Postado originalmente por
Pikachu
É simples assim, mas não é tão simples assim... rs
Você está corretíssimo ao dizer que a forma de calcular a posição é a mesma em qualquer aparelho. MAS... A diferença da antena receptora de cada aparelho já dá uma diferença absurda. Senão essas "porcariazinhas" de GPS de celulares seriam excelentes... Mas servem prá quebrar o galho... rs Podem xingar à vontade; eu tenho GPS no celular e não tem comparação com um Outdoor, por exemplo. Na cidade quase não se percebe o erro porque o software tem um "lock on road", que faz com que ele sempre te coloque dentro de uma rua, estando você ali ou não. Mas, saindo das ruas, a diferença não é pequena.
Olhe o exemplo abaixo: a trilha em VERMELHO for feita com um GPS do iPhone. A trilha AMARELA, com o meu GPS 62S (Outdoor). Olha a diferença de precisão. No mapa, olhando agora, nem parece muito. Mas vai prá dentro do carro e vai numa bifurcação, por exemplo. É bastante diferença...
Falando dos mapas de rua, você está certo quando diz que eles mudam pelo aparecimento de novas ruas/rodovias/etc. Mas os GPSs não se resumem a isso. Os GPS antigos nem aceitavam atualização de mapas. Hoje a maioria aceita. Mas existe os "CUSTOM MAPS", que hoje facilitam MUITO a vida dos off-roaders. Ele quem permite que eu veja a trilha no GPS como na foto acima.
Sem os Custom Maps, eu veria a trilha assim no meu GPS:
E não são todos os GPS que possuem esta fucionalidade. Os normais de carro, nem pensar. Outra diferença "bruta".
Agora, falando em direção:
Isso acontece EM ALGUNS APARELHOS porque a forma de calcular a posição de para onde você está virado é feita quando você se move. Mas alguns aparelhos não são assim. O 62S (Outdoor), por exemplo, tem uma bússola interna de 3 eixos que faz o cálculo de para onde você está virado, sem precisar que você se mova. E sem precisar deixar o aparelho exatamente na horizontal, como nos aparelhos que tem bússola de 2 eixos. Ou seja, mesmo dentre os que tem bússola, ainda há diferenças grandes. Imagine entre os que não tem.
É por isso que eu disse que é simples assim, mas não é tão simples assim... rs
Modelo de aparelho faz MUUUUITA diferença. cabe a cada um saber se a diferença é importante para você ou não. Eu, PARTICULARMENTE, nunca mais uso um GPS que não aceite Custom Maps. Só se for o do celular prá "salvar" o passeio.... rsrsrs
Abração,