quase tudo apto a encarar uma vistoria mas para evitar problemas preferi acionar um despachante. O que me deixa indignado é que eles punem quem tenta passar na vistoria mas quem não vistoria anda nas ruas com cada cacareco que as vezes fica até difícil entender como aquilo anda.
Minha sugestão é que você coloque sim, ainda que discretamente o alerta e algumas coisas que são importantes. Consulte algumas resoluções do Contran e vá munido de argumentos legais para a vistoria. Mas se prepare que eles retrucam e aí vai despertar neles a "ira dos vistoriadores". Irão virar seu carro pelo averso. Procura um despachante que sai muito mais barato.
Segue o link do Denatran. Existem resoluções pra tudo. De repente não te sirva pra nada mas é bom saber como estão nossos carros e em que ponto o guarda pode encrencar. http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
Olá amigo, acabei de passar na semana retrasada pela vistoria no detran, posto Sta. Luzia conhecido como um dos mais chatos e visto como modelo. Tenho um Cj5 66 que não tem luz de ré, limpador do carona entre outras coisas. Antes de ir a vistoria liguei para o detran e expliquei o ano do Jeep e tudo mais, no tel 3460-4042 e lá me informaram todas as resoluções do CONTRAN sobre o que eu perguntei, anote tudo em um papel e leve no dia da vistoria. Já que eles não puderam encrecar com isso foram direto para os pneus, cara, eles tem que estar muito zerados. Tive que trocar dos 5 os 5. A resolução da luz de ré de 1990 diz que veiculos fabricados antes desta data e que não possuem luz de ré originalmente não serão exigidos luz de ré. Vc pode pode imprimir direto do site tb:
Estou com a minha vistoria marcada pro dia 8 , tenho instalado no meu carro luz de re , esquicho alerta e mais algumas coisinhas a mais , ma so para sol eu n vou botar n . ah e so forem encrencar vo me aborrecer com alguem . n tem isso nem de fabrica no carro ! ta agendada pro posto de vila isabel hehehe
Rapaz, vc tem o número da resolução que trata da luz de ré???
Já percebi que o pessoal do Rio de Janeiro é bem preocupado com esse lance de vistoria. O que vocês acham da gente abrir um tópico pra trocar informações sobre resoluções do Denatran??? Acho que seria interessante já que somos obrigados a fazer a vistoria anual. Isso nos ajudaria a conhecer nossos direitos e argumentar com o vistoriador quando este encrencar com algo do qual somos dispensados. O que acham?
tudo isso que falta é original do veículo, portanto eles tem q aprovar a vistoria assim mesmo. vc lembra quando foi obrigatorio o uso do cinto de segurança de 3 pontas, foi uma polemica, final das contas somente obrigatório p/ veiculos produzidos APARTIR DAQUELA DATA, p/ tras ficou como estava...
eu tinha uma caminhonete f100 antiga q nao tinha luz de ré, o pessoal do detran quis entrar numa comigo, daí o despachante informou que as normas de obrigação era posterior e nao se aplicava aveículos fabricados retroativamente.
ja pensou entao se o detran aprova airbag, freio abs... dentre outras coisas??? daí todo mundo tem que colocar nos veículos ja existentes caso um dia isso ocorra será somente obrigatorio p/ veículos posteriores a data da lei.
e o catalizador, também nao te pediram?? é obrigatório....
Acessando o link abaixo indicado pelo MMesiano, consulte as resoluções indicadas pois creio que são as que mais implicam nos Jeep's: http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
*luzes de advertência intermitentes: 692/88
*localização, identificação e iluminação dos controles: 486/75
*espelhos retrovisores: 479/74 - 486/75 - 521/77 - 636/84 - 014/98
*reservatório de combustível: 461/72 - 477/74 - 486/75 - 601/92 - 181/05
*largura de rodas(pneu e aros): 533/78 - 545/78 - 569/81
*transporte de bicicleta: 549/79
*pneus: 558/80
*extintor de incêndio: 433/70 - 500/76 - 560/80 - 743/89 - 157/04
*carga sobre teto: 577/81
*obrigatoriedade e tópicos de vistoria: 623/83 - 005/98
*cintos de segurança: 658/85 - 048/98 - 084/98
*revestimento interno do habitáculo: 675/86
*luzes intermitentes rotativas: 679/87
*iluminação: 626/83 - 680/87 - 692/87 - 004/98
*carros antigos e de coleção: 771/93 - 056/98
*modificações em veículos: 775/93
*uso da 2ª placa traseira: 754/91 - 783/94
*enquadramento do que seja "viatura militar": 797/95
*categorias de carteiras de habilitação e suas aplicações: 800/95
*uso de farol durante o dia: 018/98
*alterações de características: 025/98
São tantas proibições que são impostas, algumas sem nenhuma justificativa. Faltam baixar uma proibindo o trânsito de Jeep's em vias públicas. Apesar das imposições impostas aos veículos, vemos por aí
quebra-molas não sinalizados, placas de trânsito mal posicionadas, encobertas por mato, pixadas, enferrujadas, furadas a bala etc..., veículos tipo guindaste de quatro eixos(tipo os utilizados pela Superpesa, Carvalhão etc...) acima de 20t transitando no horário do rush pela Av. Brasil junto a ônibus, carros de passeio etc... Esse é o Brasil.
Sinceramente, se eu hoje ganhasse numa dessas loterias da vida arrumaria um carro abandonado encheria de dinamite e explodiria dentro de um posto do detran,pq cara,aqueles imbecis que trabalham lá parecem que encrencam de sacanagem, os mais importante não é mais feito que é a medição de gases.Eu tenho um golf desde 2002,até hoje só fiz a primeira vistoria e nunca mais aparecei por la só pago o ipva e nao vou lá pra nao me aborrecer, aqueles caras nem funcionarios do detran são e querem se utlizar do codigo penal dizendo que se fizermos algo contra eles é desacato, o maior problema da vistoria é esse abuso de poder,os caras nao são nem alunos de engenharia ou outra area tecnica..
bom eu vou lá armado com todas as resoluções possiveis e impossiveis..vou ver se marco pra barra onde alguns vistoriadores ja estudaram comigo na faculdade.
Adquiri a algumas semanas um Willys 74.
Fui 3 vezes no Detran, fiquei num total de 10 horas penso eu, o único problema que tive foi devido a cor original do carro, o antigo dono pintou de "verde lincoln", porém ao ver o resultado não passou verniz, passado um tempo, sol, chuva, o carro ficou com sua pintura preta, "desbotou".
A dor de cabeça foi pesada, mas no final foi resolvida, tive que pagar a taxa de transferencia de cor, cerca de setenta reais!
Mas em relação a outros itens não houve problemas.
Fiquei com receio devido ao fato de não possuir o limpador de parabrisa instalado, mas não ocorrei nenhum problema.
Em relação a outros itens, o justificativa dada foi o fato de não haver no modelo na época, exemplo a luz de ré!