x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1

    Motor GM151 com outro motor de arranque.




    PessoALL, velha história, e toneladas de conversas sobre os intermináveis problemas com o motor de arranque do opala (seja 4 ou 6cil), resolvi abrir um novo tópico para discutir uma ideia que tive sobre como adaptar um outro motor de arranque neste velho motor, através de uma flange.

    Sei que tem uma galera que indica a ótima opção de trocar capa-seca, volante e embreagem, tudo para usar o motor de arranque da C-10, mas para quem não está afim de trocar tudo isso, vou apresentar minha ideia, vejam:

    O motor de arranque do Opala tem fixação no Bloco, com três parafusos que ficam na vertical, dois deles junto na frente e um preso ao bloco por uma peça em forma de "L", enquanto que a maioria dos arranques possui dois parafusos que ficam na horizontal.

    Por conta disso, imaginei uma peça em forma de paralelepípedo, em alumínio, com dois furos de fixação vertical (para fixar a flange ao bloco do motor), e dois furos de fixação horizontal (para fixar o motor de arranque na flange).

    A grosso modo, fiz um desenho (tosco) de como seria a peça, e gostaria de saber se algum amigo já fez algo parecido.

    No momento, estou pensando em usar o motor de arranque do Chevrolet Corsa, mas já vi os do VW FOX, que parecem ter caixa de redução, e são bem mais fortes...Motor GM151 com outro motor de arranque.-adapt-arranque.jpg

    Para quem não se lembra, usamos o motor de arranque de um Corsa 1.0 para virar o Geórgia OHC do Jeep e ficou fantástico!

    Grande abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Posts
    621
    Agradecimentos: 7
    Dae Marcos,

    Estive procurando uma solução para meu motor de partida, o meu não é dos melhores e já gastei muito arrumando ele e limpando...

    Em várias pesquisas encontrei esse, e tive oportunidade de ver ao vivo seu funcionamento...

    ::::: SDMOTORSPORTS :::::

    Só tem um detalhe, por falta de capricho, mesmo tendo acesso ao MP, não sei se ele da certo no motor opala com a capa seca original, pois dizem só dar certo na capa seca da c10, o que muda não sei... e o que vi ao vivo foi em um engesa que tem capa seca da c10....

    O que você acha, será que da certo no opala com capa seca original???
    Christian Ullmann
    Cj5 1972 - MWM 2.8 + 260F + RTR; Eixos HD; Suspensão Four link; Guincho Dandaro TX13; Pneus Texas 37"

  • #3
    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    O que você acha, será que da certo no opala com capa seca original???
    Kitiu, este link que vc me mostrou parece até um motor de arranque com um "paralelepípedo" com furos, igual a flange que eu pensei...

    Pela posição dos furos (na vertical), acho que cabe na capa seca do opala... estive olhando o motor de arranque da C.10 e ele também fica fixo com parafusos na horizontal, igual a maioria dos arranques...

    Veja a foto:

    Motor GM151 com outro motor de arranque.-fucinho-mancal-motor-arranque-gm-pick-up-a10c10-197684_mlb-o-232391100_7324.jpgMotor GM151 com outro motor de arranque.-motor-de-arranque-de-c10-revisado-funcionando_mlb-o-3057949877_082012.jpg

    O motor de Opala, original (que estamos cansados de segurar na mão, toda vez que temos que mandar arrumar), é assim:

    Motor GM151 com outro motor de arranque.-images.jpg

    ...então, este que você postou, parece ter os mesmos furos de fixação do opala original, bem diferentes da C.10:

    Motor GM151 com outro motor de arranque.-2168.jpg

    A minha idéia é confeccionar um focinho quadrado igual a este que você mostrou, porém com furação na lateral, para fixar o motor de arranque, que pode ser do Corsa ou do Fox... o que você acha?

    Grande abraço!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Posts
    743
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    PessoALL, velha história, e toneladas de conversas sobre os intermináveis problemas com o motor de arranque do opala (seja 4 ou 6cil), resolvi abrir um novo tópico para discutir uma ideia que tive sobre como adaptar um outro motor de arranque neste velho motor, através de uma flange.

    Sei que tem uma galera que indica a ótima opção de trocar capa-seca, volante e embreagem, tudo para usar o motor de arranque da C-10, mas para quem não está afim de trocar tudo isso, vou apresentar minha ideia, vejam:

    O motor de arranque do Opala tem fixação no Bloco, com três parafusos que ficam na vertical, dois deles junto na frente e um preso ao bloco por uma peça em forma de "L", enquanto que a maioria dos arranques possui dois parafusos que ficam na horizontal.

    Por conta disso, imaginei uma peça em forma de paralelepípedo, em alumínio, com dois furos de fixação vertical (para fixar a flange ao bloco do motor), e dois furos de fixação horizontal (para fixar o motor de arranque na flange).

    A grosso modo, fiz um desenho (tosco) de como seria a peça, e gostaria de saber se algum amigo já fez algo parecido.

    No momento, estou pensando em usar o motor de arranque do Chevrolet Corsa, mas já vi os do VW FOX, que parecem ter caixa de redução, e são bem mais fortes...Motor GM151 com outro motor de arranque.-adapt-arranque.jpg

    Para quem não se lembra, usamos o motor de arranque de um Corsa 1.0 para virar o Geórgia OHC do Jeep e ficou fantástico!

    Grande abraço!
    fala ai amigo;
    tambem tenho interese neste projeto,
    acompanhando o topico

  • #5
    ...entao, pessoALL, vamos fazer um esforço conjunto? Eu estou mesmo disposto a concluir este projeto, mas preciso da ajuda dos amigos que puderem tirar as medidas do focinho do motor de arranque original do opala... eu necessito das medidas entre os furos de fixação no bloco, o diametro do "circulo" do focinho (aquele circulo que fica em ressalto, na base do focinho do motor de arranque), e o tamanho do deslocamento da engrenagem do bendix para fora do focinho.

    Eu não tenho ferramentas de medição aqui comigo, e também não tenho um motor de arranque do opala para medir... se eu conseguir, já irei providenciando, mas se os amigos puderem ajudar, então a ideia é eu ter a medidas para fazer a flange, e depois colocar a peça pronta aqui no fórum para os amigos aposentarem de vez esta PORCARIA de motor de arranque...

    Dei uma melhorada no desenho, pra ficar mais fácil de entender:

    Motor GM151 com outro motor de arranque.-2168.jpg
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,720
    Agradecimento: 1
    Eu ja corri muito atras disso e ja tive exatamente essa mesma ideia, mas me deparei no seguinte problema: Achar um motor que arranque que projete a engrenagem o suficiente para passar pela flange e chegar lá na cremalheira. Alguem ja viu um arranque que projete a engrenagem tanto assim?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #7
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Sinceridade, acho que é reinventar a roda.
    Esse aqui é pnp e não é mais caro que os arranques original usados anunciados no ML

    Chevrolet Corvette 5 7L 350 V8 1992 1996 Starter | eBay

    Está na minha lista de (futuros) presentes pro jeep.

    []´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #8
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,720
    Agradecimento: 1
    Porra Fugger valorizei hein! hahaha
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #9
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Porra Fugger valorizei hein! hahaha
    Sou assim cara, mato a cobra e mosto o pau!!!

    []´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #10
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    ...Alguem ja viu um arranque que projete a engrenagem tanto assim?
    Dic3, eu também já pensei nisso, e minha conclusão foi tentar a montagem da flange de maneira que o motor de arranque fique para frente da flange, e não acoplado nos fundos dela... ou seja, se você olhasse para o motor de arranque no lugar, instalado, não veria os parafusos, pois estes estariam virados na direção do voltante do motor.

    Fugger, eu conheço este motor de arranque, ele é fantástico! ele é tao forte que dá até a impressão de que nem precisaríamos mais do motor de opala para andar de jeep, rodando apenas com este motor elétrico! kkk mas a solução que eu estou tentando aqui, é justamente para tornar acessível à maioria, uma saída relativamente rápida e fácil de se fazer... motor de Corsa nós encontramos aos montes nos FVs da vida... os de Corvette, até hoje, eu só vi um... e o dono teve que importar! se fosse tão fácil encontrar um arranque destes, sem ter que recorrer às importações, eu nem ficaria quebrando a cabeça...

    gde ´[]!

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Marcos

    Na ponta do lápis esse importado sai barato. São USD150 motor + frete.
    Imagine que pagará importo de 100%, são então US300. Convertido sairia na pior das hipóteses menos de Lt$700 por uma coisa que vc não vai se incomodar nunca mais.

    No ML os caras tão pedindo Lt$350 por um arranque de opala usado...

    []´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #12
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    47
    Posts
    1,720
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    Sou assim cara, mato a cobra e mosto o pau!!!

    []´s
    Sai pra la!!!!!
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. KIT 3.0 PARA MOTOR GM151
      Por LuizCabral no fórum Jeep Willys
      Respostas: 216
      Última resposta: 18/05/2018, 18:31
    2. Motor GM151 - Completo - Álcool - 1987
      Por ceveiga no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 21/01/2012, 01:17
    3. Motor: Bf161 Ou Gm151?
      Por RICARDO KAORU no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/02/2009, 09:41
    4. Respostas: 42
      Última resposta: 27/07/2006, 20:37
    5. Nível do motor GM151 no CJ
      Por Baretta no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 01/05/2005, 20:49

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade