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Tópico: snorkel

  • #49
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    Re: Snorkel!




    Citação Postado originalmente por Giovani
    Eu já fiz esse tipo de ligação, reduzindo o diâmetro. Ele simplesmente botava pressão até saltar a mangueira fora, ou então forçava a saída de óleo por tudo, inclusive pela vareta!
    Ae Giovani!!!

    Que estranho estar "botando pressão"...seu motor não está perdendo compressão demais nos cilindros??? Digo isso pois quando comprei o jipe, ele veio com aquele tubo do respiro lateral fechado, e andei com ele assim por uns dois anos, e nunca ocorreu isso! Hoje, tenho este respiro lateral ligado com uma mangueirinha dessas de 1/2" no filtro, e como antes, sem botar pressão.
    Eu olhei agora a foto que tu enviaste dos respiros no seu jipe. Vi que vc tbm ligou no filtro a tampa de balancins. Nesse caso, é imprescindível que vc use no respiro lateral uma mangueira do mesmo diâmetro do tubo. Caso contrário, o ar irá sair pela tampa de balancins, e não entrar, como é previsto no projeto original! Inclusive, esta mangueira na tampa dos balancins (ligado nesta forma, no filtro) deve ter diâmetro menor que a do respiro lateral, garantindo assim a circulação original do respiro dentro do motor!
    Isso escrito acima vale para os duas mangueiras ligadas na mesma posição em relação ao filtro. Agora, se uma liga entes e outra depois, aí é outra história... :P :P :P

    []'s
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  • #50
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Eu olhei agora a foto que tu enviaste dos respiros no seu jipe. Vi que vc tbm ligou no filtro a tampa de balancins. Nesse caso, é imprescindível que vc use no respiro lateral uma mangueira do mesmo diâmetro do tubo. Caso contrário, o ar irá sair pela tampa de balancins, e não entrar, como é previsto no projeto original! Inclusive, esta mangueira na tampa dos balancins (ligado nesta forma, no filtro) deve ter diâmetro menor que a do respiro lateral, garantindo assim a circulação original do respiro dentro do motor!
    Grande Mauro!

    Esse motor é do Maverick 6cil, o 3000. Não tem o suspiro lateral, apenas 2 na tampa, um deles não aparece na foto, está atrás do carburador, esse tem 1/2". Quando reduzi esse da dianteira, para 1/2", ele soprava tanto que soltava a mangueira! Por isso pus essa maior.
    Agora, quanto à circulação de ar no motor, se fosse dessa forma, todos deveriam ter aquele suspiro lateral... Confesso que boiei nessa, tendo os dois em cima, não funciona da mesma forma??

  • #51
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Agora, quanto à circulação de ar no motor, se fosse dessa forma, todos deveriam ter aquele suspiro lateral... Confesso que boiei nessa, tendo os dois em cima, não funciona da mesma forma??
    Ae Giovani !!!!

    Eu achava que era o BF-161...

    Bom, é verdade, o 3000 não tem o suspiro lateral....eu não sei como funciona o sistema de respiro do 3000 Giovani, não sabes se há alguma divisão interna da tampa dos balancins deste motor??? Como é ligado originalmente essas mangueiras no Maverick???

    Todo o caso, não sei se irá te ajudar -mas com certeza a muitos irá- coloquei nos Downloads do forum um arquivo "Respiro do Carter" , que eu escaneei de um livro de mecânica que possuo. Vale a pena ler o arquivo. Apartir dele poderemos imaginar como é o respiro desse motor 3000.

    Bom, no caso dos BF-161, é fácil: o ar entra pela tampa do óleo (que inclusive tem um filtrinho original), circula e depois sai pelo tubo lateral (que é inclinado para trás).

    No meu BF-161, apenas liguei o tubo lateral ao filtro, através de uma mangueira. A tampa do óleo eu deixei como é original. Como na tampa do óleo há a pressão atmosférica, e no tubo lateral uma pressão menor que esta, o ar acaba que entrando pela tampa e saindo pelo tubo, como é previsto originalmente. :P
    Agora, se quisermos ligar a tampa e o tubo lateral no "snorkel", devemos fazer de modo que o ar sempre entre pela tampa e saia pelo tubo.

    Isso acima vale para o motor BF-161, quanto ao 3000, não sei! Giovani, é com vc! :P

    []'s respirando
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  • #52
    Iiixii... agora danou-se tudo! heheheheeehehe
    E no 4.1MPFI ? Tem essas frescuriti tbm!?

    []´s

  • #53
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Giovani, não sabes se há alguma divisão interna da tampa dos balancins deste motor??? Como é ligado originalmente essas mangueiras no Maverick???
    Grande Mauro!

