Postado originalmente por
flaviovs
Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.
Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.
Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!
Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).
Que espetáculo ficou o carro!
Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!
Só que...
...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...
Perguntas:
Até que ponto este barulho e normal?
Pensei em deixar ele rodar assim por mais uns dias (rodo pouco) e depois reabrir e conferir/regular as folgas novamente. Pode dar algum xabú neste meio tempo?