Outro dia escreví a um colega o seguinte:
A maior parte das oficinas ditas especializadas são na verdade espólio de borracharias que evoluiram para pseudo oficinas, ou oficinas que quebraram na época collor e agora fazem qualquer coisa ou melhor, gato para sobreviver ou as descredenciadas para serviços com seguradoras.
Normalmente, são locais onde os mexanicos mal sabem ler, e quando muito, se expressarem um pouco além do uga-uga.
Voce reparou se tinha alguém lendo um manual de jeep, ou só tinha revista e poster de mulher pelada?
Por aí você pode ver que para a maioria dos jipeiros, o caso é seríssimo.
Todos vocês estão na mão e caso tenham sorte, podem, quem sabe, conseguir uma oficina com um mínimo de escrúpulos.
Difícil, mas não impossível.
Tenho visto algumas fotos neste site que indicam que tem algumas poucas oficinas em que o pessoal parece trabalhar direito.
Voce teve azar e ao mesmo tempo sorte. Você sabe que poderia ter sido pior. Ainda bem que não foi.
Está na hora de, além de haverem as inspeções obrigatórias nos veículos, criarem o credenciamento de oficinas mecânicas.
Assim, quem sabe, poderemos ver separados o joio do trigo, se é que sobra trigo ,
O público precisa diferenciar trocadores de peças de pessoal que possa pelo menos instalar as modificações que rolam solto por aí.
Para começar, deveria também haver inspeção do pessoal que cria adaptações para vender ao público.
Eu tenho a impressão que seria cômico afinal, eu sei que em alguns casos tem sido trágico.
Só não sei quantas oficinas/fabriquetas poderiam restar depois de um pente fino.
Meu conselho:
Antes de mandar o jeep em qualquer lugar, veja se na oficina candidata o pessoal pelo menos saiba ler.Caso saiba pelo menos ler, veja se voce consegue 5 minutos de frases consistentes ou se parece que repetem frases feitas de comerciais de bebida ou de jogo de futebol.
Veja se não estão com bafo de pinga.
Veja se estão de macacão razoavelmente limpo ou vestidos como que parecendo que estão correndo do presídio ou descendo o morro na carreira.
Depois olhe para o chão e veja se tem piso e se é de liso e limpo ou se não é apenas de terra batida ou cimento daquele bem áspero, abarrotado de óleo de motor e graxa.
Depois olhe se não tem gente dormindo no jeep dos outros e se tem um monte de peças novas misturadas com as velhas e se tem rolamentos novos no chão.
Dê uma olhada no ferramental, veja se tem algo a mais que marreta e chave de fenda.
Pergunte se alguma vez ouviram falar de torquímetro e peça para mostrarem um. Pelo menos um.
Pergunte se sabem fazer o famigerado ajuste de coroa e pinhão e se sabem o que é um expansor de carcaça.
Pergunte se sabem como se faz inspeção de trincas.
Veja se tem por lá um manual de oficina do Jeep, aqueles verdinhos que a FORD vendia ou se todos os ajustes são feitos daquele jeito exxperto da exxperiência (ARGH!!!).
Pergunte à colegas se nesta ou naquela oficina o serviço foi bem feito e se o jeep saiu com todas as peças novas que foram trocadas.......
Muita oficina cobra o preço da nova mas instala recondicionada, ou simplesmente usada. Tem até oficinas em que o jeep sai mais "leve".
Se lá disserem a famosa frase "faço assim a mais de 20 anos",
saia correndo !
E quando tudo mais der errado, grite na internet, pelo menos alerta os seus colegas.