    Tem sim! Tem uma latinha que divide a tampa ao meio, com um encaixe para o eixo dos balancins. No original, ele tem a tampa com o filtrinho na frente e no suspiro de 1/2", ele é conectado no filtro de ar.
    Considerando isso, creio que a ligação do suspiro dianteiro possa, de fato, estar errada... Vou fazer alguns testes, e ver no que dá!
    Valeu!
    []'s

  • #54
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Tem sim! Tem uma latinha que divide a tampa ao meio, com um encaixe para o eixo dos balancins. No original, ele tem a tampa com o filtrinho na frente e no suspiro de 1/2", ele é conectado no filtro de ar.
    Ae Giovani !!!!

    Só estou podendo responder agora pois estava em viagem...e retornei hoje...

    Com essa divisão na tampa, acho que podemos considerar (nesse motor 3000) que o ar entra pelo tubo maior, passa por parte dos balancins, passa pelos tuchos laterais, vai para a parte que sobrou dos balancins e entra para o carburador!

    Para a ventilação no carter, provavelmente o ar entre tbm pelo tubo da vareta de óleo. Com esta afirmação, não devemos vedar este tubo da vareta, tanto nos BF como nos 3000. Eu havia dito em uma outra mensagem que deveríamos vedá-la, mas depois desse nosso "estudo", digo que devemos conectar uma mangueirinha nela e suspendê-la, permitindo assim, o fluxo de ar por ali!

    Bom Giovani e all, acho que até agora é isso! Idéias, sujestoes, rEtificações e etc....o fórum é pra isso

    []'s ventilados
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  • #55
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Para a ventilação no carter, provavelmente o ar entre tbm pelo tubo da vareta de óleo. Com esta afirmação, não devemos vedar este tubo da vareta, tanto nos BF como nos 3000.
    Grande Mauro!

    Ali também, é?? Daqui uns dias vou poder me dedicar um pouco mais ao meu CJ, aí vou fazer essas alterações... Primeiro tenho que terminar o "T-Rex" do meu Brother, que já era para o carnaval...

  • #56
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Ali também, é??
    Aee Giovani !!!

    Não tenho certeza, pois não sei se a tampa dos balancins tem outra maneira de se conectar com o carter SEM antes passar pelos tuchos laterais...se realmente não tem, deve ser isso mesmo (da vareta)! :P

    O negócio é a gente peguntar para os projetistas destes motores....aí vai ser difícil

    Giovani, se souber de algo, avise!!

    []'s ventilados
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  • #57

    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Grande Mauro!

    Ali também, é?? Daqui uns dias vou poder me dedicar um pouco mais ao meu CJ, aí vou fazer essas alterações... Primeiro tenho que terminar o "T-Rex" do meu Brother, que já era para o carnaval...
    Então aki vai uma dúvida construtiva, relacionada ao jeep do seu brother..
    Como funciona o esquema de ventilação do motor 4.1MPFI dele?(que por um leeeve acaso eu tenho 1 igual )

    []´s

  • #58
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Re: Snorkel!

    Citação Postado originalmente por walter.andreis
    Como funciona o esquema de ventilação do motor 4.1MPFI dele?(que por um leeeve acaso eu tenho 1 igual )
    Grande Walter!!

    Sei lá, meu!!! Nem parei pra pensar num troço desses...
    Só vou ligar o radiador e ventoinha. No mais o "mexânico" dele, lá de Bento, é que vai meter a mão! Nem vou fazer funcionar o motor aqui...
    Mas olhando pro motor, só existe um suspiro na tampa, em cima, bem na frente. Ligue esse no filtro de ar e esqueça! Os outros estão todos devidamente "canalizados"...

  • #59
    heheheheheehhehe....
    Valew Féra...
    Entendido, compreendido, e executado daki uns dia.. ;D
    Se eu achar mais algum buraco lah eu te aviso, pra mexer no do seu brother também....

    []´s

  • #60
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    Snorkel: Qual é a dificuldade????

    Seguindo a orientação do meu mecânico (que trabalha com mecância leve e pesada em empresa mineradora), eu comprei mangueiras emborrachadas (em loja de mangueiras especiais), e espigões com rosca da mesma medida que os respiros da caixa de câmbio e diferenciais, aí substituí os respiros originais pelos espigões e conectei as mangueiras (cada uma de forma independente). O terminal das mangueiras é muito simples, é só elevar a ponta da mangueira até a altura desejada e curvá-la, amarrando-a com arame mesmo, feito um cabo de guarda-chuva ou "j" invertido, que, de preferência, deverá ser fixado em local onde houver pouco barro, para não expor a ponta da mangueira (Aliás, é bom fazer isso depois que o carro estiver sujo, para achar um bom local de fixação do "terminal".

    Pronto, por R$ 30,00 fiz o snorkel dos diferenciais e caixa de câmbio.

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