x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1

    Instalação de conta-giro




    Salve,
    Comprei um conta-giro de segunda mão com pouquissimo uso. Trata-se um modelo da auto gauge, 8.000 rpm com shift-light, para motores de 4cc, 6cc e 8cc.

    Na viatura tenho um motor GM 6cc carburado.

    Pergunto: alguém tem ideia de como posso instalar o conta-giro? Dele saem 4 fios que o dono anterior disse que eram para + da bateria, - da bateria, iluminação do conta-giro e o último fio para o negativo da bobina.

    Pesquisando encontrei que o correto seria: + da bobina, - da bobina, - da bateria e o da iluminação pegando corrente da iluminação do velocimetro mesmo.

    Alguém pode dar uma dica ou o melhor é levar para um eletrico me$mo.
    Obrigado,
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    ratoruter,
    Recomendo utilizar o positivo da bobina ja que esta alimentacao e interrompida pela chave de ignicao. Se voce conectar o condutor no positivo da bateria o instrumento ficara constantemente alimentado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #3
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Então a sequencia de ligação seria a seguinte:

    1) positivo da bobina
    2) negativo da bobina
    3) negativo da bateria
    4) iluminação do contagiro que utilizará a mesma corrente que fornece a iluminação para o velocimetro.

    Obrigado pela dica!
    André
    HILUX CD JAPA 1995

  • #4
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    Daí André, equipando a viatura então !! A minha tah só esperando pra instalar o motor, a carroceria eu já pintei e coloquei sobre os chassis no feriadão da semana passada. Acho que daqui um mês e meio já vo tah rodando com o jeep 8) .

    Mas é o seguinte pessoal:
    Eu tenho duas dúvidas quanto aos conta-giros:
    O giro indicado é o do motor?
    Como é que o instrumento sabe o giro que o motor está? Por acaso é pela corrente que sai da bobina?
    Acho que as minhas dúvidas são simples, porém não tenho muito conhecimento na área.


    []´s

  • #5
    Usuário Avatar de CJ 60
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    Vinhedo - Interior/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,221
    Agradecimentos: 0
    http://www.odginstruments.com.br/ lá eles fabricam 1 shift light tem o manual dele com o eskema de ligação.. de repente pode ser a msma coisa..
    =======
    Wilson

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/07/2005
    Local
    São Vicente/SP
    Idade
    63
    Posts
    199
    Agradecimentos: 0
    boa noite amigo ratoruter, um contagiros é praticamente um mile amperimetro +- para testar os fios use uma pilha pequena vc dise que tem 4 fios bem seguinte o que faz o contagiros funcionar são os pulsos da bobina ou o fio do positivo do platinado para tetar fasa o seguinte com a pilha o fio negativo no - da pilha o positivo algum dos dois de uma ralada rapida no positivo da pilha se o ponteiro mexer é aquele que vai ligado na bobina ou fio + do platinado mas preste atenção essa dica que estou dando era de contagiros antigos não sei se esse seu é transistorizado o negosio mesmo e aranjar o esquema eletrico da bagaça é boa sorte

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Vinicius_4x4,
    A rotacao indicada pelo instrumento e a rotacao do motor.
    O instrumento funciona de forma indireta ou seja, nao verifica a velocidade diretamente no virabrequim.
    Sabemos que em um motor do tipo ciclo otto de quatro tempos, realiza seu ciclo completo a cada duas voltas do eixo (720 graus),
    sendo que a ignicao acorre uma vez neste periodo. O eixo do distribuidor, bem como do comando de valvulas possui a metade da velocidade do virabrequim. Mediante isso, imagine um motor monocilindrico. Se o virabrequim estiver girando a uma velocidade de 1000 rpm, logicamente o eixo do distribuidor esta girando com a metade da velocidade ou seja, 500 rpm. Sendo assim, deduzimos que 500 centelhas sao produzidas por minuto.
    Podemos repetir o mesmo exemplo, utilizando um motor de quatro cilindros, estando o motor a 1000 rpm o distruidor estara com 500 rpm, contudo por haver quatro cilindros e a cada volta o distruidor fornecer uma centelha a cada, teremos 500 rpm X 4 logo 2000 centelhas por minuto.
    Isto explica o por que de um tacometro concebido para um motor de 4 cilindros apresentar erros de leitura quando utilizado em um motor de 6 ou 8 ou "n" cilindros, e vice-versa.
    Como o elemento responsavel pela criacao da centelha eh a bobina, podemos coletar um sinal eletrico desta como amostra, com o proposito de descobrir a velocidade do motor. De modo simplorio, sem entrar em maiores detalhes, pode-se dizer que o instrumento "conta" quantos impulsos da bobina ocorrem em uma parcela de tempo (frequencia). Mediante esta frequencia, o circuito eletronico ajusta a mesma de acordo com o numero de cilindros e mostra a resposta em um display, bargraph de leds ou mecanismo d'arsonval (ponteiro).
    A maioria dos tacometros encontrados no mercado possuem micro-chaves de modo a ajustar o equipamento para cada aplicacao, o que ja nao ocorre com o original que esta montado no veiculo.
    Como curiosidade, nos motores diesel o sinal de amostragem pode ser coletado no alternador (visto que o mesmo nao possui bobina de ignicao).
    Nos veiculos com injecao eletronica, a informacao pode ser obtida no modulo de controle.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ratoruter
    Então a sequencia de ligação seria a seguinte:

    1) positivo da bobina
    2) negativo da bobina
    3) negativo da bateria
    4) iluminação do contagiro que utilizará a mesma corrente que fornece a iluminação para o velocimetro.

    Obrigado pela dica!
    André
    Nao tem nenhuma indicacao no instrumento?
    A funcao dos fios esta coerente, mas nao posso te afirmar se esta eh a ordem correta.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #9
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
    Entrada
    21/07/2004
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    41
    Posts
    883
    Agradecimentos: 0
    Alessandro Henrique,

    Bah, valeu pela aula !

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Tamos ai de novo gente..
    O tal contagiros é transistorizado, abri pra ver o que tinha dentro ( se havia indicação dos fios, pois o site da ODG mostra direitinho como é o esquema de instalação). Nao tem nada no meu contagiro que identifique a ligação! Baseado nesse da ODG ficaria assim:

    1) positivo ligado na chave de ignição
    2) negativo da bobina
    3) Terra na carcaça do veículo (ou como falei antes no negativo da bateria)
    4) iluminação do contagiro ligado na iluminação para o velocimetro.

    O fabricante é Auto Gauge, entrei no site deles e nao tem nada de informação...entrei com o modelo/fabricante em sites de busca e nao consegui nada util.

    A indicação que tem nos fios foi feita pelo ex-dono qdo desinstalou o CG de um buggy q ele possuía.
    O contagiro tem 4 fios, um de cada cor:

    Fio branco = etiquetado como LUZ
    Fio verde = etiquetado como BOBINA ( suponho negativo da bobina)
    Fio preto = etiquetado como " - " (seria o terra, a ser ligado na carroceria ou no negativo da bateria)

    Fio vermelho= etiquetado como " +" ( seria o fio a ser ligado no positivo da bobina ou entao na chave de ignição)

    Se todos estiverem de acordo, irei fazer um teste dessa maneira. Só espero nao fritar o aparelho..

    Ate mais!!
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ratoruter
    O contagiro tem 4 fios, um de cada cor:
    Fio branco = etiquetado como LUZ
    Fio verde = etiquetado como BOBINA ( suponho negativo da bobina)
    Fio preto = etiquetado como " - " (seria o terra, a ser ligado na carroceria ou no negativo da bateria)
    Fio vermelho= etiquetado como " +" ( seria o fio a ser ligado no positivo da bobina ou entao na chave de ignição)
    Acredito que esta configuracao seja a correta.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #12
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Gente.. eu de novo e desta vez para dar um relato da minha instalação.
    Fiz do jeito que mencionei:

    Fio branco = etiquetado como LUZ, na luz do velocimetro.
    Fio verde = etiquetado como BOBINA liguei no negativo da bobina
    Fio preto = etiquetado como " - ", o TERRA que liguei na carcaça do carro
    Fio vermelho= etiquetado como " +" que liguei na chave de ignição.

    Pois bem, liguei a viatura e na LENTA o contagiro marca 400 RPMs
    Pelo q lembro, o motor opala 6cc tem a lenta em torno de 800 RPM, segundo o manual de 1992 q baixei de um site (opala.com)!

    Retirei o TERRA da carcaça e liguei no NEGATIVO DA BATERIA, resultado: na LENTA tá em torno de 600 a 650 RPM.


    Será q para esse meu motor é esse mesmo o giro?? o motor é de 1990. Penso q nao mudou muito em relacao ao modelo 1992.. entao PQ A DIFERENCA?? PQ nao marca os 800 RPM lá??

    Se alguem puder dar uma dica ou dizer que é isso mesmo. agradeço!!!
    Sds,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade