Postado originalmente por
Sérgio Provisano
Caro Milton
Eu pessoalmente prefiro escrever as palavras, como elas são grafadas. Uma ou outra abreviação como vc (você) ou tbm (também) eu até às vezes utilizo, mas muito raramente, só em conversas pessoais na internet, mas volto a repetir, muito raramente. O que eu percebo bem nos dias de hoje é que as pessoas de um modo geral, têm preguiça de ler e conseqüentemente de escrever certo, de grafar certo as palavras, por exemplo NÃO X NAUM, continuam sendo quatro símbolos; "n", "a", "o" e "~", com apenas uma dificuldade que é o uso da tecla shift para inserir o til no seu devido lugar. É claro que para (seria mais prático digitar pra) digitar NAUM acaba sendo mais rápido, mas no final de um texto ganhamos o quê, 10, 20, 30 segundos a mais? Não é nenhum ganho significativo em troca da leitura correta da palavra, o ganho é apenas na digitação e não na compreensão exata da palavra, afinal de contas, naum não é não, naum é naum e não está grafado nos dicionários sérios como o Aurélio por exemplo, mas como nossa língua é dinâmica e viva, logo tudo isso pode vir a ser incorporado e virar regra um dia, até lá, permaço com minha postura como posso dizer de dinossauro e escrever conforme as regras gramaticais, para ser compreendido sem dúvida do que eu tentei dizer. Tudo isso foi só para dizer que o manual não pretende ser nenhum exemplo de seriedade, pelo menos no meu entender, o Rafaband ao postá-lo, com certeza tentou alegrar um pouco as nossas vidas que, em muitos momentos, precisa de ares de alegria e descontração. Quero agradecer e parabenizá-lo também pela síntese precisa do telégrafo aos dias atuais e concordo com sua observação do quanto é ridículo substituir palavras por emoticons e falar da forma tatibitate que a Xuxa fala. No mais, contrariando a minha previsão sacana inicial de que, o tópico teria uma audiência fantástica de duas pessoas apenas, (eu e o Rafaband), vejo que ele já é sucesso, uma vez que além de mim e do Rafaband estamos agora na companhia luxuosa sua, do Beto Lacerda e do xará Sérgio Rocha, somos cinco! Um forte abraço.