x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Respiro do Motor

  • #1



    Giovani,

    Meu mecânico sugeriu utilizar uma válvula na mangueira do respiro do motor, ela não permitiria a entrada de água, etc, apenas a saída dos gases (oops...)
    Ele me desaconselhou completamente a conectar o respiro do motor ao snorkel, como seria o normal, será pelo motivo de no meu caso tratar-se de um motor diesel ???

    []'s na dúvida...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #2
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Meu mecânico sugeriu utilizar uma válvula na mangueira do respiro do motor, ela não permitiria a entrada de água, etc, apenas a saída dos gases (oops...)
    Ele me desaconselhou completamente a conectar o respiro do motor ao snorkel, como seria o normal, será pelo motivo de no meu caso tratar-se de um motor diesel ???
    Grande Eduardo!!!

    Porque motivo, razão, causa ou conseqüência não ligar no filtro??? Em alguns modelos, como o da Kombi (diesel), D-20, F-1000 e outros, inclusive o OHC 2.3 original dos últimos jeep's, à gasolina, têm no próprio filtro o tubo para conectá-lo, e assim saíram da fábrica!
    Válvulas costumam ser ineficazes. Se fossem boas, vc poderia deixá-las lá no eixo, como é o original...
    []'s

  • #3
    Grande Giovani,

    Conversei com meu mecânico novamente e ele diz que o motivo maior é em virtude da turbina, pois poderá aspirar óleo junto... é possível ???

    Concordo que a válvula dos diferenciais e câmbio são ineficazes, mas a que testamos para o respiro do motor, parece-me funcionar bem, fizemos um teste com ela numa das pontas de uma mangueira de jardim e abrimos a água, não passa uma gota...
    Então, num caso em que o motor apague e o respiro esteja dentro d'água, funcionaria, correto ?

    Agora tenho mais uma dúvida em relação ao uso desta válvula, digamos que esteja dentro d'água e a pressão desta seja maior que a saída dos gases e fechasse a válvula, poderia causar algum problema ao motor, funcionando sem expelir estes gases ou viajei na maionese e a pressão da água nunca será superior à dos gases...

    []'s sem uma conclusão ainda...

    À propósito, acho que desviamos o assunto deste tópico, poderíamos criar um tópico como "Respiro do Motor" e transferir as mensagens pra lá, que acha ?
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #4
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    À propósito, acho que desviamos o assunto deste tópico, poderíamos criar um tópico como "Respiro do Motor" e transferir as mensagens pra lá, que acha ?
    Grande Eduardo!!!

    Já estamos nele!!!

    Conversei com meu mecânico novamente e ele diz que o motivo maior é em virtude da turbina, pois poderá aspirar óleo junto... é possível ???
    Não aspira óleo... Vai aspirar o vapor do óleo, que normalmente sai pelo suspiro. Para aspirar óleo, só se estivesse ligado lá no cárter... Até vou ver num motor de Ranger com é, depois posto aqui.

    Concordo que a válvula dos diferenciais e câmbio são ineficazes, mas a que testamos para o respiro do motor, parece-me funcionar bem, fizemos um teste com ela numa das pontas de uma mangueira de jardim e abrimos a água, não passa uma gota...
    Então, num caso em que o motor apague e o respiro esteja dentro d'água, funcionaria, correto ?
    Varia... Veja bem, se vc tem uma pressão interna, que força a abertura da válvula, e vc se encontra na água, ela vai começar a pular. Hora saem os gases, hora entra água... Difícilmente vc estará com sua viatura (à menos que seja louco ), numa profundidade de 2 metros, para ter pressão externa suficiente para segurar os gases...

    Agora tenho mais uma dúvida em relação ao uso desta válvula, digamos que esteja dentro d'água e a pressão desta seja maior que a saída dos gases e fechasse a válvula, poderia causar algum problema ao motor, funcionando sem expelir estes gases ou viajei na maionese e a pressão da água nunca será superior à dos gases...
    Opa! Respondi na anteriror... Mas quanto ao problema do motor, tem sim. A pressão interna vai forçar todas as juntas do motor, estourando na mais fraca...
    Concluindo... Se vc encanar todos os supiros, até a parte mais alta do cofre do motor, próximo ao capô e ali puser as válvulas, creio vc nunca terá problemas com a água. À menos que o Titanic afunde até o teto!
    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    44
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0

    Ressucitando o tópico

    Yo.

    Meu jipinho, ford 1980, ohc original, bem ainda tá bem original(por enquanto). Estou ajustando as coisas nele, afinal ficou quase 10 anos parado! Agora vou trocar retentor, juntas, rolamentos. Mas apareceu algo que tava dando um problema chato nele!

    Eu não sei, poucos tb souberam me informar, acredito que chutaram a informação:
    - O respiro deste motor, é onde coloca o óleo lurificante? Acho estranho pq a maioria dos demais veículos ali fica uma tampa que veda bem!
    - Ali havia uma mangueira de borracha que ia para o filtro de ar e com um T direto pro carburador, resultando em um carburador cheio de óleo! Eu retirei, o filtro e coloquei um filtro de ar de carro esportivo, isto é me convenceram a comprar, e joguei uma mangueira virada para o chão, mas agora to preocupado com a possível entrada de água! Por acaso o respiro não fica em outro lugar não?

    Mas o veículo está bem melhor agora(do que com um 'T' e o filtro original que por sinal era novo, mas ficou cheio de óleo), a não ser pelo fato que perdeu-se o parafuso da admissão e o carro só anda acelerado!

    Falta resolver estes pequenos problemas deixado pelo dono anterior pra fazer a transferencia já que aqui a vistoria é bem rigorosa, porém estes veículos quando estão sem vazamentos de óleo passam sem muita inspeção!

    Obrigado!

    []s
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

  • #6
    Citação Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Yo.

    Meu jipinho, ford 1980, ohc original, bem ainda tá bem original(por enquanto). Estou ajustando as coisas nele, afinal ficou quase 10 anos parado! Agora vou trocar retentor, juntas, rolamentos. Mas apareceu algo que tava dando um problema chato nele!

    Eu não sei, poucos tb souberam me informar, acredito que chutaram a informação:
    - O respiro deste motor, é onde coloca o óleo lurificante? Acho estranho pq a maioria dos demais veículos ali fica uma tampa que veda bem!
    - Ali havia uma mangueira de borracha que ia para o filtro de ar e com um T direto pro carburador, resultando em um carburador cheio de óleo! Eu retirei, o filtro e coloquei um filtro de ar de carro esportivo, isto é me convenceram a comprar, e joguei uma mangueira virada para o chão, mas agora to preocupado com a possível entrada de água! Por acaso o respiro não fica em outro lugar não?

    Mas o veículo está bem melhor agora(do que com um 'T' e o filtro original que por sinal era novo, mas ficou cheio de óleo), a não ser pelo fato que perdeu-se o parafuso da admissão e o carro só anda acelerado!

    Falta resolver estes pequenos problemas deixado pelo dono anterior pra fazer a transferencia já que aqui a vistoria é bem rigorosa, porém estes veículos quando estão sem vazamentos de óleo passam sem muita inspeção!

    Obrigado!

    []s
    Amigo, os demais motores tem uma tampa para vedar a entrada de óleo e uma mangueira que sai da tampa do comando e vai para a mangueira entre o carburador ou TBI, e o filtro.
    Vc pode soldar um tubo na tampa das válvulas e jogar os gases para a mangueira de entrada do carburador, ou então adaptar no próprio tampão do óleo este tubinho.
    Verifique também, se não existe algum outro respiro abaixo do motor, pois no BF temos uma saída abaixo do coletor de escapamento.
    SDS

  • #7
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
    Entrada
    02/03/2011
    Local
    Rio das Ostras/ Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    187
    Agradecimentos: 0
    Fala rapaziada!
    Em meu carro estou com uma dúvida. Está vazando óleo pela vareta desde a última troca. Somente quando o motor está quente. E quando o tempo fica frio aparece um espuma fina branca na boca da vareta do óleo após dar uma rodada.
    Pensei em ser alguma coisa do suspiro do motor não está aliviando as pressões.
    Então estou observando que na tampa do motor em cima é de plástico rígido com uma tampa menor no centro em cima, que fica rosqueada em uma espécie de trava para abrir. Não e de borracha como vejo nas fotos de outros carros aqui. Também observo saindo da tampa de borracha uma mangueira que se liga ao filtro de ar nos outros carros e no meu não há nada.
    Procurei e descobri uma mangueira que sai debaixo do motor ao lado direito do distribuidor vai até uma válvula ou filtro que também recebe outra que sai debaixo do coletor de admissão, saindo em um único tubo que se liga ao filtro de ar pela lateral antes da saída da mufla de borracha que vai para o carburador. Se parece com a válvula corta fogo do corcel 68 - 72.
    Por volta desta válvula ou filtro, fica melado de óleo. Seria a válvula corta fogo?
    Meu carro é 1981.
    Se puderem de orientar seria bom! Não sei se este esquema é o original ou foi modificado pelo antigo dono.
    E se este seria o motivo da saída de óleo pela vareta, que está marcando no máximo.
    óleo 20W50.
    Abraços.
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

  • #8
    Usuário Avatar de NMiller
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Rio de Janeiro e Volta Redonda/RJ
    Idade
    42
    Posts
    211
    Agradecimento: 1
    Olá Mario,
    Será que está passando água para o óleo? Já ouvi dizer que espuma no óleo e é sinal da presença de água.
    Quando o motor do meu CJ 6cc queimou a junta de cabeçote fizemos a troca da junta e ficou passando água p/ óleo. Após a troca da junta o motor funcionava normal, mas logo que começou a misturar água no óleo o aspecto da boca da vareta, do respiro do óleo (onde bota o óleo) e o prórpio óleo ficava com espuma e o volume de óleo aumentou muito . Se tiver passando água pode ser a explicação para o vazamento gerado com adição do volume de água....
    Boa sorte!

  • #9
    Usuário Avatar de LeGauer
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Xanxerê/SC
    Idade
    54
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves Ver Post
    Meu mecânico sugeriu utilizar uma válvula na mangueira do respiro do motor, ela não permitiria a entrada de água, etc, apenas a saída dos gases (oops...)
    Ele me desaconselhou completamente a conectar o respiro do motor ao snorkel, como seria o normal, será pelo motivo de no meu caso tratar-se de um motor diesel ???
    Olá Eduardo,

    Você pode sim ligar o respiro do motor na admissão de ar do motor, mas, se o seu motor é turbinado, essa ligação tem que ser feita antes da turbina.
    O único problema que pode ocorrer, no caso do seu motor estar jogando óleo pelo respiro, é de sujar a turbina e o carburador com óleo... nesse caso, o melhor seria resolver o problema de estar jogando óleo pelo respiro antes de fazer a ligação.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4347
      Última resposta: 27/06/2024, 12:00
    2. Ofício Detran para troca de Motor - Agora corrigido
      Por gucaratti no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 89
      Última resposta: 21/11/2016, 17:45
    3. Motor S4T - respiro do motor pingando óleo
      Por rub no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 2
      Última resposta: 07/09/2008, 18:35
    4. Carros Injetados - Potência Real (ABNT)
      Por dero no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 18/06/2008, 12:45
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade