x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

Antiga polemica: motor opala 6cc

Meu carro esta equipado atualmente com o motor do opala 6cc (já comprei com esse motor a aproximadamente 3 meses), cambio C10 (5 marchas) e a reduzida do jeep. Tenho visto várias vezes nesse forum o interesse de alguns em adquirir esse motor, pois parece ser um motor muito forte. Já aqui em Fortaleza todos me recomendam trocar esse motor e colocar um motor AP, condenam com muita ênfase essa motorização, pois tem um alto consumo, esquenta, força as transmissões e etc. Não estou tentando iniciar velhas polemicas. Na verdade estou precisando "ouvir" o testemunho de quem tem esse motor, para saber se vale continuar com ele ou não. Se vale... quais as dicas, pois nesses três meses tive vários problemas e quase desisti de ser jipeiro, os poucos bons momentos offroad é que me fazem teimar com essa idéia.

Anexo a foto da máquina do carro para apreciação.

Agradeço aos colegas que puderem dar seu "testemunho".
    Wladimir Capelo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Antiga polemica: motor opala 6cc-pedro03_278.jpg  

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Tanto o Motor GM quanto o AP são excelentes motores. Que problemas você teve?
    Desistir de ser jipeiro? É ruim hein? Depois que o bicho morde você não fica sem.
    Eu não trocaria de motor não.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Wladimir,

O motor pode ser bom ou não, dependendo do uso que você vai fazer do seu jeep ou do rendimento que você espera dele. Eu se tivesse um 4.1 no meu jeep não trocaria, a menos que consumo fosse um ítem fundamental ou se o motor estivesse muito ruim. Tanto o GM como o AP tem seu lado beom mas também tem seu lado ruim, depende do que você quer.

[]´s

Re: Antiga polemica: motor opala 6cc

Citação Postado originalmente por wladimircapelo
    , pois nesses três meses tive vários problemas e quase desisti de ser jipeiro, os poucos bons momentos offroad é que me fazem teimar com essa idéia.

Agradeço aos colegas que puderem dar seu "testemunho".
    Wladimir Capelo
    Que problemas teve? foi no jeep?

Wladimir, esse motor é de manutenção barata, tem pças em tudo que é canto, O Ap é um excelente motor, mas trabalham de forma bem diferente, um AP vc tem força em alta rotação, e o GM em Baixa, o Gm é mais pesado, então vc tem que ver qual o uso do Jeep para definir, qual motor usar, como já está com o 6cc Gm, só mexa se for necessário.

Vou listar aqui alguns problemas que tive durante esses três meses. Claro que muitos deles por inexperiencia em relação a utilização de um veículo 4x4, pois é a primeira vez que tenho um.

Logo no início eu arrebentei as cruzetas da transmissão dianteira por andar no asfalto com a tração ligada, pois o mecanico havia mexido na alavanca e eu não tinha percebido. No mesmo final de semana em uma trilha de serra, após empacar em uma subida, arrebentei outra cruzeta ao dar potencia no motor estando com a primeira marcha acionada. Não imaginava que soltando o pé da embreagem de uma vez eu conseguiria tal feito (pé de chumbo). Ultimamente tenho sofrido muito com o problema de aquecimento, e já tenho consciência que tenho que trocar meu radiador e começo a cogitar a possibilidade de instalar uma ventoinha elétrica. Para completar, alguns me alertaram que eu não deveria utilizar a reduzida sob pena de "moer" a mesma, fato que já foi, de certa maneira, desmintido aqui no fórum,. Como a minha experiência em relação ao torque desse motor foi assustadora, eu nunca tive coragem de utilizar a referida reduzida, que, por sinal, só me traz desgosto dado a quantidade de óleo que vaza. Essa samana vou levar ao meu mecânico, que já começo a duvidar da competência, pois recentemente tenho ouvido vários "estalos", como que engrenagens folgadas, e que na minha interpretação é na própria reduzida (QUE NUNCA USEI).

Vejam, na verdade eu nem posso nem tenho a intenção de trocar esse motor, pelo menos nesse momeno, pois acho que é um motor confiável, mas ainda não consegui me sentir confortável com essa perspectiva de que eventualmente eu possa arrebentar transmissões e reduzida por um descuido em um momento de aperto na trilha.

Sou um persistente e acho que aqui no Ceará ainda vou curtir muito o meu veículo. E a força que vocês podem me dar é exatamente apresentando as vantagens e os cuidados que devo tomar. Mais uma vez agradeço.

Wladimir

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Wladmir

O maior problema deste motor é, ao mesmo tempo,sua maior virtude, o torque.

Acho que o problema é outro, pé muuuuito pesado.Se vc aprender a usar o motor na dose certa é um excelente motor.

Usei um desses por 5 anos e foi só alegria.

Agora se for pra acelerar e soltar a embreagem, só com o BF mesmo

[]´s usando um 4.1 m.p.f.i. agora

Usuário Avatar de wilson ghetti
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Agradecimento: 1
    Boa noite Wladimir,

Vou expressar minha opinião, usei meu cj5 por anos com o motor original, aí ele abriu o bico(trilhas pesadas)coloquei um opala 4 cilindros, e fiz mais de 10.000 Kms.(de trilhas pesadas) até ele abrir o bico tbem, coloquei um novo 4 cilindros e ele está comigo até hoje(mais de 14.000 Kms. de trilhas), mas com minha experiencia meu próximo motor será um 6 cilindros, porque eu utilizo pneus 3K, e percebo que falta motor nas trilhas(mesmo com red.), então meu amigo curta esse motorzão que vc tem ....um abraço....

Wladimir,

Complementando o que todos disseram, seu problema não é o motor, aprender a usar vai ser a melhor receita. Antes da próxima trilha tente revisar todo o conjunto mecânico câmbio, redução, diferenciais, cardãns etc... de cara pode ficar meio $$$$algado, mas depois disso vc vai ter jipe pra rodar por um bom tempo.

Tenho um desse motor no meu engesa e estamos adaptando em um CJ igual ao seu e só troco por um 4.3 V6 c/ câmbio automático !!!!

[]'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

Logo no início eu arrebentei as cruzetas da transmissão dianteira por andar no asfalto com a tração ligada, pois o mecanico havia mexido na alavanca e eu não tinha percebido.
    Isso é uma coisa que só com experiencia vai aprender.

No mesmo final de semana em uma trilha de serra, após empacar em uma subida, arrebentei outra cruzeta ao dar potencia no motor estando com a primeira marcha acionada. Não imaginava que soltando o pé da embreagem de uma vez eu conseguiria tal feito (pé de chumbo).
    Para que vc pois velocidade/potencia, em trilha tem que tentar passar o mais devagar possivel sem parar no caminho, por isso vc vai com o redusido ligado, o motor está com torque, mas o Jipe não está com velocidade, vc terá muita força para passar e controle do que fará. Se for passar por algum obstaculo correndo com certeza quuebrará algo.

Ultimamente tenho sofrido muito com o problema de aquecimento, e já tenho consciência que tenho que trocar meu radiador e começo a cogitar a possibilidade de instalar uma ventoinha elétrica.
    Eu tb sofri, fui a uma oficina especializad em radiador, que montou um original de Jipe só que deitado e instalou cebolão e ventuinha eletrica ficou ótimo.

Essa samana vou levar ao meu mecânico, que já começo a duvidar da competência.
    Mecanico é sempre uma incognita, por isso é bom sempre consultar outros antes de fazer, muit vezes ele só querem enrolar e levar grana.

, pois recentemente tenho ouvido vários "estalos", como que
    engrenagens folgadas, e que na minha interpretação é na própria reduzida (QUE NUNCA USEI).
    Qual cambio está usando, parece que ele foi pro saco.

Vejam, na verdade eu nem posso nem tenho a intenção de trocar esse motor, pelo menos nesse momeno, pois acho que é um motor confiável, mas ainda não consegui me sentir confortável com essa perspectiva de que eventualmente eu possa arrebentar transmissões e reduzida por um descuido em um momento de aperto na trilha.
    Se sou ber dosar o pé não quebrará nada, tome cuidado, o Jeep sobe até parede mas com jeito não com velocidade.

Sou um persistente e acho que aqui no Ceará ainda vou curtir muito o meu veículo. E a força que vocês podem me dar é exatamente apresentando as vantagens e os cuidados que devo tomar. Mais uma vez agradeço.

Wladimir
    Vc está no PARAISO, ai tem muitos lugares bonitos para conhecer, e com certeza o Jipe te levará a lugares que outros 4x2 não levam.

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Wladimir:
    Eu sou apaixonado por esse motor GM 6cc, gosto pelo torque, da concepção da mecanica e manutenção. O ruim seria o consumo, mas outros motores ( falo de BF-161 e Ford OHC 4cc) nao podem ser considerados economicos, pois nao sao. Ja tive os dois e o melhor foi o OHC com media de 5 km/l - cidade.

Ainda por cima está com uma caixa de 5 marchas!!
    E qto a reduzida é dificil ver um jeep que nao vaza... É melhor ir acostumando e avisando a patroa.

E o jeep tá muito bonito!!!!
    Parabens!!!
    HILUX CD JAPA 1995

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Opa! Minha reduzida foi revisada a seis meses e não vaza nada... só tem aquele barulho normal dela quando se está em alta velocidade... quer dizer... uns 70km/h...

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    wladimircapelo, Eu acho que você tem dois problemas:

Pé pesado
    Você não confia no seu mecânico

Resolvendo esses dois problemas é só alegria...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem