Postado originalmente por
Marcos ET
PessoALL, velha história, e toneladas de conversas sobre os intermináveis problemas com o motor de arranque do opala (seja 4 ou 6cil), resolvi abrir um novo tópico para discutir uma ideia que tive sobre como adaptar um outro motor de arranque neste velho motor, através de uma flange.
Sei que tem uma galera que indica a ótima opção de trocar capa-seca, volante e embreagem, tudo para usar o motor de arranque da C-10, mas para quem não está afim de trocar tudo isso, vou apresentar minha ideia, vejam:
O motor de arranque do Opala tem fixação no Bloco, com três parafusos que ficam na vertical, dois deles junto na frente e um preso ao bloco por uma peça em forma de "L", enquanto que a maioria dos arranques possui dois parafusos que ficam na horizontal.
Por conta disso, imaginei uma peça em forma de paralelepípedo, em alumínio, com dois furos de fixação vertical (para fixar a flange ao bloco do motor), e dois furos de fixação horizontal (para fixar o motor de arranque na flange).
A grosso modo, fiz um desenho (tosco) de como seria a peça, e gostaria de saber se algum amigo já fez algo parecido.
No momento, estou pensando em usar o motor de arranque do Chevrolet Corsa, mas já vi os do VW FOX, que parecem ter caixa de redução, e são bem mais fortes...
Para quem não se lembra, usamos o motor de arranque de um Corsa 1.0 para virar o Geórgia OHC do Jeep e ficou fantástico!
Grande abraço!